o que é basorexia

Basorexia: desejo incontrolável de beijar alguém

Posted on Posted in Transtornos e Doenças

Basorexia é um termo usado para descrever uma condição em que a pessoa sente uma obsessão por beijar outras pessoas. Quem sofre com o desejo incontrolável de beijar alguém tem comportamentos impulsivos que podem levar a problemas sociais e psicológicos, como o transtorno de ansiedade e o isolamento.  

Nesse sentido, esta condição é muitas vezes descrita como sendo semelhante a um vício, com algumas pessoas sentindo-se compelidas a beijar outras pessoas com frequência. Embora não seja oficialmente reconhecida como uma doença pela comunidade médica, a basorexia afeta muitas pessoas. 

O que é basorexia?  

Como dito, a basorexia é uma condição em que o indivíduo sente uma compulsão, uma necessidade repentina ou um desejo incontrolável de beijar alguém.

Ela acontece quando as pessoas sentem uma necessidade compulsiva de beijar outras pessoas.

Embora não seja oficialmente reconhecido como uma doença, a basorexia pode afetar as pessoas e levar a comportamentos impulsivos e problemas sociais e psicológicos. 

Basorexia resumido

O que causa basorexia? 

Esta condição pode ser motivada por diferentes fatores, como, por exemplo, ansiedade, distúrbios de humor ou distúrbios de personalidade. Pessoas com basorexia tendem a beijar demais, tanto pessoas conhecidas como desconhecidas, e às vezes até mesmo objetos.  

Em outras palavras, embora os pesquisadores ainda não tenham conseguido identificar as causas exatas da síndrome, acredita-se que desejo de beijar alguém, incontrolavelmente, possa ser desencadeado por transtornos mentais, como, por exemplo: 

  • obsessivo-compulsivo; 
  • bipolar; 
  • personalidade limítrofe;  
  • ansiedade social. 

Defina basorexia pelos sintomas 

A basorexia é diferente de outras formas de beijar, como o beijo romântico ou o beijo de amizade. Ou seja, os beijos associados à basorexia geralmente são mais intensos ou intensificados, e as pessoas afetadas podem sentir uma forte necessidade de beijar outras pessoas.  

Dentre os principais sintomas da basorexia, estão: 

  • sentimentos de impulso incontrolável 
  • desejo intenso de beijar alguém e  
  • sentimentos de culpa e vergonha; 
  • Aumento da produção de saliva; 
  • Sensação de boca seca; 
  • dificuldade para engolir; 
  • sensação de que a boca fica aberta; 
  • movimentos involuntários da língua; 
  • aumento da quantidade de saliva na boca 
  • incapacidade de falar fluentemente; 
  • problemas de equilíbrio; 
  • dificuldade de concentração; 
  • Irritabilidade; 
  • distúrbios do sono; 
  • sensação de queimação na boca. 

Muitas vezes, as pessoas afetadas pela basorexia sentem-se desconfortáveis quando não estão beijando outras pessoas, levando-a a comportamentos impulsivos.

Como, por exemplo, de beijar desconhecidos em público ou beijar alguém sem o seu consentimento. Em resultado, a pessoa pode sofrer sérios problemas sociais e psicológicos, como ansiedade e isolamento. 

Tratamento para Basorexia 

Não existem tratamentos oficialmente reconhecidos para a basorexia, mas alguns especialistas acreditam que a terapia comportamental e a terapia cognitivo-comportamental podem ajudar as pessoas a controlar os comportamentos compulsivos.  

Além disso, os medicamentos antidepressivos podem ser prescritos para aliviar os sintomas de ansiedade associados à basorexia. 

Nesse ínterim, o tratamento desejo incontrolável de beijar alguém pode ajudar a abordar outros distúrbios de saúde mental que podem estar a ele associados. 

Como saber se o desejo de beijar alguém pode ser basorexia? 

Contudo, o simples desejo de beijar alguém não significa que você sofre de basorexia, que é um transtorno psicológico caracterizado pela compulsão de beijar outras pessoas. Ou seja, de forma totalmente descontrolada e impulsiva.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Portanto, lembre-se: ter o desejo de beijar é normal e saudável, já a basorexia é uma condição que necessita de tratamento psicológico. 

    Desse modo, se você sente um desejo intenso e persistente de beijar alguém, onde passa a agir de forma impulsiva, pode ser um sinal de basorexia.

    Outros sinais incluem a necessidade de beijar várias pessoas, beijar compulsivamente e até mesmo sentir-se incompleto sem beijar alguém.

    Então, se você apresenta estes sintomas, saiba que pode sim estar sofrendo de basorexia, sendo necessária ajuda profissional. 

    A teoria do impulso de Freud 

    Primeiramente, para entender mais sobre como os impulsos humanos, vale a pena entender a Teoria do Impulso de Sigmund Freud. Para o pai da psicanálise, a psique humana é estruturada pela sexualidade, o inconsciente e as pulsões.

    Nesse sentido, a pulsão é definida como a força que surge na fronteira entre o psíquico e o corporal, a partir da excitação de um órgão.  

    A pulsão se apresenta como uma força constante, que atua incansavelmente sobre o psiquismo, diferenciando-se da necessidade, a qual surge a partir de um déficit. É uma presença incontornável que molda nossas experiências internas, impossível de ser ignorada ou evitada.

    Ao mesmo tempo, é a fonte de motivação para o comportamento humano, pois é direcionada à satisfação dos desejos e à busca do prazer. 

    Além disso, a teoria do impulso de Freud diz que a manifestação de desejos inconscientes pode ser o resultado de um impulso interior para satisfazer esses desejos.

    A teoria se apoia na noção de que dentro de cada um de nós existe um impulso intrínseco, um anseio para realizar nossos desejos mais profundos. No entanto, é a consciência que muitas vezes reprime essa força, mantendo-a sob controle em um delicado jogo de equilíbrio interno.

    Nesse sentido, Freud acreditava que, quando esse impulso é reprimido, pode levar a problemas de saúde mental e comportamento. Contudo, a teoria do impulso de Freud também explica como as memórias inconscientes e os traumas podem influenciar o comportamento. 

    basorexia impulso Freud

    Considerações finais sobre a basorexia

    Se você chegou até o final deste artigo, provavelmente gosta de entender como funciona a mente humana, então, convidamos você a conhecer nosso Curso Online de Psicanálise 100% EAD.

    Se você gostou deste artigo, não se esqueça de mostrar seu apoio clicando em curtir e compartilhar nas suas redes sociais. Assim, nos motivará a produzir conteúdo de qualidade para o nosso público!  

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *