cosméticos naturais

Cosmética Natural: marcas e produtos de cosmetologia ecológica

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Quando você compra seus produtos de higiene pessoal e beleza costuma ler os rótulos? As pessoas tendem somente a verificar informações básicas, sem analisar a composição química do produto. Mas esta realidade esta mudando e cada vez mais pessoas estão optando pela cosmética natural, em que 95% dos seus ingredientes são de origem natural.

A tendência atual é que as pessoas estão utilizando mais cosméticos naturais ou orgânicos para cuidados com cabelos, pele, unhas. Que, além de estarem menos suscetíveis a alergias, também contribuem com o sistema ecológico. Diante desses valiosos benefícios, conheça todos os detalhes da cosmética natural.

O que é cosmética natural?

Em suma, a cosmética natural engloba os cosméticos que não utilizam produtos químicos em sua composição. Para ser considerado como cosmético natural, a composição do produto somente pode ter 5% de substâncias sintéticas. Ainda, devem ser esses 5% liberados pelo órgão de saúde.

Além disso, os produtos deve sem 100% livre de crueldade com animais, isso quer dizer que não podem passar por testes em animais, em nenhum momento.

Quais ingredientes mais usados em produtos de beleza naturais?

Nesse sentido, os produtos de beleza naturais, são os produzidos com ingredientes vindos da natureza, biocompatíveis com nosso organismo. Assim, sem quaisquer produtos sintéticos que nos podem ser prejudiciais, como, por exemplo, alto potencial alergênico.

Dessa forma, na composição dos produtos de cosmética natural, são comumente encontrados ingredientes como:

  • extratos vegetais;
  • óleos minerais;
  • manteigas vegetais;
  • pigmentos naturais;
  • óleos essenciais;
  • corantes naturais.
  • lanolina;
  • minerais.

Além disso, para lhe trazer mais segurança acerca do produto ser ou não de cosmética natural, verifique se possui os selos destas certificadoras ambientais: Instituto Biodinâmico (IBD) e para a Ecocert. As quais também relacionam quais são os ingredientes não permitidos em cosméticos naturais.

Ingredientes proibidos em cosmético natural

Sendo assim, para serem considerados como produtos da cosmética natural, não devem possuir os ingredientes abaixo listados.

  • corantes sintéticos;
  • fragrâncias sintéticas;
  • amônia;
  • derivados do propileno;
  • silicone;
  • conservantes sintéticos;
  • derivados do petróleo;
  • genericamente modificados;
  • testados em animais;
  • provindos do sofrimento de animais;
  • dietanolamidas.

Diferenças entre Cosméticos ecológicos e naturais

Ao passo que os cosméticos ecológicos, ou orgânicos, também são uma forma de cuidar da pele sem exposição a produtos químicos, assim como acontece na cosmética natural.

Entretanto, este se difere é a pureza dos produtos, tendo em vista que nos cosméticos ecológicos 100% dos ingredientes são naturais. Ou seja, não é permitido o percentual de 5% para produtos químicos.

Quais são os benefícios dos cosméticos naturais?

Além dos benefícios intrínsecos à nossa saúde e do meio ambiente, a cosmética natural se destaca pelos principais benefícios:

Poder antioxidante

Como resultado de serem os ingredientes naturais, não possuem antioxidante na pele. Isso quer dizer que neutralizam fatores do organismo responsáveis pelo envelhecimento precoce, trazendo longevidade. Ainda mais, o poder antioxidante também contem aditivos calmantes e anti-inflamatórios.

Proteção ao meio ambiente

Como dito anteriormente, com o uso de 95% de produtos naturais, não existem, a princípio, produtos nocivos ao meio ambiente, contribuindo, então, para sustentabilidade.

Biocompatível com a pele

Por serem de origem natural, os produtos de cosmética natural são melhor absorvidos pela pele, com menos possibilidades de irritações ou alergias.

Como aprender cosmetologia natural?

Em suma, a cosmetologia natural consiste em técnicas para elaboração de produtos de cosmética natural. Com conhecimento dos ativos naturais, como extraí-los da natureza e utilizá-los, de maneira sustentável e eficaz. Aliando benefícios à saúde e à natureza.

Dessa forma, a cosmetologia natural permite que você tenha controle sobre as substâncias que são utilizadas, por exemplo, na pele, cabelo e unhas.

Então, se você se interessou pelo tema e quer começar a produzir produtos, tanto para uso pessoal quanto para venda, encontrará facilmente cursos de cosmetologia natural.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Principais marcas de cosméticos naturais

    Se você gosta dessa ideia de cosmética natural, vale a pena conhecer algumas marcas reconhecidas, que possui uma gama de cosméticos naturais no mercado.

    Leia Também:  Greta Thumberg, Meio-Ambiente e a Psicanálise

    Lola Cosméticos

    Basicamente, possui produtos para cabelos, de todos os seus tipos, sendo uma das primeiras marcas a utilizar produtos sem parabenos, sulfatos, parafina e outros ingredientes que agridem os cabelos.

    Aho Aloe

    Logo, o que se destaca na marca é que os seus produtos são 100% naturais, ou seja, faz parte dos cosméticos ecológicos. A marca traz produtos para pele, com cuidados especiais para pele e, também, para os cabelos.

    Afinitez

    Da mesma forma, também com produtos 100% naturais, Afinitez tem produtos com fórmulas utilizando óleos vegetais, óleos essenciais e extratos naturais.

    Revie

    Dentre os ingredientes naturais usados pela marca estão geleia real, aminoácidos do baobá, lúpulo e quinoa. Os produtos são para tratamentos de cabelos, com opções para regeneração profunda, revitalizador de brilho e densificador de volume.

    Cativa Natureza

    Acima de tudo, com produtos veganos, é uma marca consolidada no mercado, e, melhor ainda, possui certificado IBD. A marca traz produtos para pele, cabelo e até maquiagem.

    Face it Vegan Beauty

    Nesse ínterim, esta Marca de batons veganos, feito exclusivamente com produtos naturais. Assim, não utiliza de metais pesados, que são comumente utilizados para produção de batons, usam matérias como: cera de candelilla, extrato de semente de damasco, óleo de mamona, manteiga de cacau, manteiga de Karite, dentre outros produtos naturais.

    Mona Cosmetics

    De antemão, com maquiagens e cosméticos naturais, a marca se destaca pela pigmentação, textura em seus produtos para pele. Sendo os principais materiais utilizados pela marca: manteiga de cupuaçu, pigmentos minerais e vegetais e óleo de jojoba.

    Elemento Mineral

    Nesse sentido, a marca traz uma ampla lista de produtos, faciais e corporais, maquiagens, capilares e perfume. Sendo que seus ingredientes são livres de parabenos, corantes, triclosan, sulfatos, petrolatos ou ingredientes de origem animal.

    Quintal Dermocosméticos

    Embora poucos os produtos da marca, são considerados de boa qualidade. Uma marca concilia medicina ancestral com a tecnologia moderna. Os produtos são fluídos hidratantes, goma esfoliante, gel de limpeza facial e bruna restauradora energizante.

    Enfim, se você ainda não aderiu à cosmética natural, reavalie todos os benefícios que possivelmente mudará seu consumo de produtos naturais para beleza. Afinal, se lembre que adquirindo produtos naturais estará contribuindo para sua saúde e para um ambiente mais sustentável.

    Contudo, se gostou desse artigo, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Desse modo, estará nos incentivando a continuar sempre produzindo conteúdos de qualidade, sempre visando agregar conhecimento sobre saúde, mental e física.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.