A mente é maravilhosa: 5 descobertas da ciência

Posted on Posted in Psicanálise, Teoria Psicanalítica

O cérebro é um dos objetos mais complexos que existem na natureza desde a mais tenra vida do ser humano. A capacidade operacional que ele possui um potencial quase que ilimitado, dando pistas do que pode fazer a cada pesquisada realizada. Confira algumas descobertas sobre isso e veja o porquê de afirmarmos que a mente é maravilhosa.

Resgatar memórias não é tão eficaz quanto parece

Infelizmente, o ser humano ainda não possui acesso ilimitado às funções do cérebro. Isso inclui a memória, visto que há um sistema específico para a construção dela. Dado gasto de energia que é necessário para realizar o processo, acaba sobrando pouco para outras funções. É como se em uma casa houvesse um eletrodoméstico consumindo além dos demais.

Por conta do foco de energia na preservação de memórias, resta pouca coisa para outras tarefas complexas. Por exemplo, o aprendizado de conceitos ou resolução de problemas é feito de forma bem menos eficaz.

Ao invés de tentar se lembrar de tudo o que faz em sua vida, por que não cria uma lista? Quando você cria um processo mais esclarecido para capturar informações, o alcance até elas fica mais fácil. Por conta disso, o seu cérebro será poupado de lembrar de N coisas ao mesmo tempo. Isso vai permitir que foque mais na execução, gerando resultados com mais qualidade.

A tensão afeta negativamente o nosso cérebro

O cérebro de qualquer espécie, principalmente humana, foi construído para apoiar o indivíduo em situações alarmantes e de risco. Desde os tempos antigos, está condicionado às reações mais básicas a fim de preservar a sua vida. Embora não pareça, se trata de um sistema de sobrevivência imediato.

Entretanto, a tensão causada atinge o córtex pré-frontal, área responsável por nossas deliberações. Quando nos sentimos ameaçados, tendemos a cometer mais erros, pensamos no pior e ficamos mais impulsivos. Essa instintividade na resposta remete às situações vividas por nossos antepassados. Nesse contexto, podemos:

Lutar

A ameaça, independente de sua forma, obriga alguns indivíduos a reagirem contra. Contudo, o impulso é muitas vezes a razão de existir tentativas fracassadas de lidar com o problema. Embora encarar a dificuldade seja o recomendado, é necessário que se faça de cabeça fria.

Fugir

Não é vergonhoso fugir de um problema. O cérebro encara a situação de risco como uma forma de atentado à vida do indivíduo. O que se recomenda é se retirar da situação de tensão a fim de refletir sobre. Só então retornar para lidar com ela.

Paralisar

Já imaginou alguém estagnado diante de um problema? Por absurdo que pareça, é mais comum do que parece. Ao que tudo indica, o indivíduo não encontra alternativas para lidar com o problema. Basicamente, o seu cérebro dá um “tiult”, desconectando as funções mais básicas.

Monotarefa X Multitarefa

Dada à magnitude, a mente é maravilhosa que dá pistas de como você deve trabalhar adequadamente. Muitos de nós costumam executar várias atividades ao mesmo tempo, acreditando que isso significa produção de qualidade. Contudo, não é bem assim que funciona. Com tantas informações fragmentadas, o cérebro acaba sobrecarregado.

Pesquisas afirmam que executar diversas tarefas dá a sensação que o dia está mais prolongado. Ademais, também confirma que, quando fazemos duas coisas simultaneamente, acabamos perdendo 30% do nosso tempo na realização dupla. Não o bastante, também ficamos mais propensos a cometer erros, dobrando a taxa para que isso ocorra.

Além disso, quando sobrecarregamos no cérebro com várias atividades, nosso equilíbrio emocional também declina. Por conta disso, imagine a ansiedade e irritabilidade que sente quando está pressionado. Assim, tente organizar uma atividade por vez, de modo que a faça e conclua bem e só depois parta para a seguinte.

Ensaiar situações mentalmente te ajuda nas chances de sucesso com algo

Os atores repassam o roteiro repetidas vezes a fim de fixá-lo e reproduzi-lo com a exata carga emocional de que precisam. Porque não trazer isso para a vida pessoal? Dessa forma, você está programando o cérebro para uma situação que viverá muito em breve. Segundo dados, a chance mínima de sucesso que terá será de 59%, podendo atingir 90%.

Para conseguir esse feito, tente:

Visualizar sucessos antigos

Com isso, você busca caminhos para poder ensaiar os eventos que se sucederão. Dessa forma, poderá encontrar os ingredientes que fizeram tais situações darem certo. Selecionando os elementos certos desses eventos, é possível se municiar para um totalmente novo.

Leia Também:  15 pensamentos budistas que mudarão sua vida

Imaginar a cena a seguir

Não é errado antecipar mentalmente uma situação se isso poderá fazer bem a você. Por exemplo, que tal pensar no aumento de salário ou na entrevista de emprego com detalhes? Tente antecipar perguntas e selecionar respostas a fim de que tire uma vantagem positiva da situação. Prepare o cérebro para o momento.

Inspiração para manter o foco

Jamais se distraia quando busca obter alguma coisa. Com os exemplos resgatados do passado e idealizações que espera do futuro, tente buscar inspiração para não desistir. A mente é maravilhosa, sim, mas você deve saber como direcioná-la.

Mire nos seus ganhos

Focar no que se quer costuma ser mais eficaz do que focar no que não quer. Com isso, mirar em resultados é muito mais promissor do que pensar no que se quer evitar.

Pensar de forma mais decisiva e otimista encaminha os indivíduos à realização mais do que se pensa. Quando partimos da perspectiva contrária, deixamos de usar algumas ferramentas que precisaríamos. O sistema de defesa fica ativado ao se pensar em situações ruins e isso acaba nos paralisando.

A mente é maravilhosa se a usarmos para alcançar metas, não evitar desafios.

Comentários finais: a mente é maravilhosa

Com os tópicos abordados acima, certamente pode conferir o quanto a mente é maravilhosa. Graças a ela, com a diretriz correta, podemos alcançar mais facilmente aquilo que desejamos. Embora não consigamos usá-la em sua totalidade, podemos usar a parte que temos acesso para feitos incríveis.

Use das informações acima e tente aplicar as dicas na sua vida. Quem sabe o que poderá encontrar se limpar os empecilhos que sempre encontra? Faça isso e perceba o quanto a mente é maravilhosa.

Para lapidar melhor esse aspecto, se inscreva em nosso curso de Psicanálise online. Com as aulas de psicoterapia, você entende melhor os caminho escolhidos por sua mente e como isso te impacta. Como consequência, passa a ser dono de si e de suas funções vitas e sociais.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


As aulas do nosso curso são dadas de forma online. Ou seja, não há a necessidade de sair de casa para frequentar o curso. Qualquer lugar com um computador conectado à internet é suficiente para que estude. Professores qualificados se encarregarão de trabalhar o conteúdo das ricas apostilas e lapidar o seu potencial ao aprendizado.

Venha fazer parte do grupo que encontrou a catapulta de uma vida mais plena. Faça o nosso curso de Psicanálise e descubra também o quanto a mente é maravilhosa. É um caminho sem volta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =