dia do livro

Especial dia do Livro: 5 Livros que falam sobre Psicanálise

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura, Uncategorized

Hoje, dia 29 de outubro, nós comemoramos o dia nacional do livro! E, para comemorar, nós trouxemos para vocês 5 livros que abordam a psicanálise, de diversas formas, para que nós nos ampliemos nossa vivência literária. Você tem o costume de ler? Não? Pois saiba que esse é o melhor jeito de adquirirmos conhecimento e de nos divertir! Não perca tempo e inicie agora a sua próxima leitura, começando por nossas dicas incríveis. Fique agora com os livros que separamos para você sobre a teoria psicanalítica!

Dia do livro: 5 livros sobre a Psicanálise

 

Agora, trago para vocês um pouco mais de informações sobre esses livros incríveis!

O palhaço e o psicanalista

No livro “ O palhaço e o psicanalista”, o renomado psicanalista, professor da USP e escritor, Christian Dunker e o palhaço, educador e escritor, Cláudio Thebas, abordam a importância de escurar a si mesmo e aos outros para as relações humanas. Isso, tanto na infância quanto na vida adulta.

Na contracapa do livro, há a frase de Vera Iaconelli: “Christian Dunker e Cláudio Thebas abordam com bom humor e profundidade um tema comum para ambos os ofícios: como escutar os outros? Como escutar a si mesmo? E como a escuta pode transformar pessoas?”.

Além disso, esse texto não busca ser um manual de como escutar alguém. Mas, sim, pretende ser um estímulo para que as pessoas busquem saber qual é a sua própria maneira de se escutar e de escutar o outro. Ou seja, não há uma fórmula certa, há apenas a busca pela ampliação desse conceito.

Por fim, os autores explicitam que, por conta da sociedade, nós quase nunca conseguimos cumprir o processo da escuta. Isso por conta do nosso egoísmo e da centralização de ideias em meios sociais, trabalho, etc. Ou seja, vale a pena ler a obra para entender como a psicanálise (que trabalha com a escuta) é importante para nossas relações da atualidade.

A infância através do espelho: A criança no adulto, a literatura na psicanálise

No livro “A infância através do espelho”, Celso Gutfreind aborda a importância da literatura, dos livros e, principalmente, da leitura para a psicanálise. Ao longo do livro, o autor abrange o conceito de que é pelo ato de “contar” que nós nos desenvolvemos no mundo e que, por isso, é importante que a leitura e a contação de histórias estejam presentes na vida das crianças. Ademais, também afirma que as histórias são importantes para as análises psicanalíticas das crianças.

Além disso, no livro, o autor também cria contos, que brincam com as instâncias psíquicas desenvolvidas por Freud, relacionando-as com seus próprios processos. Assim, mostrando o humor presente em seu trabalho.

Por fim, esse é um livro que aborda bem as questões acerca da infância relacionadas aos contos, algo que deve ser pensado por nós, psicanalistas.

Cartas a um jovem terapeuta

Neste livro, Contardo Calligaris trata de um assunto bem importante: o início da carreira de um terapeuta. O livro, formado por cartas e bilhetes, aborda um diálogo sobre tudo que esse jovem terapeuta precisa saber. Assim, ele passa pela questão da escolha vocacional, das diferenças de interpretação sobre os cursos e de alguns mitos que são criados sobre a área. Ademais, o autor também aborda questões acerca dos primeiros pacientes do jovem terapeuta. Sobre coisas que ele poderá se deparar ou situações em que ele deverá escolher um caminho.

Por fim, creio que esta seja uma leitura auxiliar aos estudos para se tornar um psicanalista. Isso porque, para nós que trabalhamos com as relações humanas, principalmente no início da carreira, é importante sempre estar em contato com novos conhecimentos. Assim, aprimoramos nossas técnicas.

A Psicanálise Dos Contos de Fadas

Neste livro, Bruno Bettelheim aborda a relevância dos contos de fada no processo de formação das crianças. Ou seja, o autor afirma que, com os contos, as crianças conseguem entender e compreender o que está acontecendo com elas em seu crescimento e evolução. Com isso, as crianças conseguem resolver seus próprios conflitos internos com mais facilidade. Demonstrando, novamente, a importância da contação de histórias para as crianças e sua relação com a psicanálise.

Além disso, o autor também expõe algumas interpretações psicanalíticas de alguns contos de fada mais famosos. A partir disso, Bruno expõe conflitos psíquicos por trás de todo o “encantamento” dos contos de fada, por exemplo, a figura da “bruxa”, que pode ser relacionada com a figura da mãe pelas crianças.  Esses e outros exemplos são apresentados ao longo do livro.

Por fim, considero esse livro como uma leitura muito importante, principalmente para educadores psicanalistas!

Dia do livro: A interpretação dos sonhos

Por fim, um dos principais livros da trajetória psicanalítica de Freud, A Interpretação dos Sonhos foi um marco para a psicanálise! Nesse livro, Freud aborda as relações do consciente, pré-consciente e inconsciente na análise dos sonhos. Ademais, ele não analisa apenas o ato de sonhar, mas também o ato de relembrar o sonho e contar para outra pessoa. Tudo isso entra nas considerações do pai da psicanálise.

Ao falar dos sonhos, o paciente consegue mostrar para o psicanalista o que lhe aflige em seu inconsciente. Mesmo que ele não saiba realmente o que é. Ademais, Freud também desenvolve, nesse livro, a técnica para acessar o inconsciente.

A obra completa de Freud, hoje, custa muito caro. Você tem interesse de ter acesso a todos os livros do pai da psicanálise? Em nosso curso, nós te damos acesso a todas essas obras e muito mais. Não perca a oportunidade de ampliar seus conhecimentos!


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Gostou do artigo? Tem interesse em aprofundar seus conhecimentos nessa técnica psicanalítica? Então se inscreva agora no nosso curso, 100% online, de Psicanálise Clínica. Com ele, você estará apto a clinicar e a expandir seu autoconhecimento. Não perca essa oportunidade!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =