como pensar positivo

Como pensar positivo sem ser falso ou forçado

Posted on Posted in Uncategorized

Você por acaso já ficou algum tempo perto de alguém excessivamente positivo? É normal pensar que esse comportamento é forçado ou até mesmo falso, não é? Pensando nisso, preparamos um artigo sobre como pensar positivo, mas sem parecer pedante. Confira!

Existe uma definição para o pensamento positivo?

Não existe muito segredo aqui. Uma pessoa que pensa positivo é aquela que não teme os resultados negativos de um empreendimento, só para citar um exemplo. 

A positividade do pensamento implica não só em uma vontade de vencer, mas em uma fé genuína de que a vitória é certa.

Em alguns casos, a fé realmente tem uma origem espiritual, e está no Deus dos cristãos ou outras divindades. No entanto, também é comum encontrar pessoas que acreditam na própria capacidade de lutar e conquistar os próprios objetivos.

Há ainda quem deposite sua fé no universo, em leis naturais que observamos na natureza ou na ciência. Não importa muito de onde vem a fé que motiva as ações. Ela inspira as pessoas positivas a não desistirem e irradiarem positividade por onde passam.

O que é o pensamento positivo autêntico?

Considerando o que dissemos acima, o pensamento positivo autêntico é aquele que deriva da fé genuína de alguém no sucesso da vida ou de uma ou mais empreitadas. Há pessoas que realmente adquiriram essa habilidade de levar a vida com mais leveza, enquanto outras parecem ter nascido assim, com uma síndrome de Poliana.

Porém, as pessoas que agem com mais pedantismo parecem fingir a positividade. Ou seja, elas não são genuinamente positivas. Por isso, soam forçadas ou falsas.

O problema aqui, portanto, não é o excesso de positividade das pessoas que realmente têm fé na vida. Precisamos aprender a distinguir quem realmente é positivo de quem não é. Ademais, não é interessante deixar de desejar uma vida de positividade, já que, em níveis moderados e sinceros, ser positivo faz bem! Que graça tem uma vida de negatividade?

7 dicas práticas para você que quer saber como pensar positivo

Lembrando que uma vida positiva é desejável e importante, se você deseja entender de forma prática como pensar positivo naturalmente, confira as 7 dicas que separamos para você!

1 – Lembre da noção de “probabilidade”

Mais acima nós mencionamos que algumas pessoas aprendem como pensar positivo a partir da ciência. Nesse contexto, o conceito de probabilidade vem a calhar. 

Em linhas gerais, entender de probabilidade é ter a capacidade de analisar e prever quão provável de acontecer um resultado é. 

Trazendo esse conceito para a vida prática, pense na realidade de um jovem branco de classe média alta que estuda em uma escola particular e faz cursinho. A probabilidade de ele passar com folga em um bom vestibular é alta, principalmente se esse indivíduo é esforçado.

O mesmo não se aplica a uma jovem de 17 anos que estuda em uma escola que está sem professores de algumas disciplinas há meses. Porém, ainda que a probabilidade seja baixa, passar em um vestibular é possível.  

Se você não tem uma fé espiritualizada que inspire o pensamento positivo, analise as probabilidades de conquista de um objetivo e veja como aumentá-las. 

2 – Se cerque de pessoas positivas

Outra maneira de se tornar uma pessoa positiva, mas sem forçar a barra, é se cercando de pessoas positivas. No começo pode ser difícil porque a negatividade é uma barreira difícil de quebrar. 

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Nesse contexto, você pode achar que as pessoas que são verdadeiramente positivas estão agindo com falsidade. No entanto, ao conhecê-las e passar mais tempo com elas, entenderá o que as motiva. Ademais, é possível até acabar compartilhando das mesmas motivações e crenças. 

    Leia Também:  Contravenção: significado em direito e psicologia

    Essa orientação se aplica a diferentes tipos de positividade. Porém, veja como um exemplo o processo de conversão ao cristianismo ou outra religião. Com o tempo, quem antes via todos os dogmas e doutrinas com ceticismo passa a crer e compartilhar da mesma fé que os demais praticantes.

    3 – Afaste-se de influências negativas

    Se você está mesmo interessado em saber como pensar positivo, veja que, ao passo que você se aproxima de pessoas positivas, afastar-se das negativas também é importante.

    Caso passe muito tempo com pessoas negativas, seu projeto de pensar positivo pode levar mais tempo ou nem chegar a acontecer. Ademais, você passará por um conflito de ideias e sentimentos muito mais evidente andando com pessoas muito positivas e muito negativas. 

    É fácil crer que encontrará um ponto de equilíbrio, mas, em algum momento, a balança tenderá a pender para um dos lados. Qual você acha que será, principalmente quando ser positivo ainda está na esfera dos desejos?

    4 – Encontre bons mentores que auxiliem você em sua caminhada

    Pensar positivo fica bem mais fácil quando você tem alguém que não só compartilha do mesmo objetivo que você como também é a pessoa responsável por te motivar e mentorar.

    Não estamos falando apenas de um amigo ou parente, mas de uma pessoa com influência o suficiente para te persuadir a continuar perseguindo os seus objetivos. 

    Há alguém no seu trabalho ou no local em que você estuda que pode ocupar esse papel?

    5 – Seja realista nos seus planejamentos

    Uma ótima maneira de ajudar quem deseja saber como pensar positivo é incentivando o exercício do planejamento realista. Quem é irrealista demais ao planejar acaba se frustrando com mais facilidade. Logo, a negatividade se transforma em uma companhia natural para quem não aprendeu a planejar bem.

    Quando você traz os seus planos para a esfera da realidade, planejando um passo a passo com contornos claros, a vida fica muito mais fácil. Ademais, as vitórias se tornam mais possíveis e frequentes.

    6 – Adapte-se a uma rotina disciplinada

    A conquista de objetivos fica muito mais possível quando nos disciplinamos a executar as ações necessárias para que ela aconteça. Para isso, é necessário ter disciplina, pois as conquistas geralmente envolvem muito trabalho e dedicação.

    Apesar de requererem todo esse esforço, a probabilidade de ele compensar é grande. Na verdade, as chances de uma pessoa disciplinada a lutar todos os dias por seu objetivo são maiores do que as de alguém que nunca levantou um dedo para conquistar alguma coisa.

    7 – Continue lutando pelos seus objetivos, um dia de cada vez

    Por fim, para conquistar os seus objetivos, mesmo sabendo como pensar positivo, lembre-se que essa luta é algo que se renova todos os dias. Pensar positivo é uma escolha, muito mais que uma característica inerente a uma pessoa.

    Não adianta esperar nascer com o pensamento positivo autêntico. Trata-se de uma escolha que você vai fazer a cada dia, sempre que um sonho ou projeto novo se apresentar a você. 

    Considerações finais sobre como pensar positivo

    No artigo que você acabou de ler, explicamos como pensar positivo tem mais a ver com escolhas que fazemos do que com uma disposição natural para ter fé na vida. 

    Ademais, mostramos que a positividade é importante e não uma característica a temer. Você pode pensar positivo sem parecer que está forçando a barra ou sendo falso!

    Caso tenha gostado dessa leitura sobre como pensar positivo, não deixe de conferir os outros materiais gratuitos que disponibilizamos em nosso blog. Ademais, para se aprofundar nos conhecimentos sobre a mente humana e psicanálise, faça nosso curso online de Psicanálise Clínica 100%!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *