como não criar expectativas amorosas

Como não criar expectativas amorosas e profissionais

Posted on Posted in Comportamento

As expectativas fazem parte de diversos momentos da pessoa, inerente ao ser humano e dificilmente conseguimos evitá-las. O que podemos aprender é como não criar expectativas a fatos que não podemos mudar ou que nos causarão profundas frustrações.

Geralmente as expectativas acontecem quando projetamos no outro algo para suprir nossas necessidades, sobremaneira emocionais. Então, aprender a lidar com o “não” pode ser mais difícil do que se imagina. Por isso, daremos aqui algumas dicas que podem lhe ajudar nesse processo de evolução interior.

Como não criar expectativas amorosas?

A maioria de nossas expectativas giram em torno do comportamento dos outros, e elas são enormes quando falamos de relacionamentos, principalmente os amorosos. Quem nunca teve aquele friozinho na barriga em um encontro, imaginando como o outro reagirá?

E se não tivermos equilíbrio, acaba nos trazendo angústias e ansiedades que, muitas vezes, são por motivos infundados. Sendo assim, aprender como não criar expectativas amorosas é primordial. Mas, afinal, como fazer isso? Antes de tudo, você não pode projetar no outro um “modelo” de relacionamento que você criou em sua mente.

As pessoas são diferentes e se comportam a sua maneira. Saber como não criar expectativas é mais sobre você ter equilíbrio sob suas emoções e ter resiliência para lidar com as frustrações. As decepções farão parte de sua vida, tudo são ciclos e você deve estar aberto ao novo, pois todas experiências são aprendizados para o amanhã.

Como não criar expectativas profissionais?

Embora para alguns possa ser desconfortável, mas a frase “ninguém é insubstituível” é mais pura verdade. No meio profissional o mercado é acirrado, na grande maioria das profissões. E saber como não criar expectativas é o que lhe dará força e coragem para superar quaisquer decepções na vida profissional.

Tanto que comumente as empresas selecionam seus profissionais por suas habilidades e experiências pessoais, sendo o histórico acadêmico um complemento. Assim, para saber como não criar expectativas profissionais, importante que mantenha o controle da ansiedade, focando-se unicamente no agora.

Principalmente no primeiro dia de trabalho, criamos em nossa mente um ambiente, tarefas e colegas de trabalhos ideais, o que possivelmente gerará frustrações logo no início. Nesse ínterim, uma dica é não tirar conclusões de pronto e concentre-se em realizar as suas tarefas, da melhor forma possível.

Dicas para lidar com suas expectativas

Amor-próprio e autoestima

Quando colocamos expectativas sobre algo ou alguém acabamos inseguros e com baixa autoestima, oque pode causar sentimentos de não ser “suficientemente bom”. Assim, aprender como não criar expectativas envolve um processo de autoconhecimento e exercício do amor-próprio. Lembre-se: podemos ser o que quisermos.

Tenha resiliência

Ser resiliente é saber lidar com as adversidades da vida, se adaptando a lugares e situações, sem se apegar e ter medo de novas oportunidades. Não se cobre tanto, imprevistos acontecem e você devem enxergá-los como desafios e experiências, não problemas.

Respeite as decisões dos outros e aceite as diferenças

As pessoas diferem umas das outras, cada uma tem suas histórias, sonhos e percepções sobre a vida. Assim, saber como não criar expectativas é entender que dificilmente será como você quer. Desse modo, deverá aprender a respeitar o comportamento do outro, conviver e aceitar as diferenças.

Não tente prever as reações do outro

Isso é impossível! Saiba que ninguém muda ninguém, sendo assim, nunca você saberá como o outro reagirá às situações. Saiba deixar as coisas fluírem, as suas emoções não podem estar no controle, pois precisamos ter limites em nossas ações. Ninguém vai mudar só por que você quer, isso não acontece.

Tenha expectativas reais

Sua realidade pode mudar, porém, importante que tenha os “pés no chão“, sonhe com algo tangível, viver o mundo perfeito, como o da internet, é viver em fantasia. Sendo assim, tenha uma percepção realista sobre a vida, assim aprenderá como não criar expectativas e se frustrar.

O que pode lhe ajudar é ter objetivos claros e definidos, agindo para alcançá-los. Ter metas a curto, médio e longo prazos lhe trarão mais chances de sucesso e prosperidade.

Leia Também:  Criança agressiva: a agressividade infantil segundo a psicologia

Aprender a lidar com a derrota

O “não” já temos, cabe a nós ir em busca do “sim”. E isso depende de você, de como lida com as derrotas e segue. Esforço e dedicação são a receita para o sucesso, ninguém chega a lugar algum esperando que as pessoas ou o universo girem em torno das suas expectativas. Tudo é ação e reação.

Ao criar expectativas pelo tão esperado “sim” fará com que a derrota lhe cause problemas maiores, como tristeza, angústia e ansiedade. Por isso, necessário que você esteja sempre preparado e entenda que as derrotas fazem parte de todo processo, qualquer que o seja.

Todos nós temos altos e baixos e cada um tem suas próprias frustrações e arrependimentos, envolvendo suas derrotas. O que as difere é a coragem para o amanhã, de se reinventar e se adaptar a cada realidade vivida.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Sessões de terapia | Procurar ajuda profissional ajudará

    Se você não está conseguindo lidar sozinha com suas emoções e isso está afetando, não tenha vergonha de procurar um profissional da saúde mental. Ele utilizará de técnicas para aprender como não criar expectativas e controlar os seus sentimentos.

    Dentre os profissionais desta área, existe o psicanalista, que, por sessões de terapia, de maneira individualizada conseguirá analisar sua mente consciente e inconsciente. Assim, encontrará as causas para os seus comportamentos, com visões sobre a sua mente que possivelmente não conseguiria sozinho.

    Além disso, se você quer conhecer mais sobre os segredos da mente, lhe convidamos a conhecer o nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica, 100% EAD. Dentre os benefícios da psicanálise, estão:

    • Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho. 
    • Agrega na profissão atual: Um advogado, um professor, um terapeuta, um profissional da saúde, um líder religioso, um profissional de coach, um vendedor, um gestor de equipes e todas as profissões que lidam com pessoas podem se beneficiar com os conhecimentos teóricos e práticos da Psicanálise.

    Contudo, se quiser saber mais sobre o assunto e ter mais dicas de como não criar expectativas, deixe seu comentário logo abaixo. Teremos o maior prazer em conversar com você sobre o assunto.

    Por fim, se gostou deste conteúdo, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Nos incentivará a seguir produzindo conteúdos de qualidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.