o que estuda um aspirante a psicanalista

Aspirante a Psicanalista: jornada, estudo e prática

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise

Aprender sobre como funciona a mente humana sem dúvida é de interesse universal, não somente para quem é profissional da saúde mental. Sendo assim, se você pretender ingressar nesse mundo, ainda que não seja para clinicar, saiba como é a jornada de estudo de um aspirante a Psicanalista.

Quais são os benefícios de estudar Psicanálise? 

Primeiro, vamos começar explicando quais são os benefícios que a Psicanálise pode proporcionar em sua vida. Ainda, como falamos, para você ser um aspirante a Psicanalista não precisa, necessariamente, atuar no atendimento a pacientes. Existem diversos outros benefícios que o curso na área possui, dentre eles:

Autoconhecimento:

Antecipadamente, saiba que no curso de Psicanalista uma das principais tarefas será conhecer a si mesmo. Nesse sentido, a experiência da Psicanálise proporciona ao aspirante a psicanalista visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho.

Por isso, não há nada mais valioso do que investir no autoconhecimento, pois somente a partir do entendimento do seu eu, será possível entender como funciona a mente e comportamento humano.

Aspirante a psicanalista benefícios

Melhora no relacionamento interpessoal:

Do mesmo modo, o estudo da Psicanálise proporcionará ao aspirante a psicanalista o conhecimento para entender melhor comportamentos, sentimentos e emoções das outras pessoas. Como resultado, melhorará seus relacionamentos interpessoais, como com os membros da família e do trabalho.

Auxílio a outras pessoas:

Muitos dos aspirantes a psicanalista são pessoas que atuam como líderes ou conselheiros (ainda que informalmente), em suas famílias, trabalhos, comunidades. Dessa forma, busca no curso de Psicanalista um aperfeiçoamento conceitual e prático para ajudar as outras pessoas.

Ajuda na solução de problemas corporativos:

Ainda mais, o estudo da Psicanálise pode ser um grande auxílio para identificar e superar problemas corporativos, melhorando a gestão de equipes e o relacionamento com clientes. 

Agregar na profissão atual:

Um advogado, um professor, um terapeuta, um profissional da saúde, um líder religioso, um profissional de coach, um vendedor, um gestor de equipes e todas as profissões que lidam com pessoas podem se beneficiar com os conhecimentos teóricos e práticos da psicanálise. 

Como, por exemplo, médicos, advogados, gestores de pessoas, professores e coaching pode associar os conhecimentos psicanalíticos no desenvolvimento de suas carreiras. Ainda que não pretenderem, especificamente, trabalharem como Psicanalistas.

Possibilidade de mudança de carreira:

A área da Psicanálise vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço. Assim, para aqueles que pretendem mudar de carreira e se tornar um aspirante a psicanalista pode abrir novos horizontes, significando um novo recomeço. Ainda, lembre-se: pessoas de qualquer área podem estudar e atuar com Psicanálise!

Clinicar:

Por fim, claro, você poderá trabalhar especificamente com Psicanálise, atendendo em consultório próprio ou compartilhado (coworking), de maneira remunerada ou voluntariamente. Seguindo rigorosamente o método psicanalítico estudado em curso.

Quem pode ser um iniciante em psicanálise? 

Antecipadamente, saiba que ser um iniciante em psicanálise não existe nenhuma formação prévia específica. Assim, independentemente da sua área, você poderá iniciar sua jornada no Curso de Formação em Psicanálise. Inclusive, o nosso curto contém um método 100% EAD, onde terá toda a base teórica, prática e legal para atuar e incorporar a Psicanálise em suas atividades profissionais e pessoais.

Ao contrário do que muitos imaginam, a atividade de psicanalista não é exclusiva de médicos ou psicólogos. Ou seja, pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, independentemente do seu curso de graduação. Assim, em nosso curso de formação em psicanálise requer somente nível escolar de ensino médico completo, sem exigência de formação prévia no nível de ensino superior.

Enfim, vale destacar que ser um aspirante a Psicanalista é um curso aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Além disso, os grandes nomes da Psicanálise (inclusive seu precursor, Freud) defendiam-na como ciência laica ou leiga, isto é, não amarrada aos cânones da medicina ou da psicologia, o que não impede que grandes médicos e psicólogos tenham-na como uma forma principal ou secundária de procedimento.

Leia Também:  Escola Piaget de pensamento e educação: 20 princípios

O que estuda um aspirante a psicanalista? 

Dentre as principais atribuições de um Psicanalista está ajudar o paciente a se autoconhecer, a conhecer razões históricas (pretéritas) de comportamentos e angústias presentes, a elaborar um discurso coerente sobre si e, a partir disso, reorientar seus processos mentais para o presente e o futuro.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    O psicanalista trabalha com os sentimentos e emoções, ouve, orienta e auxilia o paciente a buscar em processos inconscientes (recalcados, recusados, esquecidos) as causas e respostas para superação de dores e para melhoras substanciais em relação ao futuro.

    Então, para você que quer se tornar um aspirante a Psicanalista, saiba que o Curso de Formação em Psicanálise lhe trará conteúdo com métodos específicos para o trabalho. Este processo, sobremaneira, ajuda o analisando a ter uma melhor compreensão de si e superar dores, traumas, complexos, medos e bloqueios.

    Quais são atribuições do Psicanalista?

    Como dito anteriormente, se você pretende ser um aspirante a Psicanalista, sua área de atuação é extensa, podendo incluir a psicanálise em diversos segmentos da vida, tanto pessoal quanto profissional. Entretanto, vale destacar as atribuições descritas pelo Ministério do Trabalho e Emprego sobre o profissonal Psicanalista (CBO n° 2525-50), após conclusão de curso de formação:

    • avaliar comportamentos individual, grupo e institucional;
    • analisar, tratar indivíduos, grupos e instituições;
    • orientar indivíduos, grupos e instituições;
    • acompanhar indivíduos, grupos e instituições;
    • educar indivíduos, grupos e instituições;
    • desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas;
    • coordenar equipes de atividades de áreas afins;
    • participar de atividades para consenso e divulgação profissional;
    • realizar tarefas administrativas;
    • demonstrar competências pessoais.

    Conheça as etapas do curso de como ser aspirante a psicanalista 

    Contudo, se você pretende se tornar um aspirante a Psicanalista, apresentaremos agora as etapas do nosso Curso de Formação em Psicanálise. Antes de tudo, vale realçar que todas as atividades são realizadas online e estão inclusas no valor de sua inscrição, sem cobranças posteriores. Em suma, o curso é composto por uma etapa teórica e uma etapa prática:

    • Teórica: 12 módulos, com material extenso e aprofundado, baseado nos preceitos de Freud e aprofundado em outros pensadores da Psicanálise, como Lacan, Klein e Jung. Compõe-se de 12 apostilas, mas há também vídeos, artigos e e-books como materiais complementares (opcionais e sem custo extra para o aluno);
    • Prática: composta por Supervisão, Análise e Monografia. Como é monitorada (em encontros online via de regra quinzenais, por Skype ou Hangout em vídeo), segue um roteiro de encontros virtuais (divulgado a cada semestre) e, dura exatamente 6 meses.

    Aspirante a Psicanalista Freud

    Como se forma um psicanalista? 

    Ao concluir o Curso de Formação em Psicanálise você terá toda a base teórica e procedimental para, primeiro, conhecer a riquíssima teoria psicanalítica e, após formado e sentindo-se chamado(a), você poderá atuar com a máxima segurança, sem a necessidade de pagar por cursos extras para isso.

    Nesse sentido, durante o curso, você passará pelos principais conceitos psicanalíticos e entenderá as abordagens psicanalíticas aplicáveis, além de ter todas as orientações para uma atuação prática como psicanalista, se for de seu interesse.

    Para a Psicanálise e a doutrina freudiana, apenas o profissional pode dizer (após concluído um Curso de Formação como o nosso) o momento em que se sente apto para, responsavelmente, autorizar-se como Psicanalista.

    Tendo um instituto de apoio como o nosso no acompanhamento dessa transição para a prática, o profissional terá mais segurança para atuar com qualidade e se aprofundar constantemente.

    Portanto, se você quer ser um aspirante a Psicanalista e ainda tem dúvidas sobre o curso, deixe seu comentário abaixo. Teremos o imenso prazer de lhe ajudar em sua jornada.

    Por fim, caso tenha gostado do conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos estimulará a continuar criando artigos de qualidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.