Cansada de tudo: como reagir?

Posted on Posted in Psicanálise, tratamento

Às vezes nos encontramos em uma situação em que definimos como cansada de tudo. Muitas vezes não conseguimos olhar para o futuro e nos ver lá, de modo que ele parece desesperador. É uma situação sufocante que nos aprisiona e esmaga. Só quem já se sentiu assim sabe como é difícil seguir em frente.

Nesse sentido, o estar cansada de tudo pode ser resultado de um problema muito mais profundo. Contudo, para chegarmos nesse tópico, precisamos entender o que é cansaço, tristeza e desânimo. Isso é importante, pois vamos entender o quão profundo estes sentimentos estão em nós.

Depois disso, iremos conversar com você sobre o estar cansada de tudo em si e como superar isso.

O que é cansaço

Para iniciarmos nossa conversa é importante a gente entender o que é o cansaço. A palavra é um substantivo masculino e se olharmos o dicionário vamos encontrar definições como:

  • no sentido figurado significa que alguém está entediado com algo;
  • não ter disposição e energia para fazer alguma coisa. Ou seja, isso iria decorrer de ter se cansado ou por excesso de esforço anterior.
  • é uma fadiga ou fraqueza, seja ela física ou mental, causada por uma doença, pelo excesso de exercício ou de trabalho.

O cansaço pode ser também o resultado do mal descanso. Afinal, nossa mente e músculos precisam de tempo para se recuperarem dos esforços que fazemos.

Nesse sentido, precisamos permitir que nossa mente descanse o suficiente para organizar os pensamentos e recarregar suas energias.

Contudo, se não proporcionamos isso, há uma tendência de que a pessoa comece a se sentir muito esgotada e desanimada. Assim, em pouco tempo, isso vai ter tanta força que seremos uma bomba relógio pronta pra explodir.

Diferença entre cansaço físico e cansaço mental

É preciso entender que é normal se sentir cansado após um dia de muito trabalho. Assim sendo, é preciso que tenhamos nosso tempo de descanso para nos recuperarmos. Porém, é preciso ter cuidado, para que isso não seja algo extremo.

Existe uma confusão ainda quando se trata de cansaço físíco. Portanto, para entendermos essa diferença vamos falar o que é e os sintomas de cada tipo de cansaço

Cansaço físico

O esgotamento físico está associado ao desgaste excessivo. Ou seja, esse desgaste é resultado de hábitos destrutivos como ficar horas no trânsito ou trabalho, ser sedentário, dormir pouco e se alimentar mal.

Os principais sintomas são:

  • dores musculares;
  • desmotivação;
  • gripes;
  • resfriados;
  • problemas no estomago; e
  • distensão muscular;

Além disso, pode interferir no desejo sexual ou pode ser também sintomas de outras doenças como apneia, diabetes, doenças cardíacas e infecções.

Cansaço mental:

Esse cansaço é ocasionado pela falta de inteligência emocional. Dessa forma, a maneira com que lidamos com os problemas e situações da vida podem provocar um desequilíbrio emocional em nós.

Portanto, os principais sintomas desse cansaço emocional são a falha de memória, dificuldade de concentração, insônia, ansiedade, e irritabilidade.

Além disso, a pessoa que está nessa situação chora facilmente, sente falta de prazer e está angustiada de forma constante.

É importante pontuar que um cansaço pode ser a causa do outro cansaço. Ou seja, o cansaço físico pode levar ao cansaço emocional e vice-versa.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Assim sendo, precisamos cuidar do nosso corpo e da nossa mente, pois esses cansaços podem levar a doenças graves.

    O que é desânimo

    Considerando que quando nos sentimos cansadas de tudo sentimos um desânimo extremo, vamos falar sobre isso. O desânimo é um substantivo masculino e, assim como no cansaço, vamos ver como o dicionário o define.

    1. A ausência de entusiasmo, de vontade, de coragem.
    2. A característica de quem está sem ânimo.

    É interessante ver que estamos em uma época que parece que o desânimo se tornou uma epidemia. Todos os dias encontramos pessoas que perderam o ânimo e a vontade se seguir. Ele pode ser resultado de frustrações vividas, metas não alcançadas.

    Compreendendo o desânimo mais a fundo 

    Às vezes criamos expectativas demais sobre coisas e pessoas, e o mundo não acontece como queremos. Contudo, ao invés de mudar a perspectiva, abraçamos a frustração e projetamos isso a tudo que virá.

