melhores hábitos matinais

Hábitos Matinais: quais os melhores e como desenvolver

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Bons hábitos matinais devem ser adquiridos na vida o quanto antes. Quando implementados, passam a fazer parte da sua vida sem esforço e funcionam como uma mola propulsora para que o restante do seu dia funcione bem. 

Afinal, você determinou como o dia seria logo no começo.

Para saber quais hábitos adquirir, selecionamos 7 dos melhores hábitos matinais para que você comece a colocá-los em prática na próxima manhã. Confira!

Conheça 7 dos melhores hábitos matinais para adquirir e ter um bom dia!

1 – Acorde com um despertador

Para desenvolver hábitos matinais, a primeira coisa que você deve fazer é acordar. 

No entanto, você deve saber que acordar não é tão simples quanto estar vivo. Nem todo mundo consegue acordar logo que a luz do sol começa a refletir no quarto.

Muitas pessoas dormem mais do que deveriam ou menos do que deveriam. Outras dormem e acordam em horários que não favorecem o aproveitamento do dia. Logo, acordar não é uma tarefa tão simples assim para todo mundo.

Se acordar em um bom horário é difícil para você, é importante ter a ajuda de um dispositivo para isso. São exemplos os despertadores analógicos e digitais e o despertador do seu celular. A escolha é sua, contanto que você escute o barulho toda manhã e desperte!

Acorde cedo

Essa é uma orientação adicional.

De preferência, busque acordar cedo porque o dia parece render mais se você levanta no comecinho do dia.

Você verá que, fazendo isso, terá tempo para executar boa parte das tarefas logo pela manhã, o que libera mais tempo à tarde e à noite, que é quando estamos começando a nos sentir mais cansados.

2 – Não use a função “soneca”

Outro ótimo hábito para levar para a vida é levantar assim que o seu despertador tocar. 

Muitas pessoas escutam o despertador e ativam a função “soneca” para dormirem por mais alguns minutos. No entanto, esse é um hábito ruim por dois motivos principais.

Em primeiro lugar, você acaba perdendo qualidade de sono porque deixa de descansar mais profundamente.

Em segundo lugar, se você tem um roteiro pensado para as suas manhãs, acordar tarde colabora para começar o dia atrasado. Desde o momento de acordar, você já está em dívida consigo mesmo porque não levantou no horário ideal.

Você não precisa levantar da cama, mas precisa despertar

O ideal é que, ao ouvir o despertador, você dê início à sua rotina. Por exemplo, pode levantar e começar a arrumar sua cama, tomar um copo de água ou fazer alguns alongamentos.

Porém, se ficar na cama não for um convite para você dormir, se permita ter um tempo para se espreguiçar e acordar com calma. 

3 – Ilumine o seu quarto

Outro bom hábito matinal é o de iluminar o seu quarto e a sua casa depois de acordar.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    A razão para isso tem a ver com o nosso ritmo circadiano, isto é, as mudanças regulares dos estados mentais e físicos que ocorrem no corpo humano em um período de 24 horas.

    A luminosidade de um ambiente dá um sinal ao seu relógio biológico para acordar, assim como um ambiente mais escurinho favorece o desejo de dormir.

    4 – Acesse os seus objetivos e prioridades do dia

    Entre os melhores hábitos matinais que podemos apresentar, está esse de acessar os seus objetivos e prioridades no começo do dia.

    Dizemos que ele é um dos mais importantes porque sabemos como cada dia traz desafios, novas tarefas e pedidos inesperados. No entanto, se buscamos a organização e um dia menos poluído, é importante que as prioridades de cada dia sejam definidas com antecedência.

    Dessa forma, sabemos que, a cada dia, nos concentramos naquilo que é importante e mais urgente para nós. Ter esses critérios bem definidos ajuda a não assumirmos mais compromissos do que podemos e ajuda a dizermos “não” quando é necessário.

    5 – Cuide da sua higiene

    Ainda pela manhã, lembre-se de cuidar bem de si mesmo. Os cuidados com o próprio asseio e higiene são manifestações de autocuidado e amor próprio.

    Assim sendo, tome um banho gostoso, escove bem os seus dentes e procure vestir-se confortavelmente, dentro das suas possibilidades, mesmo se for sair de casa.

    Tenha, inclusive, o hábito de analisar-se com calma diante do espelho e fazer o que sentir que é necessário até gostar da imagem que vê ali, refletida.

    6 – Tome um bom café da manhã

    Entre os seus hábitos matinais, não esqueça de se alimentar. A alimentação nutritiva e estratégica também é um ato de autocuidado.

    Se for possível planejar quais serão as suas refeições com antecedência, esse momento de parar para comer parecerá menos inconveniente. Há quem não coma por pensar que preparar uma refeição leva tempo demais ou, ainda, essa pessoa consegue comer; porém, ela come alimentos que não nutrem o corpo, mas são muito fáceis de preparar. 

    É importante arranjar tempo para preparar as suas refeições e comer com calma, principalmente pela manhã. É desagradável fazer qualquer coisa sob pressão e correndo, inclusive comer. Na verdade, essa correria na digestão não faz bem para o corpo.

    Organize-se para viver bem!

    7 – Encontre hábitos matinais que tragam a você bem-estar

    Para encerrar a nossa seleção com dicas de hábitos matinais para adquirir, escolha você um hábito que te faz sentir bem.

    Para muitas pessoas, abraçar as pessoas da família (pais, cônjuge, filhos) já é um tremendo estimulante. Porém, para outras, escutar a música favorita a caminho do trabalho é suficiente para começar o dia bem.

    Se tiver tempo, você pode assistir um episódio da sua série favorita ou, ainda, praticar alguma atividade física que te ajude a ter mais disposição.

    Para descobrir qual é o seu hábito, faça um exercício de autoconhecimento e pense sobre o que é possível trazer para a sua rotina matinal para começar o dia feliz.

    Leia Também:  O que é Terapia Comportamental Dialética?

    Considerações finais sobre como desenvolver os melhores hábitos matinais 

    Neste conteúdo, comentamos brevemente sobre 7 hábitos matinais que ajudarão você a ter dias mais felizes e produtivos. Com certeza, implementando um ou todos eles, você verá uma mudança significativa na maneira como você começa o seu dia!

    Contudo, sabemos que nem sempre é simples implementar um hábito novo, principalmente quando você está passando por um tempo difícil com problemas de saúde graves, como ansiedade e depressão.

    A psicanálise pode ajudar

    Nesses casos, você sabia que a psicanálise é uma excelente ferramenta para ajudar as pessoas a retomarem o controle sobre as próprias vidas? 

    Assim, se você ama estudar o comportamento humano e quer se tornar psicanalista, ajudando gente a ter bons  hábitos matinais e uma perspectiva positiva sobre a vida, conheça já o nosso Curso de Psicanálise Clínica

    Nele, fornecemos aos alunos uma formação completa que possibilitará que trabalhem na área ou apenas aproveitem o conteúdo para suas próprias vidas e profissões. Conheça!

    One thought on “Hábitos Matinais: quais os melhores e como desenvolver

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.