frases de decepção amorosa

Frases de decepção amorosa e dicas para superar

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Nos últimos artigos que publicamos aqui no Psicanálise Clínica, abordamos diferentes frases inspiradoras. Em alguns casos, você se inspirou a desapegar. Em outros, refletiu sobre o poder da autoestima.  No texto de hoje, faremos uma reflexão bastante parecida, mas com outro tema. Queremos discutir com você frases de decepção amorosa. Trata-se de um momento delicado pelo qual muitos de nós passamos e é importante saber como lidar.

A decepção amorosa

Ninguém gosta de decepcionar. Apesar de algumas pessoas entrarem em nossa vida e nós já estarmos com aquela pulga atrás da orelha, não é menos dolorido ser decepcionado por ela. Assim, está evidente que mesmo quando a decepção amorosa é óbvia, ela ainda nos machuca. Vamos falar um pouco sobre esse sentimento antes de chegarmos nas frases de decepção amorosa?

Essa discussão está um tanto associada à quantidade de expectativas que colocamos em uma pessoa e em nosso relacionamento com ela. Quando nos envolvemos, temos várias esperanças. Em primeiro lugar, você espera no mínimo ser retribuído na mesma medida. Apesar de saber que as pessoas manifestam o amor de diferentes maneiras, você espera ser amado de qualquer jeito. Mas, será mesmo que isso é verdade?

Expectativas vs realidade

No começo do relacionamento tudo parecem flores. No entanto, algumas relações são tão superficiais ou mal nutridas, que, com poucas semanas, já começam a dar problemas. Isso ocorre justamente por conta da nossa expectativa, que já não está satisfeita com “ser amado de qualquer jeito”. Estamos em busca de pessoas que nos amem do jeito como a gente quer. Não é assim que dizia aquela música do Kid Abelha?

“Eu quero você como eu quero…”

Quando nossas expectativas não são atendidas, acabamos por nos frustrar e ficar decepcionados. É verdade que, em alguns casos, o relacionamento estava ótimo, mas algo ficou no caminho. Pode ter sido sim uma infidelidade, mas veja que até esse problema surge por causa de expectativas não esclarecidas. Você se abriu completamente sobre o tipo de comportamento que vocês como casal devem ter no trabalho/faculdade/escola?

Quando esse tipo de conversa não acontece, os envolvidos estão propensos a quebrar códigos de conduta que não conhecem. O problema é que isso está ficando cada vez mais comum, uma vez que as pessoas conversam menos e supõem muito mais. Veja que em um relacionamento nada é óbvio.

Assim, ao recado que queríamos dar antes de falar sobre as frases de decepção amorosa é: para se decepcionar menos, não esqueça de conversar mais!

5 frases de decepção amorosa discutidas em detalhe

Agora que já conversamos bastante sobre o que é uma decepção, conversaremos brevemente sobre 5 frases de decepção amorosa. Você verá que a maioria delas foi dita por pessoas de extrema relevância social, enquanto outros autores permanecem desconhecidos. No entanto, lembre-se de que todas carregam lições importantes para que você controle seus sentimentos e expectativas. Isso é importante para que você evite sofrer mais uma vez!

1 – É preciso buscar o amor onde estiver, mesmo que isso signifique horas, dias, semanas de decepção e tristeza. Porque no momento em que partimos em busca do amor, ele também parte ao nosso encontro. (Paulo Coelho)

Toda a conversa que tivemos mais acima sobre expectativas e decepção não tem nada a ver com se fechar para o amor. É super importante que isso fique claro. O problema dos relacionamentos superficiais é a falta de conversa. Mesmo quando a relação avança nessas condições, em algum momento a decepção vai surgir.

Leia Também:  Psicanálise Infantil: Como aplicar em Crianças?

Quando isso ocorrer, nem sempre a solução é seguir caminhos separados. É totalmente possível conversar e seguir em frente juntos.

2 – Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação. (Madre Teresa de Calcutá)

Ainda falando sobre amor, acreditamos que Madre Teresa de Calcutá está nos dizendo aqui que o amor pressupõe a decepção. Quando você ama, deposita em alguém uma certa quantidade de expectativas sobre como deseja ser retribuído. Nós até já conversamos sobre isso mais acima no texto.

No entanto, a recomendação é que você não ame por causa de como será amado. Apenas ame, tentando se livrar das expectativas para se decepcionar menos.

3 – Frustar alguém no amor é a mais terrível decepção; é uma perda eterna para a qual não há compensação, na vida ou na eternidade. (Soren Kierkegaard)

Essa é a única das frases de decepção amorosa que traremos aqui tendo em vista a sua atuação no relacionamento. Perceba que até o presente momento, nos dirigimos a você como aquele que sofre. No entanto, o amor é algo recíproco. Assim, você tem o poder de decepcionar tanto quanto aquele que está envolvido nesse relacionamento junto com você. Tendo isso em vista, lembre-se que sofrer uma decepção dói e procure agir de acordo.

4 – A intensidade da decepção é proporcional a amizade, ao afeto, ao amor e ao carinho que você tem por quem lhe proporcionou tal dor. (Izzo Rocha)

Agora que você já sabe que a decepção amorosa dói para os dois lados envolvidos, saiba que relacionamentos fortes são os mais propensos a sofrer decepções. De acordo com Izzo Rocha, a decepção é proporcional à força de uma relação. É por isso que casamentos sofrem muito mais o impacto de decepções amorosas do que uma paixão de férias. 

É claro que um namoro envolve amor, mas estamos aqui falando do poder de um relacionamento estável, sólido e muito longo. Você espera que uma pessoa que te conhece há muito tempo já esteja por dentro das suas expectativas para um relacionamento. O mesmo pode até ocorrer em um namoro de 1 mês, mas aqui o raciocínio é um tanto ilógico.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

5 – Correndo o risco do fracasso, das decepções, das desilusões, mas nunca deixando de buscar o amor. Quem não desistir da busca, vencerá! (Paulo Coelho)

Por fim, voltamos mais uma vez à Paulo Coelho para lembrar você de que apesar das decepções amorosas, o amor é válido. Ele enche a nossa vida com experiências ricas e vale a pena ser perseguido com afinco. Nessa conjuntura, vale dizer ainda que superar uma decepção não é algo que deixe o amor mais fraco. No geral, o esclarecimento do que causou o problema deixa o casal mais lúcido, forte e consciente! 

Considerações finais: frases de decepção amorosa

No artigo de hoje, você leu uma discussão sobre algumas frases de decepção amorosa. Esperamos que elas tenha ajudado você a entender a frustração de uma perspectiva diferente! Para saber como fazer esse tipo de discussão sobre os comportamentos humanos, que tal fazer o nosso curso de Psicanálise Clínica 100% EAD? Você terá em mãos um conhecimento útil para a vida pessoal e para o trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − quatro =