    Nesse sentido, é normal sentir desânimo, afinal somos humanos e criamos expectativas. No entanto, é preciso aprender a lidar com isso. Assim como o cansaço, o desânimo pode culminar em doenças graves e se difere da preguiça.

    Diferença entre desânimo e preguiça

    A preguiça é passageira e tende a ser um momento em que o corpo está recuperando sua vitalidade. Após isso, nosso corpo está pronto para continuar. Já o desânimo vem acompanhado de questionamentos, preocupações e perda da vontade de viver. Dessa forma, é algo que nos afeta mais e por mais tempo.

    Para a gente poder saber qual é o sentimento que nos assola, devemos analisá-los. Se pensamentos ruins estiverem envolvidos, pode ser um sinal de que o que estamos enfrentando é o desânimo.

    O que é tristeza

    Agora, o que é a tristeza? Ela é um substantivo feminino que tem origem no termo latino tristitia. Essa palavra era usada para designar um “estado de desânimo” ou “aspecto infeliz”.

    Portanto, tristeza é um sentimento e condição típica dos seres humanos, caracterizado pela falta da alegria, ânimo, disposição e outras emoções de insatisfação. No dicionário podemos ler que a tristeza é:

    • falta de energia e melancolia;
    • qualidade ou condição de triste;
    • estar sem alegria;
    • situação onde a tristeza e a melancolia permanecem.

    Nós todos já ficamos tristes, pois estar triste é uma condição natural a raça humana. Porém, ela pode se apresentar em diferentes graus de intensidade. Ou seja, pode ser algo passageiro, ou pode persistir e ser mais e mais profundo.

    Esse sentimento pode ser desencadeado por vários motivos, como uma desilusão amorosa, a morte de alguém, ou qualquer experiencia negativa. Ademais, entre os sintomas da tristeza estão a falta de vontade, o desânimo, e falta de convívio social.

    Estar cansada de tudo pode ser sinal de uma doença mais profunda

    Como dissemos antes, esses três sentimentos em níveis mais altos podem originar doenças graves. Uma dessas doenças é o transtorno da depressão. É complicado dizer que a depressão foi originada pelas três, ou se as três apareceram depois como sintoma.

    O fato é: a pessoa que tem depressão sente-se extremamente cansada, triste e desanimada. Há outros sintomas como a irritação, falta de esperança, culpa, pensamentos suicidas e outros. Mas o ponto é que quando a depressão está em um nível mais profundo, a pessoa se sente cansada de tudo.

    Saiba mais…

    Quantas vezes a gente se sente inútil ou a causa de todo o sofrimento do mundo, não é? Como não imaginar que os outros seriam mais felizes sem estarmos “atrapalhando”? Nós sabemos como esses pensamentos nos abraçam e preenchem nossas vidas. Porém, isso não é a verdade. A verdade é que a gente está aqui, estamos vivos e temos capacidade e direito de sermos felizes.

    É muito difícil acreditar nisso, afinal a nossa mente criou uma verdade oposta a isso. Contudo, nós precisamos saber que nem sempre nossa mente encara a realidade como ela é. Nós entendemos de verdade como é não ter perspectivas e se sentir uma pessoa horrível, mas isso tem cura.

    Afinal, doenças tem tratamento. Quando você está com gripe forte, você precisa ir ao médico, certo? Então quando estamos com depressão precisamos procurar ajuda. Há profissionais preparados para ajudar a lidar com esses sentimentos e nos ajudar a seguir. Veja algumas dicas de como reagir a esse período tão difícil de nossas vidas.

    Dicas para reagir quando estiver cansada de tudo

    1. Se ame: Esse é o passo mais importante para mudarmos de vida. Pois é quando nós amamos e reconhecemos nossas qualidades e defeitos, que podemos amar os outros. Consequentemente, podemos sair do estado em que vemos a vida apenas de uma perspectiva negativa. Vamos buscar viver o amor, porque merecemos isso.

    2. Saia de casa: Segundo pesquisas, o contato com os raios solares faz com que o corpo libere endorfina, ou seja, o hormônio da alegria.

    3. Alimente-se bem: Crie rotinas de cuidados com seu corpo. Comece a encará-lo como um templo que te sustenta e invista em uma alimentação saudável e balanceada. Isso trará mais força para seu corpo e, consequentemente, para você.

    4. Faça exercícios: Praticar exercícios ajuda no tratamento da depressão, pois, como o sol, liberam endorfina e serotonina.

    5. Ocupe sua mente: Quando estamos ocupadas não deixamos que os sentimentos ruins cheguem a nós facilmente. Nos mantermos ativos nos ajudará a desfrutar melhor da vida e das experiências que surgem.

    6. Faça planos: Nós sabemos que é difícil, mas é preciso ter sonhos e estabelecer metas. É isso que nos trará animo para acordar todos os dias e lutar. Assim, se você se sente frustrada por algo do passado, entenda que as experiências são únicas.

    Isso significa que não é porque foi assim antes que o será de novo. Todas as pessoas que hoje tem sucesso, são felizes, já se frustraram. Se elas conseguiram, você também consegue. Nós conseguimos!

    Considerações finais

    Esperamos que esse artigo tenha te ajudado. Saiba que você não está sozinha e que às vezes a vida é cruel, mas tudo são fazes. É como um grande vídeo game, ou um livro de romance. Para chegar a vitória e o felizes para sempre a gente precisa enfrentar cada capítulo.

    Busque ajuda se estiver pesado demais, foque em você, se priorize. Faça o que você ama, ou que você sente que te trará brilho. Você é forte, você é capaz, você chegou até aqui e merece ser feliz.

    Para saber como lidar com uma pessoa sofrendo cansada de tudo, você pode fazer nosso Curso Online de Psicanálise Clínica. Confira o conteúdo, se matricule, e espalhe as boas novas sobre um tratamento efetivo para o problema!

    14 thoughts on “Cansada de tudo: como reagir?

    1. ,percebi exatamente sobre cada uma delas, muito obrigada

    2. Uau! Não sei se é porque eu cheguei no fundo do poço, mas essa leitura me fez enxergar de um jeito tão fácil, que eu consegui até enxergar um pouco de esperança no fim do túnel! Voltei até a respirar
      Textos assim deveriam fazer mais sucesso do que aqueles sites de frases, que só descem a gente mais fundo no poço!

    3. Obrigada pelo texto, me mostrou que preciso de ajuda.

    4. Valéria Silva dos Santos disse:

      Amei o texto, embora esteja passando por depressão o texto mostrou que isso não define meu ou o que eu sou e serei no futuro. Muito obrigada!

    5. MARIA APARECIDA SANTOS disse:

      Obrigada. Quando li,já estava chorando. Achei esse texto buscando ajuda mesmo. Porém , muitas das coisas já faço pra tentar vencer a depressão, porém , continuo mal em relação a continuar vivendo. Não consigo ver mais razão em estar aqui. Já criei os filhos , todos encaminhados e agora percebo , que sou só um .fardo na vida de cada um. Até já questiono se é depressão ou se é realidade mesmo, de que , chega uma certa idade e pra nada mais servimos e aqui estamos só para atrapalhar . As pessoas ao meu redor mostram isso ; que sou um fardo. Cansada, muito cansada.

      1. Você não é um fardo, cada pessoa no mundo é especial. E eu tenho certeza que seus filhos te amam muito e sem você eles não veriam sentido na vida.

      2. Alberto G. S. Bettencourt disse:

        A senhora é única e especial para CRISTO e para todos que Valorizam os Seus Ensinamentos!!
        Ninguém tem o direito de interromper a sua vida, pois só DEUS pode confirmar se já Fez tudo o que Precisava por intermédio de certa pessoa, assim como Saber se a mesma já Desfrutou de tudo o que Reservou para a vida da mesma, apesar da idade, avançada ou não!! DEUS lhe Ama!!!
        Valorize o Dom da Vida a si Confiado e com a dose certa de responsabilidade, Desfrute abundantemente!!

    6. Amei o texto! Me fez sentir muito melhor!!! Obrigada!

    7. Olha, acerta quando diz sobre o desanimo, mas essa dicas ai não servem pra nada. Ridículo, so posso ter muita raiva desse texto e dizer o tanto que e superficial, o que todo mundo diz e repete.

    8. Ando muito cansada ,as vezes acho que não servia para ser mãe,ser casada,pois não me considero uma boa mãe e nem uma boa esposa.
      Ando tão cansada, fadigada de tantas coisas,parece que a esperança não existe mais,na verdade eu tenho mas logo em segundos ela é perdida
      Quero e preciso que seja só uma fazer e que logo irá passar ,em nome de Jesus

    9. Fabiana cristina alves disse:

      Esse texto descreve exatamente como me sinto…no fundo do poço totalmente desanimada infeliz e triste sem forças para caminhar. Eu preciso de ajuda, procuro ler pois, nso consigo me abrir com ninguém. Parece que ninguém enxerga a tristeza estampada em meu rosto, ou faz que não vê!

    10. Nossa, chorei ds ler, tô com o mesmo sentimento!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *