como explicar amor de mãe

Amor de mãe: o que é, como funciona, como explicar?

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

O amor de mãe é único.Você já se perguntou como as mães podem sentir algo tão intenso por seus filhos? É precisamente um sentimento tão puro e natural que muitas vezes escapa ao nosso próprio entendimento. O que é, como funciona e como explicar o amor de mãe? Confira abaixo.

Quando somos pequenos, muitas vezes é difícil para nós compreendermos o grande amor que nossas mães têm por nós. É um sentimento que parece natural para nós, mas não entendemos. À medida que envelhecemos, percebemos que o amor de mãe é único e capaz de superar todos os outros sentimentos do mundo.

Essa compreensão chega em algum momento, especialmente se formos mulheres e tivermos a sorte de sermos mães em algum momento de nossas vidas. Neste momento, percebemos que não existe nada no mundo como o amor de uma mãe e começamos a entender como nossas mães viveram todo esse tempo.

O amor de mãe é único e ela nunca esquece

Até sermos mães, não acreditamos em muitas coisas. Por exemplo, parece-nos impossível que elas possam sempre se lembrar de tantas coisas sobre nossas vidas ou a de nossos irmãos.

Porém, mais tarde descobrimos que é real. Aparentemente, cada mãe é dotada de um dispositivo, desde o momento do nascimento de seus filhos, que lhes permite armazenar e lembrar cada uma das coisas que acontecem em suas vidas. Da mesma forma, cada mãe é única e incomparável.

O amor de uma mãe pelos filhos será sempre o mesmo, tão forte e tão grande que ela é capaz de superar todos os obstáculos que possam surgir para ver seus filhos felizes. Embora muitas vezes gritem, briguem e xinguem, não há ninguém no mundo que nos ame como a mulher que nos deu a vida.

Amor à primeira vista

Quando você se torna mãe, percebe que existe amor à primeira vista . E mesmo antes de ter seu filho com você, você será capaz de amá-lo mais do que qualquer outra pessoa no mundo.

É um sentimento que nasce instantaneamente, quase como se eles ativassem um interruptor em sua alma e nunca mais o desativassem. Porque além de único, o amor de mãe é para toda a eternidade.

É uma conexão perfeita que nunca pode ser desfeita. É neste ponto de nossas vidas que sabemos que até mesmo seríamos capazes de dar nossas vidas por nossos filhos, se isso acontecesse.

O amor de mãe é incondicional

Toda mãe é capaz de oferecer amor aos filhos, não importa como eles sejam e as condições pelas quais tenham que passar. Não é necessário que os filhos ganhem o amor da mãe, isso é algo que vem naturalmente . E à medida que aumenta o número de filhos, aumenta também o amor, para que todos possam sentir aquela segurança que ele oferece.

Um dos maiores medos de uma mulher quando vai ser mãe é não saber se será capaz de sentir esse amor de mãe. No entanto, é algo tão natural que o próprio bebê, desde o  ventre da mulher, começa a ensiná-la desde o primeiro momento: não se pode amar ninguém da mesma maneira ou com a mesma intensidade.

Leia Também:  Mãe Narcisista e Mãe Super Protetora

O pequeno passa, assim, a ocupar espaços totalmente desconhecidos para a própria mulher, até que ela percebe que não é preciso aprender a amar e a cuidar de um filho. A natureza nos mostra que ser mãe é um pacote instintivo e completo que você só precisa aprender a desfrutar.

Fonte inesgotável de segurança

A segurança que a mãe transmite é classificada como mecanismo biológico e vital para que os bebês sobrevivam neste novo mundo. Como nascem tão indefesos que não conseguem viver sem segurança e alimentação, e isso vem diretamente da mãe.

Está provado que não só seu corpo, mas também seu cérebro muda quando se torna mãe. Ele é desenvolvido para a proteção e cuidado de seus filhos, como acontece com qualquer mãe da espécie animal.

Estamos diante de um amor sem condições, que aumenta a cada dia. Este é o amor de mãe, algo que devemos valorizar e ensinar para valorizar a todos. Não importa como ajamos, nossas mães sempre nos amarão ainda mais do que podem amar a si mesmas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Certamente, é algo tão único, puro e natural, que você apenas tem que sentir e se deixar levar para saber o que significa amar e ser amado de verdade.

    A maternidade

    A maternidade é uma experiência de mudança de vida para as mulheres. O vínculo entre elas e seus filhos é tão intenso que é impossível explicar. No início da gravidez, lembre-se: o amor da sua vida chegará em poucos meses e mudará tudo.

    Enquanto isso, elas fazem mil e um malabarismos para combinar a maternidade com os outros aspectos de suas vidas. Os pais estão cada vez mais envolvidos na responsabilidade de criar os filhos, mas todos os especialistas consultados para este relatório afirmam que a sociedade deveria ajudar mais as mães.

    Vínculo entre mãe e filho

    Uma criança nasce planejada para fazer sua mãe se apaixonar, por uma questão de sobrevivência. Chega indefesa ao mundo e por um tempo vai depender de quem assume a função de alimentá-lo, confortá-lo, estimulá-lo. Geralmente é a mãe quem oferece esses cuidados durante a chegada do filho em vida.

    Ela não consegue parar de olhar para ele, pensando nele, querendo cuidar dele. Quando o bebê começa a sorrir, as regiões relacionadas à recompensa são ativadas no cérebro da mãe. Então ela fica viciada nos sorrisos e na fofura do filho. Graças aos avanços neurocientíficos, estamos começando a saber melhor como o amor da mãe influencia o cérebro da criança.

    Esse vínculo entre a mãe e o bebê é uma complexa teia de fatores hormonais, neurais, psicológicos e sociais. Muitas pesquisas confirmam que o amor materno não é apenas essencial para o bom desenvolvimento do cérebro de uma criança, mas também um excelente investimento para a saúde mental do futuro adulto.

    Considerações finais sobre o amor de mãe

    Muitas mães se sentem culpadas por não alcançarem tudo, por acreditarem que, talvez, não estejam dando aos filhos o tempo e o amor de que precisam.
    É fundamental para um bom apego a qualidade do tempo que a mãe passa com seu filho, também que ela esteja tranquila, disponível emocionalmente e divirta-se com ele.

    Tenho certeza que se as mães pudessem dedicar mais quantidade e qualidade de tempo aos filhos, a sociedade seria um lugar melhor, pois o cuidado materno durante os primeiros anos de vida contribui para um bom desenvolvimento do cérebro da criança.

    Leia Também:  Lista de arquétipos em psicologia

    O amor de mãe é algo inexplicável, certamente você mamãe gostaria de proporcionar os melhores momentos para o seu filho. Então convidamos você para participar do nosso curso online de constelação familiar e transformar a vida da sua família. Trazemos conteúdos incríveis que agregarão na sua vida. Desejos que você tenha uma vida repleta de felicidade e harmonia, venha fazer parte dessa jornada!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *