clinicar-psicanalista-como-onde-quando

Onde, Quando e como Clinicar como Psicanalista?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise
Neste artigo, vamos responder quando, onde e como clinicar como Psicanalista, isto é, como montar sua clínica de psicanálise e começar a atuar. 
Mesmo você gostando da ciência psicanalítica, pode ser que você tenha outra profissão, ou se decida por adiar o início de seus atendimentos, ou começar gradualmente.
Mesmo assim, a Psicanálise mudará definitivamente sua forma de ver a si, os relacionamentos e os comportamentos humanos! E você ajudará a si a outras pessoas sem que perceba!
Nada impede que, no futuro, você monte sua clínica (ou mesmo clinique em um espaço já existente, de outra clínica, coworking ou de uma instituição), mesmo que seja em tempo parcial, ajudando pessoas e obtendo uma renda extra.
Em artigo anterior, nós listamos os 5 motivos que levam nossos alunos a quer se formar em nosso Curso (clique para ver). Você verá que “clinicar” é apenas UMA das opções.

O que um Psicanalista Faz?

O psicanalista tem um papel muito eficiente no auxílio do cliente. Nesse contexto, trazendo à tona lembranças, sonhos, figura simbólicas com o objetivo de ajudar o paciente a se livrar dos medos, dores ou traumas.

Assim, o Psicanalista tem por objetivo interpretar como o histórico do visitante está afetando a sua vida. Dessa forma, observará como ele pode fornecer caminhos para que o cliente se livre disto.

Além disso, o profissional formado em Psicanálise ajuda o cliente a se conhecer melhor. Com o apoio do psicanalista que se dispõe a ouvir e entender seus sentimentos.

Desta forma, o analisado pode criar uma ideia sobre si mesmo e a sua situação, dando brecha para o terapeuta agir. Este, por sua vez, poderá orientar o que o paciente pode fazer por si para o futuro, motivando-o a buscar respostas e as causas daquela dor.

Quando, Onde e como Clinicar como Psicanalista?

Eis a questão: eu me formei; e agora, como clinicar?
O ideal é que, após concluído o nosso Curso de Formação, você analise o momento em que você se sente pronto para clinicar.
Você pode começar aos poucos, com baixo investimento: como sócio em uma clínica existente. Ou pagando apenas a hora utilizada de um coworking de consultórios (existem vários desses em praticamente todas as médias e grandes cidades do Brasil).
No início, além dos coworkings (seu trabalho remunerado), você pode atender como voluntário, em espaços comunitários já existentes (seu trabalho voluntário), como associações de moradores, ONGs, igrejas, escolas etc.
A Psicanálise é um diferencial para profissionais que lidam com pessoas: área de docência, administração, direito, saúde, jornalismo, negócios, artes etc.
Além disso, a Psicanálise é a mais relevante ciência interpretativa da existência humana, do autoconhecimento e dos fenômenos comportamentais. Sem dúvida, nenhuma ciência humana foi mais decisiva nos últimos 200 anos que a Psicanálise.

Responsabilidade do Psicanalista

Ao Tornar-se um Psicanalista é importante ter algumas responsabilidades. até porque, quem resolve clinicar passa a lidar diretamente com pessoas, podendo ou não influenciá-las.

Por isso, se você quer se tornar um Psicanalista, mas não se sente seguro para atender em clínica, não se preocupe. Aprender sobre o funcionamento da mente humana é útil para qualquer pessoa. É uma fonte de autoconhecimento que você pode aplicar no dia-a-dia da família, no trabalho, na criação dos filhos e na sua evolução pessoal.

Ninguém é obrigado a trabalhar diretamente como psicanalista, principalmente se sentir-se desconfortável para fazer um estágio em psicanálise.

Leia Também:  Curso para Psicanalista, qual fazer?

Em certas profissões, o conhecimento sobre psicanálise pode ser um grande diferencial. Um professor que conhece sobre fenômenos comportamentais pode ter mais sucesso com o desempenho de sua turma, por exemplo.Um advogado também, já que pode usar seus conhecimentos sobre a mente para deixar seus argumentos ainda mais completos.

Nesse contexto, é interessante observar o trabalho de alguém que faz o mesmo trabalho que você quer exercer.

Para profissionais que querem se destacar em suas áreas, é possível fazer um curso EAD. Assim, poderá fazer os próprios horários distribuídos em até dois ou três anos, dependendo da grade curricular. Já nos primeiros módulos, o aluno tem acesso a conhecimentos que já vão contribuir para autoconhecimento e aplicações na vida pessoal e profissional.

O Que Pode e o Que não Pode Fazer um Psicanalista?

Como Psicanalista, você não poderá  prescrever medicamentos (reservado aos médicos) nem adotar outras abordagem da psicologia (reservado aos psicólogos).
Seguindo o método da psicanálise, que você aprenderá em nosso Curso On-Line de Formação em Psicanálise Clínica, você estará apto a ser um profissional Psicanalista.
A profissão de Psicanalista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50, de 09/02/02, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso 257/57).

 

14 thoughts on “Onde, Quando e como Clinicar como Psicanalista?

  1. Show de bola!
    Estou adorando o curso!
    Sou formado em Letras e especialista em Eneagrama!
    Obrigado pela oportunidade!
    Gratidão a vcs da Psicanálise Clínica!
    Parabéns!Recomendo a todos!

  2. Excelente!
    Além de uma formação consistente e muito bem acompanhada para clinicar como Psicanalista, também através do curso pude compreender mais sobre mim mesmo e me auto ajudar a superar alguns problemas de ordem pessoal.

  3. Muito bom. Vou começar o curso muito em breve. Sou teologo e pastor evangélico e trabalho no CAPS

    1. Olá, Manoel, obrigado por sua mensagem! Ambas as abordagem têm merecido mais destaque e respeito. Entendemos que são linhas complementares, sendo a constelação uma abordagem principalmente de grupo voltada para reflexões sobre relacionamentos (especialmente familiares), com uma abordagem breve e focada via de regra em uma questão por vez, e a Psicanálise é uma abordagem de mais longo prazo e que busca considerar diversas dimensões do sujeito.

    1. Olá, Vivian, tudo bem? Obrigado por sua mensagem.
      Pode sim. Como requisito, nosso Curso requer que o aluno tenha concluído ou esteja cursando ensino superior, em qualquer área.
      Bem-vinda! Encontramos você no interior de nossa área de membros!
      Equipe Psicanálise Clínica

  4. Sou formada em recursos humanos e faço pós graduação em psicologia organizacional do trabalho. Posso ser psicanalista?

    1. Sim, Laís, você pode se formar e atuar como psicanalista! A Formação em Psicanálise é aberta a qualquer profissional com ensino superior completo ou em andamento, em qualquer área. No seu caso, especialmente por lidar com relações interpessoais e desenvolvimento de pessoas, a Psicanálise fará toda a diferença! Aguardamos sua inscrição. Você será bem-vinda para estudar conosco. Gratidão! Equipe Psicanálise Clínica.

  5. Está è una grande oportunidade pra mim que trabalho direttamente com pessoas. Sou presidente de uma Associacão para a Familia na Italia, Pastora senior. Agradeco o team de Psicanalise Clinica. Vou enriquecer o meu chamado.

    1. Maria Isabel, gratidão pelo seu contato! Continue nos acompanhando e, sentindo-se chamada, inscreva-se em nosso Curso, para aprofundamento. Equipe Psicanálise Clínica

  6. Olá,bom dia!
    Sou Formado em: Psicologia e teologia,sou pós-graduado em: Docência do Ensino Superior,Sou Mestre em Teologia,tenho Doutorado em: Ciências da Educação e Teologia.
    Sou Reitor/Presidente
    Das Faculdades FIC
    Quero fazer Psicanálise com vocês.

  7. Sobre Constelação, concordo com a explanação dada ao Manoel ; pelo seu imediatismo o formato das Constelações tende a ser similar ao das terapias breves; as frases de soluções tb tendem a se diluírem num contexto temporal mais aberto, se aproximando assim da psicanálise. Sou Constelador e pretendo de alguma forma unir as 2 técnicas em meu futuro trabalho psicanalítico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 14 =