estado de flow

Estado de Flow ou Fluxo: o que é, como praticar?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Muitas pessoas acham muito difícil manter uma rotina que seja produtiva. Isso não vale só para o trabalho, mas também para a vida pessoal, que pode ser sim muito desorganizada. Buscando ajudar você a conquistar o seu melhor estado de produtividade em tempos em que é necessário trabalhar de casa ou buscar o isolamento social, prepararmos este artigo sobre o estado de flow. Não deixe de ler até o final!

Benefícios da produtividade hoje

Estamos vivenciando tempos que pedem de nós uma habilidade de adaptação bastante alta. Os casos de COVID-19 continuam aumentando no Brasil e as primeiras mortes já estão acontecendo a um ritmo assustador. Nesse contexto, é muito sábia a decisão de muitos governos estaduais de manter o máximo de pessoas em casa.

O problema é que as pessoas que têm dificuldade para serem produtivas no trabalho imaginam que o cenário de quarentena irá piorar tudo. Obviamente, elas têm razões para isso.

Tendo essa bagunça que estamos vivendo em vista, trazemos aqui uma informação que pode pelo menos te ajudar a saber o que pode fazer para melhorar seus níveis de produtividade. Dessa forma, você poderá se sentir mais disposto para:

  • trazer bons resultados no home office,
  • estar mais presente no dia a dia dos seus filhos,
  • conseguir se relacionar bem com as pessoas que vivem com você,
  • descobrir um sentimento de satisfação com a sua realidade apesar de tudo.

O que é estado de flow

A informação que trazemos aqui está relacionada a um termo conhecido como “estado de flow”.  Preste muita atenção nessa nomenclatura porque provavelmente você vai ficar com vontade de saber tudo sobre ela muito em breve!

O estado de flow é uma experiência que não é todo mundo que consegue viver, infelizmente. Trata-se da impressão de que um trabalho de horas foi feito em muito menos tempo. No entanto, essa sensação vem misturada com um sentimento de prazer e de satisfação com o produto do seu trabalho. 

Você por acaso já se sentiu assim? Caso isso não tenha ocorrido com você, saiba que é uma experiência rara mesmo. A boa notícia é que é possível sim conquistar essa satisfação e plenitude naquilo que se faz. Até mesmo quando estamos no meio de uma pandemia e presos dentro de casa. Antes de te mostrar como isso pode ocorrer, te deixaremos com uma apreciação mais profunda sobre como é se sentir em estado de flow.

A definição de Mihaly Csikszentmihalyi

De acordo com o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, responsável por identificar o flow, essa experiência seria:

… um estado mental que acontece quando um pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo. Em essência, o flow é caracterizado pela imersão completa no que se faz, e por uma consequente perda do sentido de espaço e tempo.”

Em linhas gerais, é a experiência de se sentir bem e estar totalmente presente em qualquer tarefa que você estiver desempenhando. Assim, isso não vale só para o trabalho. É possível estar em um estado de fluxo (tradução para o português) passando tempo com a sua família ou fazendo qualquer outra coisa que seja importante para você.

6 partes constitutivas do estado de flow

Como dissemos mais acima, o estado de flow é composto por uma mistura de sentimentos. Nesse contexto, é possível destacar 6 experiências aparentemente distintas que funcionam muito bem quando estão juntas. No que diz respeito a elas, é possível que você tenha sentido algumas ou todas individualmente. No entanto, lembre que o objetivo aqui é conseguir uma mistura de todas, coisa que é muito mais difícil.

Leia Também:  PNL: significado e resumo da teoria

Concentração intensa

Se você tem uma tarefa para fazer, de fato está concentrado nela e apenas nela.

União

A tarefa que você está fazendo ganha uma proporção tão grande que você e ela tornam-se uma coisa só.

Perda de consciência

Dado que você, em teoria, não é mais uma pessoa, mas a tarefa que está desempenhando, perde-se o senso de si mesmo.

Plenitude

Apesar de parecer que o estado de flow inibe os sentidos de quem o experiencia, isso não é verdade. Durante o processo de desempenhar algo há na pessoa um forte sentimento de plenitude e controle.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Distorção

Tendo tudo o que foi dito em perspectiva, faz sentido que a pessoa em estado de fluxo não tenha muita ideia de tempo e espaço. O nível de concentração e imersão é muito profundo.

Recompensa

Não é necessário esperar um feedback do trabalho para que a pessoa que o desempenhou se sinta bem. O processo de realizar cada parte do processo por si só já é recompensador.

A psicologia do flow

De acordo com Csikszentmihalyi, o estado de flow é onde o trabalho duro encontra prazer e significado. Contudo, como a psicologia explica que o ser humano possa encontrar sentido em algo que lhe demande tanto esforço? Bem, uma maneira simples de deixar isso mais evidente é que a mente humana gosta de sinestesia, isto é, combinações de experiências sensoriais. 

No entanto, aqui vale destacar que o flow é uma resposta que depende de estímulo. Nessa conjuntura, é muito útil associar o estado de flow ao orgasmo. Este, por sua vez, é o momento em que o prazer da excitação sexual atinge o máximo de intensidade, mas que precisa de estímulo para ocorrer. No que diz respeito ao flow, 4 atitudes podem ajudar você a chegar no estado de fluxo no trabalho e na vida pessoal. Falamos deles mais abaixo!

4 dicas para conquistar o estado de flow

Foco

Se está buscando atingir o estado de flow em tarefas que não gosta, não se preocupe. Todos nós temos de fazer algo em nosso trabalho que é desgastante ou apenas chato. Porém, é possível começar a desempenhar o trabalho a partir de partes que sejam mais prazerosas. É o caso do estudante que começa a fazer o trabalho de conclusão de curso pela formatação.

Prática

A prática leva à perfeição, não é mesmo? Talvez, na tarefa que você queira desempenhar, você não tenha muita prática e por isso ache o processo todo muito difícil. No entanto, se insistir em continuar praticando, poderá fazer isso com muito mais facilidade no futuro. Tome por exemplo alguém que está aprendendo a tocar violão e finalmente consegue tocar uma música difícil sem errar. O prazer da experiência é quase inenarrável. Assim sendo, pratique!

Ambiente

Para chegar a um estado de flow, é muito importante estar em um ambiente que propicie a você tanto a criatividade quanto o foco. Estando em casa com várias crianças pulando e gritando e a pia cheia de louça para lavar isso é muito mais complicado. Nesse contexto, é muito importante saber elaborar rotinas que propiciem um ambiente limpo e quieto para você pensar. Como você pode configurar o seu dia para ter um momento só seu? 

Caso seja impossível estar totalmente sozinha, é possível simular um ambiente ideal. Um fone de ouvido com bloqueio de ruído simula um ambiente quieto, por exemplo. Sentar e trabalhar olhando para uma parede pode ser mais interessante do que ter seus filhos e seu marido em seu campo de visão. É necessário ter criatividade para construir um ambiente propício ao flow, o que nos leva ao próximo tópico!

Leia Também:  Sonhar que está caindo e acordar: o que pode ser?

Criatividade

Para ter criatividade, o corpo precisa de estímulos também. Os mais conhecidos são também os mais negligenciados por nós e de modo consciente. Estamos falando da tríade: comer, dormir e movimentar-se! Imagine que sua saúde criativa é uma cadeira de três pernas. Se uma delas é mais curta que a outra, a cadeira não vai se sustentar. Ou seja, ela não servirá para o propósito que foi feita. Não permita que a sua vida também seja vista assim.

Comentários finais sobre o estado de flow

No texto de hoje, você aprendeu sobre o estado de flow. Você descobriu que, mesmo em quarentena, é possível experienciá-lo. No entanto, essa quarentena não vai durar para sempre e você voltará a ter condições ideais de trabalho e dinâmica familiar novamente. Se mantiver o que aprendeu hoje em perspectiva, a ideia é que consiga vivenciar o flow mais vezes. Para aprender mais sobre outros estudos de psicologia, faça o nosso curso online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =