estudo para jovens

5 Dicas de estudo para jovens

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

No texto de hoje, falaremos sobre dicas de estudo para jovens que estão em busca de seus objetivos. Nem sempre se trata do vestibular, mas de ir bem na escola ou em uma entrevista de emprego. No geral, é possível estabelecer algumas orientações que podem ajudar qualquer jovem com qualquer objetivo profissional que ele tenha. Falaremos sobre 5 delas e esperamos que cada uma ajude você a obter seu melhor desempenho!

Por que é bom para o jovem estudar?

Antes de comentarmos quais são as nossas dicas de estudo para jovens, achamos necessário falar um pouco da importância do estudo. Muita gente (adultos inclusive) acham que uma carreira sólida apenas se constrói por meio de um curso técnico ou faculdade. Assim, a pressão dos pais sobre os filhos é imensa porque cada um tem suas expectativas sobre como aquele indivíduo seguirá seu caminho.

Tendo isso em vista, é muito importante para um adolescente ou jovem saber que precisa ser um tanto autônomo na hora de escolher sua carreira. Não, nem sempre é necessário fazer uma faculdade para que você seja bem sucedido. Contudo, é necessário ter muita certeza do que quer fazer para desistir de um passo tão importante. Lembre-se que quanto mais velho você fica, mais difícil se torna uma rotina de estudos universitária.

Com isso, o que queremos dizer para você que é jovem é: comece a pensar já em seu projeto de vida. Caso opte por não fazer faculdade, é necessário saber justificar sua escolha. No entanto, não pense que por não fazer graduação estará livre dos estudos. Cada profissão requer seus tipos de especialização, até aquelas para as quais não é necessário se formar com pompas. Dito isso, vamos às nossas dicas de estudo para jovens!

O estudo para jovens pode ser simples e descontraído com essas 5 dicas

Aprenda e estabeleça a sua meta S.M.A.R.T

Aparentemente, essa não é uma dica 100% voltada para o âmbito dos estudos. No entanto, é impossível falar em conquistar objetivos sem comentar um pouco sobre a meta S.M.A.R.T. Quem estuda inglês já sabe o que a palavra significa, “esperto, esperta”, porém não necessariamente sabe o que cada letra implica para o mundo do planejamento. Não se preocupe, mais abaixo explicamos para você.

  • S (specific)- suas metas precisam ser específicas, e por isso é que ressaltamos a importância do projeto de vida bem definido. O que você deseja conquistar com os seus estudos?
  • M (mensurable) – é importante que seus objetivos com o estudo sejam mensuráveis, ou seja, que você consiga medir um tempo para conquistá-los;
  • A (attainable) – nada de planejar objetivos muito complicados dentro de um período de tempo impossível. Embora poucas coisas sejam impossíveis para quem está motivado, fazer muito em pouco tempo pode minar sua energia ou mesmo levar você à desistência.
  • R (relevant) – se não é relevante para você, não se trata do seu objetivo. Aqui entra a discussão sobre pais que desejam definir e controlar a carreira dos próprios filhos.
  • T (time-based) – todo objetivo que você deseja levar a sério deve ter um dia para ser concluído.

Agora que você já sabe sobre essa dica de planejamento, não deixe de pensar no seu projeto de vida e montar a sua meta S.M.A.R.T! Com os objetivos bem organizados, tudo que falaremos abaixo vai ficar mais simples de compreender. Falando nisso, deixe para montar a sua meta ao final desse texto, pois abordaremos elementos que você vai querer incorporar no seu planejamento.


Leia Também:  Motivação e Fases da vida, segundo Freud

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


Fracione seu tempo de estudo em pomodoros (ou pequenas frações de tempo)

Agora que você já sabe o que quer fazer, talvez possa estar assustado com a quantidade de coisas de que precisará dar conta até lá. Os vestibulandos têm suas muitas apostilas cheias de exercícios para fazer. Quem se prepara para um futuro em que habilidades físicas são importantes também tem muito o que preparar. Assim, cada projeto de vida tem suas exigências próprias a que você deve satisfazer.

Com isso em mente, não sucumba à tentação de desistir sem nem mesmo ter tentado. Por ter muita coisa para fazer, muitos jovens são levados à procrastinação. No entanto, esse é um péssimo recurso, já que quanto mais você procrastina, mais coisas não são feitas e seu tempo se perde. Assim, o que sugerimos é que você separe pelo menos 25 minutos por dia para se dedicar ao seu objetivo.

Quem já está ligado na literatura sobre planejamento sabe que esse período de 25 minutos é chamado de pomodoro. A conhecida “Técnica Pomodoro” foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo e estimula pessoas a dividirem seu montante de trabalho em períodos de tempo menores. Assim, se você não se sente motivado a passar uma tarde de estudos motivado, que tal pelo menos 25 minutos? É melhor fazer alguma coisa do que não fazer nada.

Não desista de fazer um exercício só porque ele parece muito difícil

Falando em diminuir a carga de trabalho, é importante recomendar que o jovem não desista de seu objetivo só porque agora ele parece difícil demais. Veja bem: quando vamos à academia, as primeiras semanas de musculação são péssimas. Os alunos geralmente voltam para casa exaustos e doloridos. No entanto, depois de treinos ininterruptos, o corpo já não fica tão dolorido e os benefícios da atividade física constante aparecem.

O mesmo acontece com os estudos ou com qualquer prática que requisite o estudo para jovens. A princípio, os exercícios da apostila de física realmente parecerão complicados. No entanto, com tempo de prática e dedicação acumulados, você conseguirá resolvê-los com mais facilidade. É a insistência em continuar que te ajudará a conquistar seus objetivos, principalmente se cada passo for previsto pela meta S.M.A.R.T.

Se não consegue estudar sozinho, firme uma rede de colaboradores que podem te ajudar

Caso seu problema seja a disposição para continuar fazendo as mesmas coisas todos os dias, chame pessoas para te ajudar. Pais, amigos e professores muitas vezes não são seus inimigos. Na verdade, na hora de medir o seu progresso e te estimular para conquistar a vida que quer ter, estes serão seus grandes aliados. Peça que essas pessoas te lembrem dos seus compromissos com constância e te ajudem a não desistir.

Para muita gente, a família é um ambiente problemático em que não há incentivo. Há alunos que não tem um relacionamento tão próximo de seus professores ou amigos que liguem para seus objetivos. Nesse caso, você pode ainda procurar por grupos de estudo online, em que as pessoas não se conhecem, mas se incentivam e se cobram. Essa é uma boa maneira de encontrar um grupo de apoio e conhecer pessoas engajadas também!

Fique atento a oportunidades online e/ou gratuitas

Por fim, se eduque para procurar constantemente oportunidades de aprendizado que exijam o mínimo de esforço financeiro. Essa é uma das mais importantes dicas de estudo para jovens que nós podemos trazer. Caso não tenha dinheiro para pagar um professor particular, cursinho, entre outros, a internet oferece um mundo de recursos. Claro que é necessário saber discernir o que é confiável ou não, mas muitos jornais avaliam esse tipo de coisa para você.

Leia Também:  Desamparo aprendido: significado e dicas

Muitos cursos online são totalmente gratuitos, mas é necessário ficar de olho para não perder prazos de inscrição. Além disso, mesmo quando o recurso não é gratuito, o valor sai bastante em conta e os resultados são excelentes. Assim, não perca curiosidade de saber o que as pessoas estão oferecendo online, já que isso pode te ajudar a conquistar seu objetivo de vida. Essa é uma dica que vai te ajudar a construir a sua meta S.M.A.R.T!

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Considerações finais sobre dicas de estudo para jovens

Hoje você aprendeu que as dicas de estudo para jovens estão completamente ligadas à noções de planejamento. Para que esse processo de organização seja efetivo, é indispensável ter em vista um projeto de vida e medir cada etapa do mesmo. Já que encerramos o texto falando disso, aproveitamos para convidar você a se matricular em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online. Se estudar a mente humana faz parte do seu objetivo, matricule-se!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =