mestre dos magos quem é

Mestre dos Magos: quem é ele, afinal?

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

“Saudações, jovens pupilos”!

Com essa frase, o Mestre dos Magos, literalmente surgia, enigmático, para orientar (ou confundir) um grupo de jovens perdidos em um mundo paralelo, no desenho animado Caverna do Dragão!

Os jovens, vindos do mundo real, apresentavam diversidade de raça, de habilidade e de comportamentos, despertando em parte dos expectadores da geração jovem dos anos 80, a sensação de identificação e pertença ao grupo.

Mestre dos Magos, quem é ele, qual seu papel?

Mas, enfim, qual a função do Mestre dos Magos? Orientar, confundir, fazer pensar, despertar o autoconhecimento?

Hoje, eu o vejo o Mestre dos Magos como um psicanalista. Aquele que:

  • indica sem apontar,
  • fala sem revelar e
  • deixa a cabeça do analisando, muitas vezes mais confusa que no início da sessão.

Porém, sempre planta uma sementinha de “será esse o melhor caminho”?

Isso sem dizer que, o Psicanalista “surge” em momentos conflitivos de nossas vidas, faz suas análises e na hora de decidir que rumo tomar… pluft…. “some”, incentivando o paciente a conclusão dos fatos!

Desafios do mundo paralelo e do mundo real

É como aquele ditado, “quando a água bate, aprendemos nadar” ou morremos afogados! Melhor nadar… e esperar o próximo episódio, ou a próxima sessão.

No mundo paralelo, longe de casa, os jovens, enfrentaram grandes desafios, perigos e monstros. Aqui no mundo real, o jovem, também precisa enfrentar seus desafios para encontrar seu caminho.

Mestre dos Magos, ou o Mestre Psicanalista!

A figura do bom e velho, Mestre; surge com sua vivência para lhes dar armas para lutar, para combater seus vilões.

Aqui mais uma vez, comparo-o ao Psicanalista, que desperta no analisando seus “poderes”, muitas vezes esquecidos ou recalcados. Inteligência, segurança, autoestima, coragem… e por aí a fora.

Mais um fato relevante, que assemelha a realidade e a fantasia, não conhecemos o final da série… Há muita especulação, mas concretamente, não se sabe o fim.

No mundo real, também não sabemos.

Fico com a mensagem final, um dia de cada vez, desenvolvendo habilidades para avançar rumo ao ideal, buscando decifrar os enigmas da vida, com a cooperação do Mestre! Em frente…

Este artigo sobre quem é o Mestre dos Magos foi escrito por Suzi Gomes Britto Barufi (contato: [email protected]), fonoaudióloga clínica desde 1989 e Estudante de Psicologia na Universidade de Franca. 

2 thoughts on “Mestre dos Magos: quem é ele, afinal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.