Adquirindo Diploma de Psicanálise: Tudo que Você Deve Saber

Posted on Posted in Psicanálise
Ter diploma de Psicanálise é um desejo que muitos gostariam de ter nos dias atuais, até porque, a Psicanálise é uma área que se encontra em constante crescimento e tem auxiliado na vida de diversas pessoas.
Pensando nisso, vamos falar um neste artigo pouco mais sobre a profissão de Psicanalista e como uma pessoa pode adquirir diploma de Psicanalista e até mesmo atuar na área. Ou melhor: como se tornar um Psicanalista e realizar um trabalho responsável e qualificado, para ser reconhecido.

Vamos resolver algumas das principais dúvidas e mostrar que você pode ser um(a) Psicanalista, dominando os aspectos centrais de uma clínica: os procedimentos de análise e a gestão comercial e administrativa.

Mas o que Faz um Psicanalista?

O psicanalista tem um papel muito eficiente no auxílio do cliente. Nesse contexto, trazendo à tona lembranças, sonhos, figura simbólicas com o objetivo de ajudar o paciente a se livrar dos medos, dores ou traumas.

Assim, o Psicanalista tem por objetivo interpretar como o histórico do visitante está afetando a sua vida. Dessa forma, observará como ele pode fornecer caminhos para que o cliente se livre disto.

Além disso, o profissional formado em Psicanálise ajuda o cliente a se conhecer melhor. Com o apoio do psicanalista que se dispõe a ouvir e entender seus sentimentos.

Desta forma, o analisado pode criar uma ideia sobre si mesmo e a sua situação, dando brecha para o terapeuta agir. Este, por sua vez, poderá orientar o que o paciente pode fazer por si para o futuro, motivando-o a buscar respostas e as causas daquela dor.

Que Curso Devo Fazer para ser Psicanalista?

Uma das dúvidas mais frequentes entre aqueles que desejam adquirir um diploma de Psicanalista é: o que devo fazer para ser Psicanalista?
Apesar de ser parecer algo complicado, tornar-se Psicanalista é algo muito fácil, a partir do momento em que você conta com um curso especializado na área, que oferece todo material necessário para adquirir um diploma de Psicanalista qualificado.
Neste caso, o melhor a se fazer para tornar-se um profissional na área da Psicanálise é escolher um curso de Psicanálise de acordo com suas necessidades e a partir daí, moldar-se conforma seus desejos.
O curso de Psicanálise pode ser presencial, semipresencial e 100% on-line, onde cada um deles possui o seu diferencial.
O mais importante em cada um dos tipos de curso de Psicanálise, é que você possa aproveitá-lo da melhor forma possível, para que assim, seu aprendizado possa ser levado adiante, garantindo então um bom atendimento para seu aluno.

Como Adquirir o Diploma de Psicanálise?

O diploma de Psicanálise é adquirido ao final do curso profissionalizante de Psicanálise, onde o mesmo irá te declarar um Psicanalista pronto para realizar atendimentos.
Porém, vale lembrar, que só é possível adquirir o diploma de Psicanálise, ao finalizar todas as etapas do curso, independente de quantos módulos o mesmo possua.

Diploma de Psicanálise pela Psicanálise Clínica

Nosso Curso Completo de Formação em Psicanálise Clínica habilitará você a ter os fundamentos para se autorizar Psicanalista. São 18 meses de Curso, que você pode concluir em tempo distinto, de acordo com seu ritmo e e dedicação. Não requer diploma específico, contudo, tal qual os conselhos e sociedades psicanalíticas espalhadas por todo o Brasil, sugerimos qualquer formação em ensino superior para o ingresso em nosso curso.

Garanti Diploma em Psicanálise, Posso Atuar Como Psicólogo?

Essa também é uma pergunta que muitos formandos têm feito assim que recebem seu diploma de Psicanálise. Para respondê-la, faremos um comparativo entre as duas áreas:

Psicologia

Psicologia é um curso de graduação presencial, com duração de 4 a 6 anos. As mensalidades costumam custar (nos grandes centros) cerca de R$ 1.400,00. O curso habilita o profissional a ter a carteirinha do Conselho (CRP).
A graduação em Psicologia aborda diferentes teorias e métodos procedimentais sobre a psique humana, dentre as quais, estão o trabalho clínico, em escolas e instituições, a inserção no contexto hospitalar, esportivo, jurídico, entre outros.
Alem disso, a Psicologia tem como objetivo tratar pessoas com questões Psicoterapêuticas, com o intuito de mostrar o melhor caminhos a ser tomado, para a resolução do problema, podendo também dar uma hipótese diagnóstica algo que até então não era perceptível para o paciente.

Psicanálise

Psicanálise é um curso livre de formação, oferecido por psicanalistas já formados, em associações, sociedades ou institutos presenciais ou on-line. Após o Curso On-Line de Formação em Psicanálise(que, no nosso caso, tem duração recomendada de 18 meses), o profissional estará habilitado a iniciar (com responsabilidade) seu processo para clinicar (nossa Formação dá todas as orientações quanto a isso).
A profissão de Psicanalista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e pelo Ministério da Saúde. Tem o aval do Conselho Federal de Medicina e do Ministério Público. Não requer diploma adicional (além do Curso de Formação) para clinicar.
Se o profissional optar por se filiar a alguma sociedade específica, pode precisar preencher requisitos exigidos pela sociedade.
Porém, apesar de ser um curso epecífico para lidar com questões Psicoterapêuticas, o Psicanalista não faz o papel de tratar o paciente e sim auxiliá-lo para passar por devida situação na qual ele se encontra.
Desta forma, o Psicanalista não pode atuar como Psicólogo, a não ser que ele tenha uma faculdade de Psicologia e em seguida faça o curso de Psicanálise. Porém, o curso de Psicanálise é a melhor opção para você que se encontra em dúvida sobre querer ou não atuar na área de Psicologia, até porque, seu tempo de duração é bem menor e ainda, bem mais em conta.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − sete =