16 personalidades

As 16 personalidades humanas: guia prático

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

O trabalho de Carl Jung deixou bem exposto as nuances da personalidade humana de forma direta e generalizada. Com isso se mostrou que cada um de nós carrega aspectos em particular que acabam por definir a nossa personalidade. Vamos conhecer 16 personalidades citadas pelo terapeuta e entender em qual nos encaixamos.

Arquiteto

A primeira das 16 personalidades designa as pessoas que são estratégicas e criativas e que pensam em tudo. O indivíduo aqui costuma ser solitário, mas entende suas qualidades e possui capacidade imaginativa e ambiciosa. Sem contar que também se mostram:

  • Reservadas no topo;
  • Curiosas ao máximo;
  • E que só trabalham no que valem a pena para eles.

Comandante

O comandante possui tipos de características de personalidade relacionadas a líderes naturais. Embora projetem autoridade sobre as pessoas, são carismáticos e confiantes de forma confortável. É uma das 16 personalidades mais raras, o que é bom, já que estão inclinados à opressão de outros trejeitos comportamentais.

Lógico

Outro dos exemplos de personalidade é o lógico, isto é, pessoas que não gostam de ser comuns. São muito orgulhosos do engenho que possuem e da criatividade que carregam, possuindo inteligência e perspectiva elevadas. Consequentemente, muitos acabam se mostrando como educadores ou cientistas, ajudando a fomentar o conhecimento.

Inovador

São indivíduos de inteligência rápida e que gostam que os outros vejam os estragos que podem fazer por diversão. De modo simples, gostam de elaborar teorias separadas para protegerem uma ideia central. De forma popular, é a personalidade de pessoas conhecidas como “advogados do diabo”.

Mediador

Os mediadores estão na parte nobre do conjunto de 16 personalidades, já que gostam de equilíbrio. São idealistas que pensam no bem comum e batalham para ver tudo bem, mesmo para pessoas e momentos ruins. Embora sejam vistos com calmaria e timidez, eles carregam uma paixão fervorosa, algo ressaltado quando encontram pessoas iguais.

Advogado

Mesmo que seja um dos tipos de personalidade mais raros do mundo, os advogados deixam impressões profundas. Dentre as 16 personalidades, se mostram diplomatas, com senso de moral e idealismo muito fortes, embora sejam julgadores. Mesmo que não sejam sonhadores ociosos, trabalham para alcançar impacto positivos com ações concretas.

Protagonista

No estudo das personalidades, os protagonistas possuem paixão e carisma, sendo líderes natos. Geralmente são influentes, capazes de inspirar outras pessoas a fazerem bem ao mundo. Acabam por se divertir com o movimento que causam em sua guia, mas se orgulham do que conquistam na melhora geral.

Logístico

Os logísticos figuram nas 16 personalidades como os mais focados no próprio trabalho. Mostram-se íntegros, práticos e dedicados, o que os fazem bons para constituir família ou gerir empresas. Em momento algum eles se importam com peso de responsabilidades, de modo que se orgulham do que fazem, pois carregam objetivos claros na vida.

Eles costumam utilizar a sua dedicação, tempo e energia para que possam concretizar os seus trabalhos. Tudo advém de uma paciência colossal, o que ajuda esse grupo a trabalharem de forma sequenciada e contínua.

Ativista

Considerados espíritos livres, se concentram em aproveitar conexões sociais e emotivas. Demonstram uma independência, charme e energia. Pessoas assim são confortáveis e acolhedoras. Para exemplificar melhor, são eles que animam a festa e a tornam inesquecível aos demais convidados de modo positivo.

Defensor

Aos que se sentem em dúvida e se perguntam “qual a minha personalidade”, a dualidade está presente no conjunto. O defensor é sentimental, mas analítico; introvertido, mas se relaciona bem socialmente; julga, mas aceita novas ideias.

Leia Também:  Psicologia sistêmica: significado e aplicações

É preciso se atentar ao fato de que este tipo de personalidade não se resume aos componentes. Vai além disso, de modo que a soma da sua força os defina melhor.

Cônsul

Dito “popular”, o cônsul chama a atenção desde a época do colégio. São influentes, de maneira que ditam a moda do lugar e possuem seguidores que tentam ser como eles. São sociais, já que gostam de apoiar aqueles que ama e organiza encontros para deixar os mais próximos felizes e bem.

Na fase adulta, pessoas assim se mostram como aquelas pessoas que centralizam uma multidão em torno delas. Tudo ocorre de acordo com a linha de comportamento e pensamento dele, mesmo que não trabalhe ativamente para isso.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Executivo

Nas 16 personalidades, os executivos representam a ordem e tradição em um meio. Utilizam do seu conhecimento para unir um grupo sobre o que é certo e condenando o errado. Ao todo, se mostram honestos, dignos, dedicados, orientadores e inteligentes, gerindo bem a regência de um grupo.

São ótimos organizadores dentro de uma comunidade, já que possuem facilidade de agregamento. Em celebrações ou defesa de valores que unem as pessoas, são fervorosos defensores, servindo como elo geral.

Virtuoso

O virtuoso se mostra como um racionalista curioso que gosta de explorar o mundo com as próprias mãos. Pessoas assim são realizadores naturais, de modo que concluem projetos atrás de projetos apenas para se divertir. Gostam de se sujar e, mais ainda, se isso os divertir e ajudar a alcançar algum propósito funcional.

Por exemplo, podemos citar os engenheiros ou mecânicos, que gostam de ver e fazer a ação acontecer.

Empreendedor

Procuram ser vistos, de modo que possuem uma habilidade natural para ficar na atenção pública. São dispersos com assuntos abstratos e globais, perdendo interesse rapidamente. Conversam energeticamente, trazendo para a interação fatos. Ademais, mostram que são muito inteligentes.

Aventureiro

Nas 16 personalidades, eles ocupam o posto de artistas, fugindo de convenções sociais. Gostam de experimentar coisas novas para que possam fugir de expectativas convencionais e consigam estudar comportamentos e enxergar a beleza da vida. Não gostam de seguir um padrão, já que detestam rótulos.

Animador

Para encerrar as 16 personalidades, explicamos um pouco mais como é o animador, cujo nome por si só já se explica. São pessoas alegres e gostam de compartilhar sua alegria com os outros. Costumam ser pró-ativos e ótimos conselheiros, já que se mostram:

  • Generosos e dispostos em doar tempo e energia;
  • Conseguem encorajar verdadeiramente os outros;
  • São observadores sensíveis emocionalmente.

Considerações finais sobre as 16 personalidades

Embora pareça simples, precisamos entender melhor em qual das 16 personalidades existentes nos encaixamos. Um teste de personalidade é recomendado, já que elucida completamente sobre a personalidade significado. A partir daí, entramos em uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal.

Mesmo se atentando aos aspectos negativos de cada uma, procure realçar o lado bom de sua personalidade. Certamente há algo engrandecedor que pode fazer por si e pelos outros em sua jornada. Aprenda sobre sua natureza e enxergue o que pode estar adiante no seu caminho.

Para explorar suas potencialidades, se inscreva em nosso curso de Psicanálise 100% online. O curso se mostra uma ferramenta perfeita de autoconhecimento e aprimoramento pessoal, de modo que você virá a entender seu potencial completo. Colocando-se entre as 16 personalidades, definindo bem a sua, poderá conquistar o que deseja mais facilmente e parar de cometer os mesmos erros em 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − cinco =