perguntas para se conhecer

Autoconhecimento: 10 perguntas para se conhecer

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Para muitas pessoas, é bastante complicado definir a própria natureza, já que acreditam conhecer bem pouco de si mesmas. Entender sobre a própria natureza natureza pode ser algo complexo, mas ainda é perfeitamente possível e alcançável. Confira 10 perguntas para se conhecer e encontrar a sua verdadeira identidade.

O que é mais importante para mim na vida neste momento?

Começamos as perguntas para se conhecer trabalhando a prioridade em primeira instância. Fazendo um balanço geral do seu momento, o que você acredita ser importante e inadiável? De modo geral, o que carrega mais peso em sua existência neste exato momento?

Pode parecer algo difícil, mas com certeza você tem algo primordial para focar. Por meio de uma reflexão profunda, compreenda aquilo que necessita ser visto o quanto antes. Isso te ajudará a encontrar as diretrizes que precisa para definir a sua própria personalidade.

O que mais me preocupa na vida neste momento?

Quais tipos de medo você carrega por hora e, mais que isso, como isso tem te afetado com o tempo? Ao contrário das crianças, os adultos possuem medo de coisas abstratas e que não tem uma forma física definida. Por exemplo, muitos têm medo da solidão, de ficarem pobres, de serem traídos ou abandonados ou do desemprego.

Essa é uma das perguntas para se conhecer mais sensíveis que existem, pois toca na fraqueza que é alimentada por traumas. Apesar de estranho, veja isso como uma oportunidade de verificar o passado e trabalhar pendências. Às vezes, por causa de uma ferida não cicatrizada, deixamos de lado tudo aquilo que poderíamos ter sido.

Quais meus objetivos a curto e médio prazo?

Outra das perguntas interessantes a ser feita é a respeito dos seus planos para o futuro. Muitos evitam esses tipos de perguntas porque acreditam não saberem da resposta sobre o futuro da própria vida. Mesmo assim, é preciso dar crédito a si mesmo e começar a planejar o quanto antes o seu amanhã.

Pense naquilo que deseja para si mesmo e como você pode alcançar isso. Talvez a ambição de querer algo maior possa te ajudar a revelar mais sobre si mesmo e dar um novo direcionamento a você. Os objetivos de sucesso surgem quando alimentamos sem medo as perguntas de autoconhecimento.

O que eu faço que me deixa satisfeito comigo mesmo?

Acredite se quiser, mas, na dose certa, o egoísmo é um bom ingrediente à avaliação pessoal. Por meio dele, por exemplo, você pode pensar em tudo aquilo que te deixa realizado consigo e com o mundo. A sua satisfação precisa ser entendida para que se encontre um catalizador para ela e o motivo de sua busca.

Pense em tudo aquilo que o deixa com a sensação de que se realizou, indo das coisas menores às maiores. Quando estiver diante de um desafio e quiser desistir, use dessas descobertas como forma de se recompensar por vencer barreiras. A cada novo ganho, está mais perto de entender a si mesmo.

O que eu mais gosto sobre o meu trabalho? E o que eu mais odeio?

Dentre as perguntas para responder, o seu lado profissional não pode ou deve ficar de fora. Todos nós precisamos nos questionar a respeito do lugar e momento profissional em que nos encontramos no momento. Com isso, poderemos fazer perguntas sobre o que pode nos esperar, do tipo:

Como me vejo daqui a alguns anos?

Tente se imaginar exercendo a mesma profissão daqui a 5 ou 10 anos. Você ainda acredita que se sentirá satisfeito com a posição que ocupa no momento? Através da sua resposta, encontrará o gatilho que precisa para reformular essa possibilidade.

Leia Também:  O que são Instintos segundo Freud?

Eu quero estar aqui ou preciso estar aqui?

Outra das perguntas para conhecer alguém fala a respeito do prazer e da necessidade. Você está no seu emprego atual porque realmente gosta dele ou apenas precisa de um modo de sobreviver? Essa é uma das perguntas interessantes para fazer porque as respostas encontradas podem determinar o seu futuro.

Qual o meu feito de que tenho mais orgulho?

Sem precisar recorrer à modéstia, com qual feito acredita que deixou a sua marca nesse mundo? Muitas pessoas têm do que se orgulharem e você deve se questionar se faz parte desse grupo. O orgulho sobre alguma conquista revela uma tendência pessoal que te coloca sobre determinada direção.

Caso queira ajuda, faças perguntas para amigos e familiares e avalie a resposta deles. Isso não deve ser feito com o objetivo de copiá-los, mas sim de entender de que modo se manifestam com relação à própria vida. As perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa são abertas, com respostas variáveis, porém servem de base ao autoconhecimento.

Se eu tivesse um desejo para realizar, qual seria?

Imagine que, de algum modo, você pudesse realizar um único desejo. Pense em qual seria! Obviamente, todos nós temos uma lista do que queremos em nossas vidas, contudo sempre haverá algo que se sobressairá. Dentre as melhores perguntas para se conhecer, compreender qual seria a sua maior realização revela bastante coisa.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Se o ajuda, monte uma lista das realizações que você quer ver realizadas. Em seguida, tente colocar elas em ordem de prioridade, indo da menor para maior e construindo assim uma escala. Observando o que está no topo dela, tente compreender de que modo esse desejo reflete em sua história pessoal.

Quais os meus pontos fortes e meus pontos fracos?

Questionar as fraquezas e virtudes é uma das principais perguntas a fazer para conhecer uma pessoa. O indivíduo que se permite olhar para si mesmo de forma desinibida chega a conclusões mais elaboradas sobre a própria existência. É o processo de clareza que vem com desconforto pela verdade, mas que abraça com conforto após a aceitação.

Comece a fazer perguntas sobre os seus pontos fortes e fracos e se isso se complementa de alguma forma. Valorize tudo aquilo que acredita ser positivo e que agrega em sua vida. Por outro lado, reveja as suas falhas e se esforce para transformá-las em algo bom e construtivo.

Se você pudesse dominar uma habilidade que não tem agora, qual seria?

Fazendo perguntas para se conhecer, observe alguma capacidade que não possui, mas gostaria de aprender. Todos nós admiramos algum traço alheio e imaginamos que aquilo faria diferença em nossas vidas. Além de encontrar qual seria essa habilidade, entenda também a sua motivação em querer possuí-la.

Esse é um passo importante a ser visto porque demonstra a sua vontade de crescer e se transformar. Desse modo, poderá conhecer pessoas, ter novas experiências e ações. Pequenos polimentos em nossa personalidade através do autoconhecimento podem abrir portas que, com certeza, conseguirão mudar as nossas vidas.

Qual seria a aventura mais incrível de viver?

Para encerrar as perguntas para se conhecer, responda esta: qual a maior aventura que deseja fazer em sua vida? Todos nós precisamos de planos extraordinários para que possamos entender tudo aquilo que somos capazes de fazer. Dessa forma:

Leia Também:  Análise da Frase: Nada se Perde, Nada se Cria, Tudo se Transforma

De que modo esse sonho poderia ser alcançado?

Compreenda as ferramentas que precisava para colocar em prática essa vontade. Esse processo é importante porque te coloca diante de si mesmo para avaliar o seu próprio potencial. Assim, você pode descobrir mais sobre si mesmo e sobre o que dispõe para colocar em prática suas ambições.

Quais os impactos que espera alcançar em sua futura vida?

Para o bem e para o mal, todas as nossas ações acabam gerando consequências. Aliás, o que fazemos com elas acaba expondo também tudo aquilo que guardamos em nosso interior. Veja as possibilidades e efeitos que pode fazer, tente enxergar oportunidades em cima disso e pense também sobre os obstáculos que pode criar.

Considerações finais sobre perguntas para se conhecer

Compreender a si mesmo pode ser uma tarefa difícil quando não se sabe por onde começar. Por isso que você precisa das perguntas para se conhecer e entender de vez a sua natureza interna. Com o que você vai encontrar com base nelas, pode decidir o que fazer para aprimorar a si mesmo.

Não hesite em fazer reflexões profundas, perguntas criativas, perguntas aleatórias ou mesmo perguntas engraçadas se isto o ajudar no processo. Explore todas as nuances possíveis para estabelecer uma base sólida e que dê segurança sobre si mesmo. O autoconhecimento é a chave para transformar positivamente a sua vida e de quem está próximo.

Uma excelente forma de se fazer isso é através do nosso curso de Psicanálise 100% EAD. A ferramenta te ajudará a explorar os recantos pouco explorados de sua essência e clarear tudo aquilo que precisa ser visitado. A partir daqui as perguntas para se conhecer ganham mais forma, substância e aplicação prática e significativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =