mentes ansiosas significado tratamentos

Mentes ansiosas: 10 dicas da Psicologia

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Parece que a ansiedade é o mal do século. A maioria das pessoas afirmam ter mentes ansiosas. A ansiedade pode vir devido à problemas pessoais, no trabalho, com a família, preocupações em relação ao futuro, às contas para pagar, à política… Enfim, no mundo em que vivemos, muitas são as fontes de ansiedade e estresse para o cidadão comum.

Infelizmente, às vezes nos deixamos levar pela ansiedade, e é exatamente nesse momento que as coisas começam a desandar de vez. O que temíamos, e os resultamos errados que antes estavam apenas na nossa cabeça, começam a aparecer.

Mas chegou a hora de quebrar esse ciclo! A mente domina muita coisa no nosso corpo e na nossa vida, mas somos capazes de controlar nossa mente, nossos pensamentos, e nossas ações, com um pouquinho de treino e esforço.

A primeira coisa que temos que fazer para que isso aconteça é conhecer um pouco melhor nossos sentimentos, e isso inclui a ansiedade. Vamos entender um pouco mais sobre essa sensação desagradável, mas que está cada vez mais presente na vida de muita gente.

Entendendo um pouco melhor a ansiedade

A ansiedade nada mais é do que uma resposta do nosso corpo à situações estressantes e potencialmente perigosas. Ela está relacionada à resposta de “luta ou fuga”, bem como ao medo e ao instinto de preservação.

Nos primórdios da humanidade, a ansiedade era quem protegia nossos antepassados de serem mortos por feras, e hoje em dia é o que faz acender uma luzinha vermelha na nossa cabeça frente a situações perigosas, ou que nos ajudar a nos preparar melhor para as situações que temos que encara.

Em outras palavras, a ansiedade é um sentimento totalmente normal, que está presente desde o início dos tempos no nosso DNA, e que pode nos servir muito bem, se for bem controlada e utilizada.

O maior problema é quando a ansiedade se torna demais. Quando isso acontece, o indivíduo pode ficar paralisado, sentir inclusive mal estar físico, e o sentimento se torna totalmente incapacitante.

Ter que lidar com isso de forma frequente é bastante exaustivo. Mas a boa notícia é que temos como controlar a nossa mente para que a ansiedade tenha menos impacto em nossas vidas.

Quer saber como controlar nossas mentes ansiosas? Se liga nessas 10 dicas que separamos para vocês com o que os melhores psicólogos falam em relação ao controle da ansiedade.

10 dicas para controlar mentes ansiosas

Como dissemos acima, as fontes de ansiedade são inúmeras, e vem de todos os lados. Às vezes elas estão relacionadas a coisas que conseguimos mudar, mas às vezes elas estão relacionadas a fatos maiores do que a nossa vontade e que fogem do nosso controle direto.

O que fazer então nesses casos? Perder a cabeça e se desesperar não são a resposta! Já que você não consegue controlar os fatores externos, o jeito mesmo é controlar a sua mente. Quer aprender como colocar a sua mente ansiosa sobre controle? Veja as 10 dicas que separamos abaixo!

1. Para, pense, seja racional

Quando a ansiedade toma conta, significa que o sentimento superou toda forma de raciocínio e razão que possuímos. Nessa hora, é fundamental que a gente para e se obrigue a pensar de forma clara, quais são os medos e riscos reais que enfrentamos, e quais são aqueles inventados pela nossa mente.

2. Reconheça as coisas que você não pode mudar

Já dizia o ditado, “Queira a coragem para mudar aquilo que você pode mudar, paciência para aceitar aquilo que não pode, e sabedoria para distinguir as duas coisas”.

Isso nem sempre é fácil, e exige prática, mas um passo extremamente importante para gerenciar mentes ansiosas é deixar para se preocupar com aquilo que você pode resolver, e parar de se estressas com coisas que estão fora do seu controle.

3. Esteja sempre cercado de quem você ama

Uma das melhores estratégias para lidar com a ansiedade é procurar a ajuda de familiares e amigos nos momentos onde tudo parece estar te sobrecarregando. Ter alguém em quem você confia para dividir alguns problemas e fardos pode ser extremamente positivo.

4. Coloque seus problemas em perspectiva

Quando estamos totalmente imersos em uma situação, fica difícil ver a figura por completo. Às vezes vemos apenas um ponto, e nos tornamos obcecados por ele. É ai que surge a ansiedade. O segredo, em algumas situações, pode ser apenas se afastar um pouco do problema.

Para isso, pode ser de grande valia conversar com alguém, expor a situação e pedir ajuda, ou mesmo escrever as coisas no papel. Um olhar de alguém de fora, ou quando você mesmo enxerga a situação com outros olhos, pode fazer toda a diferença na hora de lidar com a ansiedade.

Leia Também:  Ataques de pânico e as 5 técnicas para controlar

5. Respire

A respiração profunda é extremamente relaxante, oxigena o cérebro, acalma o pensamento e pode te ajudar a acalmar nossas mentes ansiosas em momentos de crise. Não subestime o poder que algumas respirações profundas podem ter no seu dia a dia!



6. Certifique-se de estar cuidando de você mesmo

A ansiedade e o estresse tendem a piorar quando estamos cansados, com sono, com fome, ou quando algo não vai bem no nosso corpo. Dormir bem, praticar atividade física de forma regular, e assumir hábitos de vida saudáveis são formas muito simples de ajudar no controle mental, além de manter a saúde em dia.

7. Faça algo que você gosta

A vida é corrida, nós sabemos. Mas certifique-se de incluir na sua rotina algo prazeroso, tire pelo menos um dia da semana para se dedicar algumas horas a um hobby ou passatempo. Dessa forma você estará relaxando a sua mente e retirando a sobrecarga imposta pelas obrigações.

8. Saiba se distanciar de pessoas a situações negativas

O que não te faz bem, não precisa estar contigo. Isso inclui as coisas que vemos nas redes sociais, também. Às vezes, o que precisamos é apenas nos afastar das influências negativas.

9. Entenda que a ansiedade é um sentimento natural

A ansiedade é parte de nós, de como os seres humanos funcionam, e é importante. Entender isso e não se sentir culpado, e acima de tudo, paralisado por esse sentimento é fundamental. Aprenda que a ansiedade não deve ser um bloqueio. “Se estiver com medo,vá com medo mesmo”.

10. Quando necessário, procura ajuda profissional

Em alguns casos não conseguimos lidar com os nossos problemas sozinhos, ou ainda com a ajuda de pessoas próximas. Tudo bem, isso acontece. Saiba identificar a hora que uma ajuda profissional é necessária, e não sinta vergonha de precisar de terapia ou medicamentos.

A ansiedade pode ser uma doença da mente assim como diversas outras doenças do corpo, e como tal, deve ser tratada.

E você, se sente ansioso? Tem alguma outra dica para ajudar outras pessoas a controlar suas mentes ansiosas? Escreve pra gente nos comentários!

Considere inscrever-se em nosso Curso de Formação em Psicanálise, 100% EAD. Conhecer a própria mente é a principal tarefa de uma existência, diria Freud. Além disso, você terá a oportunidade de ter mais informações para ajudar pessoas próximas e também de atuar profissionalmente com os saberes desta área.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + um =