A maioria das pessoas foi impactada pelos avanços tecnológicos. Então, confira o que é transformação digital e 15 impactos causados por ela.

Transformação Digital: 15 mudanças no trabalho e relacionamento

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

É possível afirmar que a maioria das pessoas foi impactada pelos avanços tecnológicos. Para nós vivermos sem tecnologia é difícil, já que ela influencia até em nossos hábitos. Para explicar esse fenômeno, hoje entenderemos o que é transformação digital e 15 impactos causados por ela.

O que é transformação digital?

Segundo especialistas, transformação digital é o processo de mudança comportamental influenciado pela tecnologia. Ou seja, é quando as pessoas mudam a sua mentalidade incorporando tecnologias nas suas atividades cotidianas.

Dessa forma, os gestores de uma empresa transformam a cultura da organização em relação aos serviços que oferecem. Tudo porque eles querem que a produção e comércio se encaixem nas mudanças do mercado. Para tanto,  precisam do apoio dos seus colaboradores.

Os gestores usam essa lógica por causa das mudanças rápidas que acontecem no mundo. Mesmo que nós não percebamos de início, o mercado está se adequando ao que precisamos. Portanto, eles precisam da tecnologia, sendo mais ágeis e flexíveis para dar respostas instantâneas aos consumidores.

O que motivou a transformação digital?

É possível afirmar que a sociedade e o contexto comercial influenciaram o surgimento da transformação digital nos relacionamentos. Você, com certeza, percebeu que tudo está mais complexo que antes. Por isso, as pessoas necessitam de ferramentas capazes de equilibrar essas transformações.

Nós vivemos em um contexto social de incerteza, rapidez e ambiguidade. DEsse modo, percebemos como a tecnologia avança, à medida que o tempo passa. Por exemplo, pessoas que fazem compras por meio de aplicativos e sites necessitam de ferramentas acessíveis para essas tarefas.

Todavia, alguns estudiosos explicam que se trata de um fenômeno mais complexo do que parece. Afinal, segundo eles, não é possível indicar que exista uma simples conexão entre transformação digital e tecnologia. Nesse sentido, estamos falando também dos hábitos e expectativas das pessoas.

Objetivos

Para os gestores, o principal objetivo da digital transformation é favorecer as pessoas por meio das tecnologias. Com a ajuda da digital transformation, ou transformação digital, encontramos soluções inovadoras. Assim, resolvemos problemas antigos com mais eficácia.

Além disso, nós também:

  1. Acessamos informações completas de forma plural;
  2. automatizamos processos;
  3. diminuímos a burocratização;
  4. favorecemos tomadas de decisões mais assertivas entre equipes;
  5. integramos setores, de modo que as equipes trabalhem de forma sintonizada
  6. melhoramos o contato com clientes usando canais de fácil acesso;
  7. tornamos a comunicação mais objetiva.

Como funciona a transformação digital nas empresas?

Embora muitas pessoas acreditem, a transformação digital não se trata apenas de incluir tecnologia no cotidiano. Isso porque, afirmamos que é um processo complexo que precisa de uma mudança cultural para acontecer. Ou seja, as pessoas precisam mudar a maneira como agem no trabalho.

Além disso, os gestores e colaboradores precisam de tempo para se adaptarem a essas inovações. Tudo porque eles precisarão aprender como manusear essas mudanças no cotidiano de forma eficaz. Caso o contrário, as pessoas seriam ultrapassadas por suas próprias ferramentas de trabalho.

Dessa forma, os superiores começam a transformação digital nas empresas de cima para baixo. Os colaboradores necessitam de direcionamentos esclarecidos e referências para mudarem sua forma de pensar no trabalho. Assim, os gestores devem planejar e organizar essa mudança com atenção e paciência.

Leia Também:  6 jogos de psicologia e jogos terapêuticos

A importância de adotar a transformação digital nas empresas

Os gestores de empresas trabalham com um cenário repleto de incertezas no mercado. Dessa forma, eles enfrentam mais dificuldades para prever o futuro e definir os próximos passos. Contudo, eles conseguem se adaptar as instáveis mudanças que existem no mercado.

Para tanto, os gestores deixaram o planejamento rígido e desenvolveram novas competências mais flexíveis. Dessa maneira, a transformação digital no trabalho é importante, pois as pessoas precisam mudar a própria cultura. Assim, ao pensarmos de outra maneira, organizamos melhor as nossas ações.

Com essa nova mentalidade tecnológica as pessoas inovarão nos processos da organização. Por exemplo, equipes de setores diferentes trabalhando juntas ou usando abordagens inovadoras. Desse modo, todas as pessoas envolvidas nesse processo saem ganhando.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Benefícios da digital transformation

    Gestores e colaboradores perceberam como a transformação digital no trabalho funciona de forma eficaz. Para tanto, eles mudaram hábitos antigos a fim de favorecer a interação no meio de trabalho. Como resultado, eles aproveitam benefícios como:

    1. Agilidade para fazer as entregas aos consumidores;
    2. aumento gradual dos lucros da organização;
    3. incentivo à criatividade e inovação dos colaboradores no ambiente de trabalho;
    4. flexibilização dos gestores para lidar com as mudanças frequentes no mercado e hábitos das pessoas;
    5. motivação às equipes multidisciplinares;
    6. rompimento das barreiras que impedem a colaboração e comunicação fluida entre colaboradores;
    7. redução gradual dos custos operacionais da empresa.

    15 mudanças no trabalho e relacionamentos causadas pela transformação digital

    Embora leve algum tempo, os gestores conseguiram ótimos resultados com a transformação digital nas empresas. Afinal, eles precisaram mudar comportamentos antigos junto aos funcionários, porém as mudanças valeram a pena, pois conseguiram:

    1. Abertura para os colaboradores praticarem a experimentação e análise de ideias no trabalho;
    2. adaptação às mudanças, visto que o contexto do mercado muda com frequência;
    3. análise de pessoal para identificar novos talentos nessa mudança interna;
    4. busca pelo modelo de negócio mais vantajoso para toda a empresa;
    5. capacitação dos profissionais, pois eles devem saber como manusear as tecnologias;
    6. colaboração entre pessoas, reunindo competências complementares para um mesmo objetivo;
    7. comunicação mais assertiva e rápida entre as pessoas;
    8. empenho para criação de valor tanto dentro quanto fora da organização;
    9. agilidade na entregas, já que a produção do serviço, lançamento e resposta acontecem de forma eficaz;
    10. facilidade na análise de desempenho por meio de ferramentas de gestão avançadas;
    11. feedbacks frequentes, usando as falhas para aprender com elas e aumentar a qualidade do serviço;
    12. foco no consumidor, compreendendo melhor suas preferência, necessidades e desejos;
    13. integração de setores a fim de sintonizar o trabalho entre equipes colaborativas;
    14. investimento em tecnologia, usando recursos inovadores para conhecer o contexto da empresa;
    15. orientação sobre dados.

    Considerações finais sobre transformação digital

    Por meio da transformação digital os gestores reformularam a maneira como as empresas trabalham. Com a ajuda dessa nova mentalidade, os colaboradores agem de forma mais produtiva e eficaz. Como resultado, todos os envolvidos com esse serviço acabam recompensados.

    Por isso, queremos ressaltar que esse processo não diz respeito a apenas usar soluções tecnológicas na organização. As pessoas envolvidas com a empresa precisam transformar a maneira como pensam e atuam. Dessa forma, pessoas com mentalidade digital estão mais preparadas para as mudanças do futuro.

    Então, após você conhecer os impactos da transformação digital nos seus diferentes relacionamentos, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise. Assim, o nosso curso te ajudará a desenvolver o seu autoconhecimento e poder interno por completo. Por isso, garanta já a sua vaga e descubra os impactos positivos da Psicanálise em sua vida.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *