Como a Psicanálise auxilia na Vida Profissional

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

É comum que o ser humano busque alcançar o equilíbrio em todas as áreas da sua vida. Praticamente todas as pessoas desejam cultivar bons relacionamentos, sejam eles familiares ou de outra ordem. Além disso, esperamos ter uma boa saúde, bem como buscamos construir uma vida profissional de sucesso.

No entanto, apesar de almejarmos ter essa estabilidade na vida, sabemos que muitos são os desafios que temos pela frente para alcançá-la. Se tornar um bom profissional muitas vezes implica em um grande investimento em estudos, além de muito trabalho árduo. Lidar com as pressões desse estilo de vida é um desafio para muita gente.

Lidando com a vida profissional

Sabemos que não são poucas as pessoas que sofrem hoje com ansiedade. A síndrome do pânico, exaustão e outros problemas geralmente estão relacionados à sua vida de trabalho. E essas questões não atingem apenas quem já atua na sua área. Muitos estudantes se sentem incapazes de absorver o conteúdo que é ministrado na sala de aula. Há aqueles também que se sentem despreparados para atuarem no mercado de trabalho.

É importante que essas pessoas saibam que a psicanálise pode ajudá-los a superar essas questões. Os profissionais desse campo do conhecimento estão engajados em buscar compreender o funcionamento da mente humana. Eles entendem que a explicação para nossos comportamentos e emoções está no nosso inconsciente.

Terapia e vida profissional

Nesse sentido, as terapias são importantes para quem tem uma vida profissional problemática. Por meio delas, é possível investigar as origens dos sentimentos negativos e dos comportamentos destrutivos de uma pessoa. Dessa forma, depois disso, é possível tratá-los. Tudo isso, por meio do diálogo com um analista.

Uma das abordagens utilizadas pelos psicanalistas nas sessões de terapia é a associação livre. Esse método foi criado por Sigmund Freud. Em linhas gerais, consiste numa conversa entre o analista e o cliente sobre assuntos diversos.

Associação livre

Entende-se que quando uma pessoa fala livremente sobre o que passa na sua mente, ela passa a ter acesso a certos pensamentos que lhe estariam ocultos. Cabe ao profissional interpretar o conjunto de informações coletadas em cada sessão.

Qualidade de vida

Pode-se afirmar que as terapias são eficazes para aumentar a qualidade de vida de uma pessoa, sendo altamente recomendáveis para aqueles que precisam equilibrar a sua vida profissional. É importante destacar a importância de se recorrer a esse tratamento para que as pessoas não recorram a mecanismos de fuga que são ainda mais prejudiciais para elas.

Nós sabemos que muitas pessoas acabam utilizando a bebida para as entorpecerem quando estão lidando com problemas no trabalho. Certamente esse não é o recurso mais recomendável já que o vício pode trazer problemas de saúde, além de ser a porta de entrada para conflitos familiares e para a derrocada na vida profissional.

Vícios

O consumo de álcool e de drogas lícitas ou ilícitas pode prejudicar o desempenho profissional de uma pessoa, além de ocasionar desconfianças no ambiente de trabalho. Esses recursos, portanto, não são os mais adequados para lidar com essa situação.

As terapias podem ser úteis também nos casos de conflitos entre colegas de trabalho. Todos sabem que esse é uma questão que estressa a vida de muita gente. Ambientes competitivos, inveja, trapaças e desentendimentos são alguns dos problemas que os trabalhadores precisam enfrentar.

É possível que uma pessoa lide com essas questões por meio do diálogo com o analista. Ele irá ajudá-la a encontrar e tratar as causas para a sua má disposição com os seus colegas. Isso além de apontar meios possíveis para que ela não se envolva em novos conflitos.

É importante destacar que essa mesma atmosfera competitiva está presente em muitas escolas e universidades. Cada vez mais, os alunos são impulsionados a buscarem posições de destaque e a disputarem entre si para alcançarem novas oportunidades no meio acadêmico. O problema é que essa realidade pode ser prejudicial. Principalmente quando esses estudantes passam a sofrer com ansiedade e depressão devido às altas expectativas que colocam sobre si.

A importância de ter psicanalistas no ambiente profissional e acadêmico

É por essa razão que é importante que haja o apoio de psicanalistas nos ambientes de trabalho e de estudo. Esse suporte é fundamental para resolver não só as questões profissionais de uma pessoa, mas também tudo aquilo que a afeta. Nós sabemos que quando uma pessoa sofre por alguma razão, todas as áreas da sua vida tendem a ser abaladas por esse problema.


Leia Também:  20 grandes frases de felicidade

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


O suporte de psicanalistas em empresas e universidades é inclusive uma forma de prevenção do suicídio. Não são poucas as pessoas que desistem de viver por causa de frustrações em sua vida profissional. O desemprego também pode se tornar a motivação para uma pessoa tirar a sua própria vida.

Tendo em vista a gravidade dessas questões, é importante que as pessoas reflitam sobre os meios mais eficazes de resolvê-las. É importante destacar que investir no tratamento desses problemas de ordem psíquica é também assegurar uma melhora do desempenho dos indivíduos no trabalho e no estudo.

Quando as pessoas estão se sentindo bem, elas se sentem mais dispostas e mais preparadas para desempenhar as suas funções. Por essa razão, é importante conscientizar os donos de empresas e de universidades para eles investirem no cuidado da saúde de seus funcionários e alunos.

Considerações finais

Agora que você já conhece a importância do apoio de um psicanalista para que uma pessoa lide com os problemas da sua vida profissional, saiba também que você pode ser um canal de ajuda. Caso você realize o nosso curso de Psicanálise Clínica, você estará habilitado para auxiliar muitas pessoas a enfrentarem seus problemas e a terem uma melhor qualidade de vida.

Você poderá alcançar essa formação depois de realizar 12 módulos totalmente online. Isso significa que você terá a liberdade de assistir às aulas no período que achar mais apropriado. Essa é uma boa notícia para aquelas pessoas que são muito ocupadas, mas que não querem perder a chance de se aprofundar nos conhecimentos da psicanálise e de trabalhar na área.



Ainda que essa formação te autorize a trabalhar em clínicas e empresas, você não é obrigado a atuar como psicanalista. Caso você tenha interesse em conhecer os principais conceitos da psicanálise e queira relacioná-los com os conhecimentos de sua área de atuação, também é possível!

Garantimos que você poderá receber o seu certificado no período de 18 meses, mas caso você queira realizar o curso em mais tempo, também é possível. Assim, você poderá se apropriar dos nossos conteúdos sem pressões. Sabendo que você tem todas essas vantagens, não perca tempo e matricule-se conosco.

Se você gostou de conhecer mais as formas como a vida profissional pode ser ajudada pela psicanálise, não deixe de compartilhar esse artigo. Certamente existem pessoas que precisam do apoio dos profissionais dessa área. Nós também te fazemos o convite de ler os outros artigos deste blog!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − dez =