Você está disposto a qualquer coisa para alcançar o que deseja? No filme Whiplash – Em busca da perfeição somos levar a refletir sobre isso.
Se você é uma daquelas pessoas que ama assistir filmes do gênero dramático e se envolver com história dos personagens, então vai adorar nosso artigo.
Fizemos um resumo e análise de Whiplash para você e também trouxemos alguns filmes com a temática parecida. Aproveite a leitura!
Resumo do filme Whiplash
Whiplash – Em Busca da Perfeição é um daqueles dramas emocionantes que faz o telespectador se envolver com os dilemas pessoais dos personagens. Ele é um filme para um público mais maduro, mas também pode ser apreciado por adolescentes e jovens.
O filme ganhou 3 Oscars: Melhor Montagem, Melhor Mixagem de Som e Melhor Ator Coadjuvante pela atuação de J.K. Simmons. O em questão ator ganhou o mesmo prêmio no Globo de Ouro.
Em nosso artigo trouxemos a sinopse a filme Whiplash para você conhecer. Mas antes vamos ver a ficha técnica da obra. Acompanhe a tabela abaixo:
Ficha técnica – Whiplash – Em Busca da Perfeição | |
Título do Filme | Whiplash – Em Busca da Perfeição |
Diretor | Damien Chazelle |
Elenco | Miles Teller, J.K. Simmons, Paul Reiser |
Duração | 105 minutos |
Ano de produção | 2014 |
Estreia no Brasil | 8 de janeiro de 2015 |
Distribuição | Sony Pictures |
Whiplash – Em Busca da Perfeição é um filme de drama dirigido por Damien Chazelle, que conta a história do jovem baterista de jazz Andrew Neiman, interpretado pelo ator Miles Teller e do professor Terence Fletcher, interpretado por J.K. Simmons.
Andrew Neiman é um músico muito dedicado e esforçado que tem o sonho de tornar-se um dos melhores bateristas de sua geração. Ele consegue uma vaga em uma prestigiosa escola de música em que as aulas são conduzidas pelo exigente professor Terence Fletcher.
O professor Terence Fletcher possui uma personalidade forte e é conhecido por suas “técnicas” fora dos padrões para lidar com seus alunos durante as aulas. O personagem preza pela perfeição musical, mas para isso adotar algumas práticas questionáveis.
No presente artigo vamos fazer uma interpretação do filme Whiplash para você entender melhor os aspectos psicológicos presentes na obra cinematográfica em questão. Continue a leitura e aprecie nosso artigo.
Análise do filme Whiplash
O filme Whiplash aborda questões morais e psicológicas. Além disso, personalidade, luta e persistência dos dois personagens – aluno e professor – são questões que nos fazem refletir.
Ao longo da narrativa somos levados a indagar qual preço estamos dispostos a pagar para alcançar o que queremos, seja suportar pressão psicológica ou para aprimorar nossas habilidades.
Whiplash é um drama emocionante que aprende a atenção do telespectador. Os principais temas abordados em no filme Em busca da perfeição são:
- busca pela perfeição artística;
- obsessão pelo sucesso;
- sacrifícios para alcançar objetivos;
- pressão psicológica.
Nesse artigo vamos analisar essas questões um por um separadamente. Veja a seguir.
Busca pela perfeição artística
A busca pela perfeição artística é o tema principal do filme. Essa procura pela perfeição é retratada como algo angustiante e doloroso tanto emocionalmente quando fisicamente.
O aluno Andrew busca incansavelmente a perfeição e se submete aos métodos severos e abusivos do professor Fletcher. Este é conhecido por sua excelência mas também por ter o hábito de extrair o máximo de talento dos alunos sob sua tutela.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Fletcher costuma pressionar muitos seus pupilos, por isso a rotatividade de membros da banda era alto, já que poucas pessoas conseguiam suportar os abusos emocionais.
Obsessão pelo sucesso
No filme percebemos que Andrew fica obcecado pelo sucesso e disposto a tudo para alcançá-lo. A ambição e a dedicação em excesso em certas cenas ultrapassa o limite do aceitável.
Andrew é influenciado por exigências internas relacionadas a questões pessoais, quanto as exigências externas de seu professor. A obra mostra como a obsessão pelo sucesso pode ter um viés autodestrutivo.
Sua obsessão causa tanto dor emocional quanto física, a exemplo disso, baterista costuma treinar com um balde de gelo porque suas mãos sangram e tanto tocar bateria sem parar.
Sacrifícios para alcançar objetivos
O jovem baterista está disposto a sacrificar tudo, incluindo sua saúde mental e física e até seu relacionamento amoroso para atingir seus objetivos.
Andrew mão consegue se desligar da vontade de alcançar o que quer que nem um acidente de carro consegue impedi-lo de fazer sua apresentação. O baterista chega ferido ao teatro e não consegue tocar sua bateria devido os traumas físicos do acidente.
Pressão psicológica
O filme explora o impacto psicológico da busca pela perfeição e os altos e baixos emocionais do protagonista. O professor Fletcher age de forma opressora e abusiva, chegando a abordar temas da vida pessoal do aluno Andrew para afetá-lo.
As estratégias professor Fletcher são extremamente tóxicas, humilhantes e manipuladoras. Um dos alunos do professor chega a cometer suicídio por não conseguir lidar com a pressão psicológica do professor.
O ambiente é de medo e hostilidade visando maximizar o desempenho dos alunos. Nesse sentido, a obra incita a reflexão dos limites éticos no ambiente educacional. Em uma das cenas o professor arremessa uma cadeira em Andrew só porque ele estava errando o ritmo da música.
Filmes parecidos com o filme Whiplash
Para quem gosta de filmes com enredos parecidos com a trama de Whiplash trouxemos algumas dicas nesse artigo. Continue a leitura e descubra obras que você pode gostar.
- “Cisne Negro” (2010): esse filme retrata a história de uma bailarina que se esforça para alcançar a perfeição ao interpretar o papel principal em “O Lago dos Cisnes”. A pressão psicológica e os desafios físicos perpassam o enredo da trama;
- “O Som do Silêncio” (2019): nesse filme conhecemos a história de uma baterista que perde a audição e precisa se adaptar a nova realidade;
- “Amadeus” (1984): aqui vemos a trajetória de Wolfgang Amadeus Mozart e sua busca pela perfeição e sentimentos de inveja e ressentimento presentes no contexto;
- “8 Mile Rua das Ilusões” (2002): neste filme o protagonista, interpretado por Eminem, um rapper iniciante que busca o reconhecimento e a fama no meio musical;
- “Menina de Ouro” (2004): nessa obra vemos a trajetória de uma lutadora de box e seu treinador. O filme mostra a relação de confiança e proximidade entre os dois, e temas como empoderamento feminino e superação pessoal;
- “Idênticos” (2014): o filme mostra a história de um pianista que se depara com um clone idêntico a ele e muito talentoso.
Os filmes acima possuem uma temática semelhante a Whiplash – Em Busca da Perfeição. Eles mostram o amor e arte e os desafios que as pessoas enfrentam para alcançar seus objetivos.
Além disso, os filmes trazem dilemas pessoais e busca por superação. São obras perfeitas para quem gostar de entender ficar entretido com histórias emocionantes e entender sobre comportamento humano.
Conclusão
O filme “Whiplash – Em Busca da Perfeição” vemos temos um exemplo de como a procura pela excelência artística faz parte da jornada de um músico. Através de Andrew e Fletcher somos instigados a refletir até que ponto devemos no esforçar para alcançar o que queremos e até onde podemos pressionar o outro.
Se você precisa entender e superar problemas no seu ambiente de trabalho, considere se inscrever no nosso curso online de Psicanálise Clínica. Com o aprendizado do curso será possível identificar e superar problemas corporativos e melhorar o desempenho pessoal e da equipe.
Não perca a oportunidade! Faça ainda hoje sua inscrição!
One thought on “Filme Whiplash Em Busca da Perfeição (2014): resumo e análise”
Muitos profissionais, dos melhores que o mundo teve, passaram por esse tipo dr desafio.
O filme mostra, claro, um exagero. Porém era um método muito utilizado no passado, beirando o assédio moral.
Algumas pessoas se esforçam muito para mostrar seu valor. E melhoram suas performances (eu sou uma delas). Mas muitos desistem. Alguns podem acabar com suas vidas.
Deve haver um limite. Mas o desafio é saudável.
Um momento interessante do filme foi quando o bateirista tomou as rédeas de sua própria vida. E inverteu o comando.
Ele, definitivamente, NÃO ERA VÍTIMA.
Vale a reflexão.