o que é auto-hipnose

Auto-hipnose: o que é, como fazer?

Posted on Posted in Terapias

A auto-hipnose é uma ferramenta incrível para mudar sua vida, para conquistar aquilo que almeja. Com esse instrumento, terá benefícios como: controle da ansiedade, melhora no aprendizado e, até mesmo, lhe auxiliará no emagrecimento.

Dessa forma, utilizando de certas técnicas, atingirá o equilíbrio entre mente e corpo. Verá que os benefícios são inimagináveis, em diversos aspectos de sua vida.

O que é auto-hipnose?

Primeiro, importante entender o que é hipnose. Em suma, é o estado de consciência em que se atinge a atenção plena. Conforme Associação Americana de Psicologia (APA), hipnose caracteriza-se pelas ferramentas que o profissional utiliza para experimentar nas pessoas mudanças como:

  • percepções sobre a vida;
  • sentimentos;
  • sensações;
  • pensamentos;
  • em comportamentos.

Então, a auto-hipnose nada mais é a utilização de técnicas de hipnose, porém em você mesmo. Devido suas particularidades, tendo em vista não ser aplicada por um profissional da área, vale a pena você aprender principais conceitos e técnicas.

Como funciona a auto-hipnose? | Por que praticar a auto-hipnose?

De antemão, importante ressaltar que enquanto a sua mente não estiver alinhada ao seu propósito, possivelmente terá atitudes de procrastinação e autossabotagem. Além disso, criará crenças limitantes, um dos principais fatores da depressão e do transtorno de ansiedade.

Contudo, se estiver passando por alguns desses problemas, aprender sobre auto-hipnose melhorará significativamente sua vida. Terá reflexos positivos em sua vida, como, por exemplo:

  • trará maior concentração nas atividades rotineiras;
  • superação de traumas, medos e fobias;
  • ficará mais motivado;
  • ajudará na diminuição do estresse;
  • auxiliará na cura de doenças mentais;
  • se livrar dos vícios, como álcool, cigarro e drogas;
  • cura de distúrbios alimentares;
  • tratamento para síndrome do pânico;
  • aumento da autoestima, etc.

Portanto, a auto-hipnose funciona para alinhar seus pensamentos e emoções aos seus objetivos, trazendo sua atenção ao que realmente importa. Afinal, de nada adianta mudar de cidade ou emprego se os seus padrões comportamentais continuam os mesmos.

Como fazer auto-hipnose?

Saiba que para a auto-hipnose não há contraindicações, conforme presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose Erick Heslan. Então, pode ficar tranquilo, não existem riscos ou efeitos colaterais para esta prática. Sendo assim, veja algumas estratégias para fazer auto-hipnose:

Preparação | Autossugestão

Primeiro, se comece sua preparação, encontre um lugar calmo e tranquilo, pode ser até em sua casa. Foque em sua respiração, respire profundamente, segurando e soltando o ar vagarosamente.

Quanto à autossugestão, entenda que o cérebro humano opera de dois modos: reativo e criativo. Ou seja, é acostumado a receber as informações, desaprendendo sobre o processo criativo, somente reagindo à fatores externos.

Portanto, deve se utilizar-se da autossugestão para reprogramar seu cérebro. Para isso, poderá repetir frases que deseja que seu subconsciente absorva, como: “Você aprenderá rápido por sua mente ser competente.”

Técnicas de relaxamento

Em um lugar confortável, deixe seu corpo leve, feche seus olhos e conte devagar de zero a cinco, repetidas vezes. Durante as contagens você se sentirá cada vez mais relaxado.

Em pouco tempo traga a sua consciência o ambiente ao seu redor, sinta-o e, devagar, ainda contando, abra seus olhos. Repita isso por três vezes.

Você sairá do seu “piloto automático” e conseguirá se conectar com seu corpo, por inteiro, alcançando seu sistema nervoso. Em resultado, terá uma sensação de calma, tendo em vista o comando, ainda que inconscientemente, será enviado ao seu cérebro.

Despertar | Finalização

Então, para sair do estado hipnótico, vá com calma, conte de zero a cinco, logo, sua mente inconsciente distribuirá energia ao seu corpo. Em seguida, entrará no modo consciente e alerta.

Agora, lentamente retornará ao seu estado de mente consciente, estique seus braços e pernas e pronto. Possivelmente terá, agora, uma sensação de bem-estar, pode ser que se sinta sonolento, mas isso passará brevemente.

Auto-hipnose para ansiedade

Para prevenção e tratamento do transtorno de ansiedade, a auto-hipnose é um meio bastante eficaz. Simplificadamente, caso você tenha gatilhos que lhe causam uma ansiedade além do normal, diferente de um simples “frio na barriga”, siga as dicas a seguir.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Vale aqui uma pausa. Saiba que existem diversas técnicas para a auto-hipnose. Assim, neste artigo estão sendo reproduzidas somente algumas delas.

    Leia Também:  O que é Regressão em terapia?

    Use sua imaginação

    Dito isso, continuando a técnica deste tópico, lembre-se de uma situação estressante, em que se sentiu muito ansioso.

    Logo após, vá até seu imaginário e mentalize a seguinte situação: ao seu lado existe uma porta mágica, ao abrir, você se depara com uma praia linda e calma. Em meio a brisa do mar e o sol, passará a ficar relaxado.

    Então, aparece uma pessoa com ar iluminado e lhe oferece um copo d’água. Sentirá toda energia positiva dessa pessoa, como, por exemplo, um monge. Ao tomar a água, sentirá que tudo que estava lhe estressando sumiu, e ficará, então, relaxado.

    A partir de agora, seu cérebro assimilará que, ao tomar água, terá sensações de paz e tranquilidade. Ou seja, quando você estiver em uma situação que lhe cause extrema ansiedade, saia por uns instante e beba água. Notará que isso fará total diferença no seu controle emocional.

    Auto-hipnose para emagrecer

    Dentre os benefícios da auto-hipnose, está a mudança dos seus hábitos, inclusive os alimentares. Dentre os pontos-chave, está a possibilidade de trazer sua mente inconsciente à realidade, auxiliando em suas tomadas de decisões do dia a dia.

    Assim, verificará que suas compulsões alimentares diminuirão, pois durante o processo hipnótico, com foco no emagrecimento, direcionará à sua mente ao tema.

    Ou seja, irá sugestionar a sua mente para que em suas decisões futuras, relacionadas à alimentação, consiga tomar o controle sobre suas decisões. Desse modo, ficará saciado com quantidade menor de comida e se sentirá com menos apetite.

    Além disso, terá uma redução em suas questões emocionais em relação peso, como baixa autoestima, sobremaneira com relação a traumas passados.

    Portanto, com técnicas simples e extremamente eficazes, você poderá melhorar sua vida, de várias formas. Veja a íntima relação da sua mente inconsciente sobre a sua realidade. Saber utilizar isso em seu benefício, faz toda a diferença para auto-hipnose.

    Então, gostou de saber um pouco mais sobre os mistérios da mente humana? Caso queira saber mais, conheça nosso Curso de Formação em Psicanálise. Estudar psicanálise lhe trará benefícios como:

    • Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho.
    • Melhora o relacionamento interpessoal: Entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas.

    Além disso, se gostou deste artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Com certeza nos estimulará a seguir produzindo conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    One thought on “Auto-hipnose: o que é, como fazer?

    1. Dependendo de onde more, já que será na rua, mas geralmente é praticado em Orla, se puder, deixe a mente se conectar a paisagem e, a partir daí começará a “chegar” a sua mente informações sobre você ou questões que buscava “por respostas”! Basta um certo grau de vigilia para o Universo “vir a nós”! Poderá ser realizado estes momentos, também, quando a gente esteja demorando a dormir ou acorda e o sono demora um pouco a voltar: ai de olhos fechados (em vigilia “plena “) se reporte a momentos vividos ou que lhe cheguem a mente! Ontem, ouvindo músicas que acentuam emoções, veio momentos vividos pelo meu irmão e nossa mãe e, intercessoes dela nas dificuldades da adolescência e inicio do casamento dele, que ao final me surpreendi pelo fato de parecer eu estar recebendo “sinais” de possível “filme da vida dele”! Aposentado e com esposa trabalhando, tempo ele está tendo de passear pela própria História e, como temos diferença de idade de um ano, presumo ser a razão da “conexão” havida!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.