o que significa humildade

O que significa humildade

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Humildade é uma palavra que ouvimos geralmente quando alguém diz ser algo evidente ou algo que falta em uma pessoa, mas o que significa humildade?

O que significa humildade

Quando vamos ao dicionário ou fazemos a busca na internet, vemos como significado de humildade; modéstia, simplicidade, pobreza e até fraqueza.

Essas palavras, nesse contexto, não causam uma sensação muito boa ou até inspiração para alguém adotar a humildade como objetivo em sua vida, mas eu gosto muito de recorrer a etimologia das palavras, de buscar a raiz delas. Pois em muitas vezes, descobrimos certa distância de como é de fato sua raiz com aquilo que conhecemos hoje como significado, quando conheci a etimologia de humildade, me trouxe surpresa e encantamento.

Humildade tem origem no Latim humus, “terra fértil”, derivado por sua vez do Indo-Europeu ghyom-, “terra”. Quando olho para isso, entendo o lado positivo em ser alguém humilde de acordo com a sua raiz, não posso deixar de pensar em algumas possibilidades para reflexão, observo que humildade tem ligação com ser humano – humano, que deriva de humus = Terra.

O que significa humildade, evoluir e partilhar

Quando penso que “somos terra”, penso também sobre o quanto isso pode nos ensinar a viver. com relação a terra, temos basicamente as que são produtivas e as que não são, nesse ponto de vista ao trazermos isso para nós enquanto seres humanos.

Precisamos nos questionar se temos vivido uma vida produtiva, uma vida fértil em fazer o bem, em aprender, evoluir e partilhar, ou se estamos pelo contrário, vivendo de forma improdutiva, de forma a não fertilizarmos nada de positivo no convívio com os outros.

Conclusão

Essa é uma reflexão que carrego comigo sempre e creio que seja esse o significado que devemos reconhecer e buscar incorporar em nosso dia a dia, alguém humilde, é alguém que é capaz de produzir bons frutos, de fertilizar o bem e fazer a diferença nesse mundo.

O presente artigo foi escrito por Eduardo Colamego. Escritor, consultor, orientador filosófico, pós-graduado em filosofia, formando em psicanálise e especialista em desenvolvimento humano. Contato pelas redes sociais: @eduardocolamego

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *