Filmes sobre Psicanálise: 10 principais

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

A psicanálise é um assunto interessantíssimo e não é estranho reparar em quantos filmes sobre psicanálise existem. Se você chegou até aqui, é porque quer conhecer alguns deles, não é? Assim sendo, não se preocupe: neste artigo nós listamos 10 filmes sobre psicanálise que consideramos essenciais.

Esperamos que você goste dessa lista!

1. Freud, Além da Alma

Este é um filme de 1962, de Jean-Paul Sartre, e que se passa em 1885. No entanto, apesar do título, o filme vai muito além de contar a história de Sigmund Freud. O filme é uma visão sobre a psicanálise e a capacidade que ela tem de ajudar pessoas a enfrentar traumas, além de compreender o funcionamento da mente humana.

Essa obra relata que Freud faz avanços usando a hipnose, enquanto seus colegas se recusavam a tratar a histeria. Isso acontece porque eles acreditavam que a histeria era na verdade algum tipo de simulação, isto é, fingimento. Contudo, a principal paciente de Freud era uma jovem que não bebia água e tinha pesadelos diariamente.

2. Melancolia

Esse filme dinamarquês e foi lançado em 2011. É um filme extremamente melancólico, mas por isso mesmo não pode estar fora da nossa seleção de filmes sobre psicanálise.

Ele é um filme independente com referências de ficção científica escrito e dirigido por Lars von Trier. Ele retrata o cotidiano de duas irmãs durante e após um casamento. Para isso, se fundamenta em um drama psicológico sobre o fim do mundo.

O filme possui dois grandes capítulos que, mesmo parecendo dois filmes distintos, possuem uma ligação. Essa ligação não é simplória e mostra a visão pessimista de von Trier no que diz respeito à sociedade. Em caso de uma colisão entre o Melancolia e a Terra, nosso planeta não sobreviveria. Contudo, Trier mostra que não é preciso uma colisão para que ocorra a catástrofe, porque ela já começou.

3. Perfume: A história de um assassino

O lançamento desse filme foi 2006. Trata-se de um suspense que conta com assassinatos para criar o melhor perfume do mundo. Quem deseja criar esse perfume é Jean-Baptiste Grenouille. Ele nasceu em 1738 em um mercado de peixe em Paris. Desde muito pequeno, este indivíduo percebe que tem uma refinada percepção olfativa.

Com o passar do tempo, ele sobrevive a dificuldades trabalhistas em uma fábrica de couro e depois se torna um aprendiz de perfumaria. Seu mestre era Baldino, mas ele logo o supera e a perfumaria se torna sua obsessão.

Contudo, essa obsessão o afasta da humanidade e ele desenvolve uma loucura por preservar aromas humanos. Ele começa a matar inescrupulosamente jovens mulheres cujos perfumes lhe atraiam. Trata-se de um tema interessante para abordar em filmes sobre psicanálise, já que frequentemente discute-se o que é psicopatia, ou o que motiva um crime.

4. Janela da Alma

Esse é um documentário de 2001 dirigido por Walter Carvalho. Nele, 19 pessoas com diferentes graus de deficiência visual falam como percebem o mundo. Suas deficiências vão da miopia à cegueira total. Assim, eles dizem como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo.

O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão.

Discutem o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade. Falam sobre o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções. Essa emoções são elementos transformadores da realidade.

Para o documentário, foram realizadas 50 entrevistas, mas apenas 19 foram usadas.

5. Segredos de uma Alma

Esse é um filme de 1926 e é estrelado por Werner Krauss. Ele é um cientista atormentado por um medo irracional de facas. Além disso, ele tem uma compulsão por assassinar sua esposa. Esse filme mistura expressionismo e surrealismo através de pesadelos fantásticos. Trata-se um filme cujo tema beira a loucura.

6. Um Cão Andaluz

Esse curta-metragem tem seu roteiro co-escrito por Salvador Dalí e dirigido por Luis Buñuel.

Ele foi lançado em 1929 e exploram o inconsciente humano em sequências de cenas oníricas. Uma das cenas mais impactantes é a em que um homem corta o olho de uma mulher com uma navalha. Esse homem é interpretado por Luis Buñuel.

Leia Também:  15 frases sobre relacionamentos e sua complexidade

Trata-se de uma obra interessante já que ambos Dalí e Buñuel têm muita influência da psicanálise em suas obras pessoas. Assim, o filme retrata essa influência.

7. Psicose

Esse é um dos melhores filmes de Hitchcock, lançado em 1960. O enredo gira em torno de uma secretária chamada Marion Crane. Essa secretária desfalca seu chefe e vai parar em um decadente motel que, por sua vez, é dirigido por Norman Bates. Bates é um perturbado homem de 30 anos e a história conta o que acontece depois desse encontro.



Esse filme recebeu inicialmente críticas mistas, mas teve uma bilheteria excelente. Além disso, recebeu 4 nomeações ao Oscar incluindo Melhor Atriz Coadjuvante para Leigh e Melhor Diretor para Hitchcock. É interesante perceber o quanto os filmes sobre psicanálise chegaram longe na história do cinema, não é?

8. Quando Nietzsche chorou

Esse filme foi lançado em 2007, e é baseado no romance de Irvin Yalom. Conta a história de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud.

Apesar de ser uma ficção, a maioria de seus personagens e alguns eventos são reais. Tomemos como exemplo o médico Josef Breuer: ele realmente foi professor de Freud (o Ziggy no filme), e a relação com Bertha também aconteceu.

Assim, é da experiência retratada ali que Breuer chegou à conclusão de que os sintomas neuróticos resultam de processos inconscientes e desaparecem quando conscientes. Algo que ele chamou de “catarse”.

Quem deseja saber um pouco mais sobre Freud e Breuer deve ver esse filme.

9. Nise: O coração da loucura

Esse filme de 2015 conta a história da psiquiatra Nise da Silveira.

Essa psiquiatra trabalhou num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro. No entanto, ela se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos. Isso provoca o isolamento dela pelos outros médicos, de modo que ela assume o Setor de Terapia Ocupacional.

Ali, ela começa a desenvolver um tratamento psiquiátrico mais humano com os pacientes. Essa terapia é mediada pela arte.

O filme vai retratar o momento da vida da psiquiatra Nise da Silveira e busca ilustrar os primeiros passos da psicanálise no país. Tratamento que vinha em contraposição a um ambiente ainda marcado pelo uso frequente de lobotomias e eletrochoques. Considerando isso, é possível destacar uma fala entre Nise e um colega durante uma discussão: “O meu instrumento é o pincel. O seu é o picador de gelo”.

Esse é um filme essencial para quem quer conhecer mais sobre a psicanálise no Brasil.

10. O holocausto brasileiro

Por fim queremos indicar mais um filme brasileiro para compor nossa seleção de filmes sobre psicanálise.

Esse filme é uma adaptação do livro homônimo escrito por Daniela Arbex, lançado em 2016. Ele é um retrato aprofundado e contundente sobre os eventos que ficaram conhecidos como Holocausto Brasileiro.

Esse evento foi um grande genocídio cometido contra os pacientes psiquiátricos do hospício de Barbacena, em Minas Gerais. Neste local, pessoas eram internadas mesmo sem diagnósticos profundos. Além disso, eram torturados, humilhados e assassinados.

Como o filme anterior, esse é um importante filme para saber como a história psiquiátrica se desdobrou em nosso país.

Filmes sobre Psicanálise: comentários finais

Você já viu algum desses filmes ou documentários? Se sim, conta para gente o que você achou deles. Contudo, se não viu, qual deles você está mais interessado em ver?

Esperamos que você tenha gostado do artigo. E se você tem interesse de conhecer mais sobre psicanálise, nosso curso de Psicanálise Clínica online pode te ajudar. Confira! Nele, você vai expandir muito mais o seu conhecimento a respeito de outros filmes sobre psicanálise, o que é muito bom culturalmente e educacionamente falando.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 13 =