Heitor príncipe de Troia

Heitor de Troia: príncipe e herói da mitologia grega

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

Heitor de Troia é um dos mais famosos heróis da mitologia grega; era um príncipe de Troia conhecido por sua bravura, habilidade militar e senso de dever. Durante a Guerra de Troia, ele defendeu sua cidade até ser morto pelo herói grego Aquiles.   

A mitologia grega é repleta de explicações sobre a origem da vida e os fenômenos da natureza, contadas através de histórias com deuses e heróis. E, dentre as principais histórias, está a de Heitor de Troia, príncipe e herói da mitologia.  

De antemão, saiba que Heitor era considerado o maior guerreiro de Tróia, porém, não aprovava a guerra que havia começado entre os gregos e os troianos. Assim, para saber tudo sobre mais esse mito grego, confira este artigo até o final.   

Primeiro, o que é mitologia grega? 

A Mitologia Grega é repleta de mitos, lendas e contos, criados pelos gregos na antiguidade. Ela explica a origem da vida, assim como os fenômenos da natureza, e conta as histórias de deuses e heróis, como Heitor de Troia, envolvendo batalhas e sacrifícios.  

Em suma, estas narrativas podem ser vistas como uma forma de entender como os comportamentos humanos se desenvolveram e de onde se originaram, bem como aspectos das antigas sociedades. Esses mitos, com o passar do tempo, foram expressos por meio da literatura grega e, também, por meio de outras artes, como pinturas e obras em cerâmica. 

Heitor de Troia Resumo

História de Tróia 

A cidade mítica de Troia, também conhecida como Ilios, é um dos lugares mais controversos da antiguidade, pois se discute se ela realmente existiu. Situada na Ásia Menor (atual Turquia), há um sítio arqueológico que se acredita ser a cidade de Troia, contudo historiadores não podem confirmar isso.  

A Ilíada e outros mitos afirmam que as muralhas de Troia eram invencíveis, construídas pelo próprio Poseidon. Porém, com a astúcia de Odisseu foi possível entrar na cidade, pois ele construiu um grande cavalo de madeira, disfarçado de presente, onde os gregos ficaram escondidos dentro. 

Quem foi Heitor príncipe de Troia? 

Na mitologia grega, Heitor (ˈhɛk tər/; Ἕκτωρ, Hektōr, pronuncia-se [héktɔːr]) é um personagem da Ilíada de Homero, era o filho mais velho do rei Príamo e da rainha Hécuba de Tróia. Ele desempenhou o papel de príncipe troiano na Guerra de Troia e foi considerado o maior guerreiro da cidade.  

Heitor liderou os troianos na defesa de Tróia, derrotando muitos guerreiros gregos. Entretanto, foi morto em um combate individual por Aquiles, que, em seguida, arrastou seu corpo pelas ruas de Tróia, atrás de sua carruagem. 

Nesse sentido, Heitor foi um herói para todos os troianos devido à sua perseverança nas lutas e à sua gentileza. Amado por todos, com exceção dos aqueus, que o temiam por ser o melhor guerreiro troiano. Durante a Guerra de Tróia, Heitor trouxe glória e honra ao seu povo, tornando-se um líder de destaque.  

História de Heitor de Troia, o maior guerreiro 

A história de Heitor vem principalmente da Ilíada de Homero, uma das duas obras completas do Ciclo Épico. Segundo a Ilíada, Heitor não aprovava a guerra entre os gregos e os troianos.  

Durante uma década, os Aqueus cercaram Troia e seus aliados do leste. Heitor dirigiu o exército troiano, com assistência de vários subordinados, incluindo Polydamas, e seus irmãos Deiphobus, Helenus e Paris.  

De acordo com o que era relatado, Heitor era o melhor guerreiro que os Troianos e seus aliados poderiam enfrentar, sendo seu talento em lutar admirado tanto pelos Gregos, quanto pelo seu próprio povo. 

Heitor na guerra de Troia 

Quando Paris, o irmão mais novo de Heitor, visitou a cidade grega de Esparta e trouxe de volta a bela esposa do rei espartano, Helena, os gregos ficaram furiosos e exigiram que ela fosse devolvida. Como rejeitaram suas exigências, eles navegaram para Troia com um grande exército para a recuperar à força.  

Embora Heitor discordasse da atitude de Paris, ele assumiu a responsabilidade de liderar sua cidade contra os invasores gregos, pois era o maior guerreiro de Troia.  

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Heitor se destacou na Guerra de Troia desde o início. Segundo o mito, foi ele quem matou Protesilau, o primeiro grego a pisar em Troia. Porém, não obstante a bravura de Heitor, os gregos conseguiram conquistar o acesso à cidade. Os troianos se retiraram para trás de suas muralhas e assim começou a Guerra de Troia, que durou uma década. 

    Luta entre Aquiles e Heitor 

    A luta entre Aquiles e Heitor foi uma das mais importantes batalhas da Ilíada. Aquiles, o herói grego mais famoso, e Heitor, o príncipe de Troia, lutaram bravamente em um combate que teve início quando Aquiles atacou Heitor na porta dos muros de Troia.  

    Heitor de Troia, sabendo que não poderia vencer Aquiles, pois havia uma profecia de que ele seria morto por ele, tentou fugir. Porém, Aquiles o perseguiu e os dois acabaram travando uma luta feroz. A luta foi longa e difícil, pois ambos os heróis eram muito fortes e habilidosos.  

    Leia Também:  As 30 melhores frases de Amor Próprio

    Sobremodo, Aquiles e Heitor de Troia estavam destinados a se encontrar e Atena estava ajudando Aquiles, fornecendo-lhe armas e enganando Heitor para fazê-lo acreditar que ele teria ajuda. Dessa forma, Heitor decide tornar sua morte memorável e gloriosa, e, após pegar sua espada, ataca Aquiles, sendo atingido por sua lança e morrendo. Com a morte de Heitor, Troia perdeu seu maior defensor e também sua última esperança. 

    A morte de Heitor 

    A morte de Heitor de Troia foi um dos momentos mais trágicos da mitologia grega. Heitor foi o líder da defesa de Troia na Guerra de Troia, lutando contra os invasores aqueus por dez anos. Embora ele tivesse lutado bravamente, ele foi derrotado por Aquiles, o herói grego mais poderoso. Em resultado, quando ele morreu, Troia foi conquistada pelos gregos e a cidade foi destruída. 

    Apesar da vitória de Aquiles sobre Heitor, o seu ódio pela morte de Pátroclo permaneceu. Por isso, em vez de devolver o corpo de Heitor para Troia, Aquiles planejou destruí-lo. Assim, o corpo foi amarrado pelos calcanhares com o cinto de Ajax e preso à sua carruagem. Durante 12 dias, Aquiles percorreu Troia, puxando o corpo de Heitor atrás de si.  

    No entanto, Apolo e Afrodite o protegeram de modo que nenhum dano foi causado. Quando chegou a notícia de que Aquiles deveria parar de perseguir o corpo de Heitor e permitir que fosse resgatado, ele teve que ceder. 

    Príamo saiu de Tróia para procurar o corpo de Heitor e, com a ajuda de Hermes, passou despercebido até chegar à tenda de Aquiles. O rei suplicou ao herói para que ele lhe entregasse o corpo do filho, e, movido pelas palavras de Príamo, bem como por um aviso dos deuses, Aquiles permitiu que Heitor fosse devolvido à sua cidade pela última vez. 

    Resumo das principais características do mito de Heitor guerreiro de Troia 

    Portanto, podemos destacar como principais características de Heitor de Troia: 

    • coragem: foi um herói excepcionalmente corajoso, liderando as forças de Troia contra os gregos; 
    • honra: era conhecido por sua honra e lealdade à Troia, e recusou-se a se render às forças gregas, apesar de saber que tinha poucas chances de sobreviver; 
    • generosidade: foi conhecido por sua generosidade e compaixão; 
    • lealdade: foi extremamente leal a Troia, e recusou-se a combater contra seus próprios irmãos ou parentes. 
    • inteligência: foi reconhecido por sua inteligência e astúcia estratégica, sendo um dos principais líderes militares de Troia.  
    • força: era fisicamente muito forte, sendo conhecido como um dos principais guerreiros de Troia. 

    Heitor de Troia homero

    Ao estudarmos mitologia grega, temos a oportunidade de nos aprofundar na história dos seus personagens e isso nos permite refletir sobre temas relacionados à vida e ao comportamento humano. Por isso, se você se interessa sobre temas como este, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica, onde aprenderá sobre comportamento humano, sob a visão psicanalítica. 

    Por último, se gostou deste artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos motivará a continuar produzindo conteúdos de qualidade para nossos leitores. Até a próxima! 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *