Os 5 benefícios da Psicanálise

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Embora releguemos muitos pensamentos, desejos, ideias e vontades, todos retornam para nós de forma inconsciente. Através de gestos e comportamentos, definimos a natureza oculta que carregamos para o ambiente externo. Como um caminho para descoberta e análise deles, vamos descobrir cinco benefícios da Psicanálise na mente humana.

O que é Psicanálise?

Antes de tudo, vamos conceituar. Psicanálise é um método de terapia que visa interpretar ações e pensamentos inconscientes de um indivíduo. Por meio desta, o psicanalista é capaz de avaliar o que aflige e provoca angústia em um paciente.

Tais pensamentos e ações reprimidos se portam como um estilingue. Mesmo que simplesmente reprimidos ou suprimidos inconscientemente, retornam ao indivíduo no ambiente externo em algum momento e de maneira cavalar. Devido à sua natureza conflitante, o paciente sempre mostra distúrbios e até desequilíbrios mentais.

A Psicanálise é capaz de avaliar o inacessível dentro da mente humana, por meio de técnicas e habilidades bem específicas. O psicanalista tem as ferramentas necessárias para captar os impulsos e instintos que dão força às nossas atitudes. Desse modo, ajudará o paciente a encontrar um caminho para uma estabilidade emocional e física.

Sobre a origem

Freud, o criador da terapia, enfrentou algumas barreiras até que a Psicanálise se difundisse. O método sofreu preconceito pela maior parte da comunidade científica. Fora “empurrado” aos filósofos, místicos e pessoas que se aproveitavam da necessidade humana para ganhar dinheiro.

Freud, após formado, iniciou suas atividades em uma clínica psiquiátrica e, posteriormente, em um hospital. Enquanto trabalhava, notou que muitos dos pacientes que ouviu tinham problemas quanto ao encaixe cultural que viviam. Por conta das convenções, reprimiam seus desejos e vontades a fim de se encaixarem.

Contudo, tal amarra desencadearia uma série de patologias mentais e físicas, comprometendo gravemente suas vidas. Nesse ponto, a Psicanálise entraria em ação, valendo-se de métodos como a interpretação de sonhos ou associação livre, deixando o paciente falar tudo o que vier à cabeça e depois interpretá-lo.

Como funciona?

O psicanalista induz a sessão com o paciente de maneira empática, ainda que seja necessário a imparcialidade. Tudo isso usando a conversa como ponte para que o paciente exponha tudo o que está sentindo. Temos um exemplo mais básico da associação livre, abrindo a porta aos benefícios da Psicanálise.

O psicanalista irá deixar que o seu paciente fale tudo o que precisar sem julgamentos. À conversa é cabível acontecimentos do dia a dia, devaneios e sonhos. A conversa busca todos os pensamentos que estão encobertos por essas ações e que dificilmente são expostos, seja por vergonha ou medo do julgamento ao padrão social.

As memórias também estão inclusas, visto que são a essência do que o paciente é hoje. O terapeuta irá interpretar cada sublinha para encontrar o gatilho do trauma e do medo do paciente, trabalhando com ele semanalmente até que o mesmo se sinta mais à vontade e supere essa barreira. É uma terapia dinâmica, ainda que exaustiva, mas bem eficiente.

5 benefícios da Psicanálise

A Psicanálise carrega um poder transformador na vida do paciente. Ela dá as ferramentas necessárias para que este se sinta capaz de lidar com as frustrações que maculam sua vida. No tempo certo, ele estará apto a superar os problemas e se mostrará uma nova pessoa. Veja abaixo cinco benefícios da Psicanálise que são permanentes à sua vida:

Relacionamentos

Ainda que não percebemos, quando estamos em um relacionamento com alguém, abrimos mão de parte da racionalidade, discernimento e julgamento. Em suma, ficamos refém da imagem que criamos do parceiro, nutrindo certas expectativas e nos tornamos vulneráveis à frustração.

A Psicanálise ajuda o indivíduo a abrir mão dessas expectativas que ele mesmo criou. Isso o ajuda a enxergar toda a situação com uma clareza maior, sendo capaz de perceber como os sentimentos afetam sua percepção.

Efeitos contínuos

A terapia se instala no paciente de forma rígida, por assim dizer. Cada ensinamento e aprendizado fornecido ao paciente também é trabalhado para que funcione na pós-terapia. Mesmo quando as suas sessões regulares chegam ao fim, o que foi estudado e ensinado nas consultas continuam a ser trabalhado, mantendo assim sua estabilidade emocional.

Liderança

Ao chegar no consultório, o paciente mostra que uma parte sua está alquebrada e compromete outras. Isso afeta bastante sua autoestima, visto que pode se sentir inadequado ou incapaz de exercer alguma função.

O senso de liderança é um dos mais notáveis benefícios da Psicanálise, visto que ela ajuda o paciente a trabalhar esta parte defasada e se sentir mais completo consigo, estando apto a gerenciar outras pessoas em suas atividades.

Leia Também:  Freud e seu estudo sobre a cocaína

Renovação

Especialmente no trabalho, enfrentamos algumas dificuldades ao executar tarefas. Tal obstáculo se refere às ações inconscientes que praticamos sem perceber. A terapia é capaz de identificar cada lacuna em nosso inconsciente e nos ajudar a trabalhá-las.

Isso é uma porta imensa para nos permitimos à renovação e aplicação de novos comportamentos, tanto no trabalho, como na vida.

Tratamento personalizado

Embora vários pacientes apresentem o mesmo problema perante ao psicanalista, cada terapia é feita de modo personalizado. O profissional trabalha cuidadosamente a raiz do problema em específico. Desse modo, a cura, por assim dizer, é mais eficiente, visto que o tratamento não é feito de forma genérica.

Para quem é indicada?

Não existe impedimentos a quem a Psicanálise possa ajudar. Qualquer pessoa que esteja passando por atribulações e estas, por sua vez, estejam atrapalhando a vida dele, pode pedir ajuda a um profissional qualificado.

Através do psicanalista, o paciente poderá encontrar a solução para cada queixa que apresente, usufruindo dos benefícios da Psicanálise. Contudo, embora não haja restrições, é perceptível uma melhora mais rápida e significativa em determinados pacientes. São eles:

Pacientes com maior capacidade para refletir;

Aos que aceitam melhor sua vulnerabilidade;

Pacientes com a existência de vivências e afetos mais complicados.

Na ficção

A Psicanálise tem vários caminhos para se trabalhar os problemas do paciente. Um deles é o Teste de Rorschach. Ao paciente é mostrado imagens abstratas com tinta preta em um fundo branco. O borrão em si não tem significado, mas sim o que o paciente vê nele.

Na série Watchmen, da editora DC Comics, um dos protagonistas se chama Rorschach. Ele usa uma máscara branca com manchas pretas em constante movimento, como forma de amedrontar seus rivais. Ele é descrito como um personagem com problemas psicológicos, como complexo de inferioridade e isolamento social.

Todos nós passamos por turbulências em nossas vidas. Isso nos afeta de tal forma que ficamos impedidos de viver e ser nós mesmos. O papel da Psicanálise se mostra vital para a recuperação do indivíduo, sendo a ponte para a mudança dele e retorno ao ambiente externo.

Ainda que seja bastante discutida sua eficácia, a prova de que o tratamento funciona são os milhares de pacientes que se dispuseram a ele. Hoje, após as sessões e acompanhamento contínuo, eles podem viver mais sossegados com os benefícios da Psicanálise.

Se estiver em dúvida quanto ao início do tratamento, dê uma chance. Não há vergonha em procurar ajuda e se tornar alguém melhor para si mesmo. Permita-se encontrar um caminho para uma nova rotina. O seu EU do amanhã será eternamente grato.

No entanto, por outro lado, pode ser que você queira ser a pessoa que ajuda. Nesse contexto, confira o nosso curso de Psicanálise totalmente EAD. Você se formará e poderá atender pessoas, organizações, escolas e muitos outros grupos. Saiba mais informações clicando aqui!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *