o que é basorexia

Basorexia: desejo incontrolável de beijar alguém

Posted on Posted in Transtornos e Doenças

Basorexia é um termo usado para descrever uma condição em que a pessoa sente uma obsessão por beijar outras pessoas. Quem sofre com o desejo incontrolável de beijar alguém tem comportamentos impulsivos que podem levar a problemas sociais e psicológicos, como ansiedade e isolamento.  

Nesse sentido, esta condição é muitas vezes descrita como sendo semelhante a um vício, com algumas pessoas sentindo-se compelidas a beijar outras pessoas com frequência. Embora não seja oficialmente reconhecida como uma doença pela comunidade médica, a basorexia afeta muitas pessoas. 

O que é basorexia?  

Como dito, a Basorexia é uma condição em que o indivíduo sente uma compulsão ou desejo incontrolável de beijar alguém. Em outras palavras, o termo foi criado para descrever aqueles que têm uma necessidade quase incontrolável de beijar. 

Em suma, a basorexia acontece quando as pessoas sentem uma necessidade compulsiva de beijar outras pessoas. Embora não seja oficialmente reconhecido como uma doença, a basorexia pode afetar as pessoas e levar a comportamentos impulsivos e problemas sociais e psicológicos. 

Basorexia resumido

O que causa basorexia? 

Esta condição pode ser motivada por diferentes fatores, como, por exemplo, ansiedade, distúrbios de humor ou distúrbios de personalidade. Pessoas com basorexia tendem a beijar demais, tanto pessoas conhecidas como desconhecidas, e às vezes até mesmo objetos.  

Em outras palavras, embora os pesquisadores ainda não tenham conseguido identificar as causas exatas da síndrome, acredita-se que desejo de beijar alguém, incontrolavelmente, possa ser desencadeado por transtornos mentais, como, por exemplo: 

  • obsessivo-compulsivo; 
  • bipolar; 
  • personalidade limítrofe;  
  • ansiedade social. 

Defina basorexia pelos sintomas 

A basorexia é diferente de outras formas de beijar, como o beijo romântico ou o beijo de amizade. Ou seja, os beijos associados à basorexia geralmente são mais intensos ou intensificados, e as pessoas afetadas podem sentir uma forte necessidade de beijar outras pessoas.  

Dentre os principais sintomas da basorexia, estão: 

  • sentimentos de impulso incontrolável 
  • desejo intenso de beijar alguém e  
  • sentimentos de culpa e vergonha; 
  • Aumento da produção de saliva; 
  • Sensação de boca seca; 
  • dificuldade para engolir; 
  • sensação de que a boca fica aberta; 
  • movimentos involuntários da língua; 
  • aumento da quantidade de saliva na boca 
  • incapacidade de falar fluentemente; 
  • problemas de equilíbrio; 
  • dificuldade de concentração; 
  • Irritabilidade; 
  • distúrbios do sono; 
  • sensação de queimação na boca. 

Muitas vezes, as pessoas afetadas pela basorexia sentem-se desconfortáveis quando não estão beijando outras pessoas, levando-a a comportamentos impulsivos. Como, por exemplo, de beijar desconhecidos em público ou beijar alguém sem o seu consentimento. Em resultado, a pessoa pode sofrer sérios problemas sociais e psicológicos, como ansiedade e isolamento. 

Tratamento para Basorexia 

Não existem tratamentos oficialmente reconhecidos para a basorexia, mas alguns especialistas acreditam que a terapia comportamental e a terapia cognitivo-comportamental podem ajudar as pessoas a controlar os comportamentos compulsivos.  

Além disso, os medicamentos antidepressivos podem ser prescritos para aliviar os sintomas de ansiedade associados à basorexia. 

Nesse ínterim, o tratamento desejo incontrolável de beijar alguém pode ajudar a abordar outros distúrbios de saúde mental que podem estar a ele associados. 

Como saber se o desejo de beijar alguém pode ser basorexia? 

Contudo, o simples desejo de beijar alguém não significa que você sofre de basorexia, que é um transtorno psicológico caracterizado pela compulsão de beijar outras pessoas. Ou seja, de forma totalmente descontrolada e impulsiva. Portanto, lembre-se: ter o desejo de beijar é normal e saudável, já a basorexia é uma condição que necessita de tratamento psicológico. 

Desse modo, se você sente um desejo intenso e persistente de beijar alguém, onde passa a agir de forma impulsiva, pode ser um sinal de basorexia. Outros sinais incluem a necessidade de beijar várias pessoas, beijar compulsivamente e até mesmo sentir-se incompleto sem beijar alguém. Então, se você apresenta estes sintomas, saiba que pode sim estar sofrendo de basorexia, sendo necessária ajuda profissional. 

A teoria do impulso de Freud 

Primeiramente, para entender mais sobre como os impulsos humanos, vale a pena entender a Teoria do Impulso de Freud. Para o pai da psicanálise, a psique humana é estruturada pela sexualidade, o inconsciente e as pulsões. Nesse sentido, a pulsão é definida como a força que surge na fronteira entre o psíquico e o corporal, a partir da excitação de um órgão.  

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Desse modo, a pulsão, diferentemente da necessidade, que é provocada por um déficit, a pulsão é uma força constante que possui um efeito sobre o psíquico e não pode ser evitada. Ao mesmo tempo, é a fonte de motivação para o comportamento humano, pois é direcionada à satisfação dos desejos e à busca do prazer. 

    Além disso, a teoria do impulso de Freud diz que a manifestação de desejos inconscientes pode ser o resultado de um impulso interior para satisfazer esses desejos. Essa teoria baseia-se na ideia de que as pessoas têm um impulso interior para satisfazer seus desejos, que é reprimido pela consciência. 

    Nesse sentido, Freud acreditava que, quando esse impulso é reprimido, pode levar a problemas de saúde mental e comportamento. Contudo, a teoria do impulso de Freud também explica como as memórias inconscientes e os traumas podem influenciar o comportamento. 

    Quer aprender mais sobre Psicanálise? 

    Se você chegou até o final deste artigo, provavelmente gosta de entender como funciona a mente humana, então, convidamos você a conhecer nosso curso de psicanálise. Antes de tudo, saiba que a Psicanálise é uma importante ferramenta para entender a psique humana.  

    Assim, a Psicanálise é uma abordagem de estudo que se concentra na conscientização e compreensão dos motivos inconscientes que estão por trás dos nossos comportamentos. 

    Pois, em suma, o estudo da psicanálise oferece uma compreensão abrangente das forças inconscientes que afetam a mente humana e, assim, ajuda na compreensão do comportamento das pessoas.  

    basorexia impulso Freud

    Em outras palavras, A Psicanálise é uma abordagem de estudo da mente humana que se concentra na conscientização e compreensão dos motivos inconscientes que estão por trás dos nossos comportamentos. Dessa forma, com o curso você terá benefícios em diversos aspectos de sua vida, como, por exemplo: 

    • Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho.  
    • Melhora o relacionamento interpessoal: Entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. Portanto, o curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas.  
    • Ajuda na solução de problemas corporativos: a psicanálise pode ser um grande auxílio para identificar e superar problemas corporativos, melhorando, desse modo, a gestão de equipes e o relacionamento com clientes.  

    Se você gostou deste artigo, não se esqueça de mostrar seu apoio clicando em ‘curtir’ e compartilhando nas suas redes sociais. Assim, nos motivará a produzir conteúdo de qualidade para o nosso público. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.