metrossexual

O que é metrossexual? Significado e características

Publicado em Publicado em Comportamentos e Relacionamentos, Psicanálise

Cuidar da própria aparência sempre foi algo comum nas mulheres, na verdade, até por pressão social ao longo do tempo. Em relação aos homens, esse costume se tornou mais popular há pouco tempo e com certo preconceito pelos demais. Por isso, vamos entender o que significa metrossexual e algumas características mais comuns.

O que é metrossexual?

O significado de metrossexual aponta para o homem que possui uma preocupação e cuidado maiores com a aparência. Nisso, ele segue um ritual pessoal com o intuito de valorizar seu aspecto e atributos físicos.

Em muitos casos, isso pode acabar virando um exagero e refletindo a estranheza no rosto de alguns membros.

O termo é a união das palavras metropolitano, relativo à cidade ou metrópole, com sexual. Assim, se origina o homem cujo significado se refere a um homem urbano que se preocupa em cuidar da aparência. Mais do que nunca, a vaidade masculina está em voga e se torna cada vez mais comum no meio social.

O metrossexual é antenado na moda e gosta de se vestir muito bem, se valendo de um conforto nessa perspectiva. Suas roupas e acessórios utilizados se tornam a sua marca registrada e representação da sua autoestima.

Ademais, é adepto dos cuidados em salão de beleza, cabeleireiros, esteticistas, manicure, depilação, perfumaria e outros.

Glossário

De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra metrossexual é um adjetivo de dois gêneros e substantivo masculino e seu significado é:

  1. Diz-se de ou homem, em geral de meio urbano, que apresenta grandes cuidados estéticos e um elevado grau de sofisticação na escolha de cosméticos, vestuário e acessórios.

E o termo é uma junção das palavras “metropolitano” (cidade, metrópole) e “sexual”. Ou seja, um homem urbano que se preocupa bastante em cuidar da própria aparência.

Basicamente, quando dizemos que um homem é metrossexual, estamos falando que esta pessoa gosta de se vestir bem e de estar na moda. Compra muitas roupas e itens caros, vai ao cabeleireiro regularmente, cuida da pele, das unhas, use bons perfumes e cosméticas, se depila, etc.

Características de uma pessoa metrossexual

É bastante fácil reconhecer um metrossexual porque o mesmo se destaca dos outros indivíduos com evidência. Cabe ressaltar que, assim como qualquer outro costume, isso em nada é prejudicial ao homem se não for exagerado. Os sinais mais visíveis são:

1. Vaidade

Alguém que é metrossexual se preocupa muito com a própria aparência, realiza cuidados constantes para se manter bem afeiçoado. Isso é parte de sua rotina, de maneira que tome um tempo para que seja concluído. Alguns até se incomodam quando encontram ele sem preparação visual que realizam.

2. Adesão a “costumes femininos”

Durante muito tempo as mulheres receberam a alcunha de serem adeptas aos cuidados cosméticos. Entretanto, muitos homens abraçam esse caminho e usam uma série de produtos, gastando valores consideráveis em roupas, acessórios e produtos.

Sem contar que também é comum o uso de cirurgias plásticas no rosto e corpo. Um bom exemplo disso é o aumento na busca pela harmonização facial, que padroniza o rosto e mexe em sua estrutura.

3. Dinheiro não é problema

Mesmo com recursos limitados, a aparência vem em primeiro lugar e dinheiro para ela sempre vai existir. É por conta disso que o indivíduo sempre mantém o seu visual em excelente postura ao padrão seguido.

Quais são as origens da metrossexualidade?

A palavra metrossexual surgiu em meados dos anos de 1990 graças ao jornalista Mark Simpson, em seu estudo “Meet the Metrosexual”. Contudo, o termo só veio se popularizar em 2002, quando Mark publicou um artigo no decorrer da Copa do mundo.

Isso porque o jogador David Beckham havia posado para uma revista direcionado a consumidores gays no Reino Unido.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Para Mark Simpson, David Beckham era tido como o metrossexual mais famoso da Grã-Bretanha. O jogador possuía uma arrogância e narcisismo ao dizer que adorava ser olhado por outras pessoas. Independente do sexo de quem o observava, o jogador se esforçava para realçar sua aparência e causar admiração.

    Note que Beckham é hétero, casado, pai e sempre trabalhou com futebol e a sua imagem, algo bastante masculinizado. Contudo, se tornou um representante não oficial do metrossexualismo no seu país de origem pelos cuidados constantes com sua aparência.

    Isso toca num ponto a respeito da orientação sexual associada que vamos falar mais à frente.

    Comportamento e mercado

    Como dito linhas acima, as ações de beleza eram quase que totalmente administradas e direcionadas para mulheres. Todavia, os homens passaram a se observar e entender melhor as ações de cuidado pessoal.

    Por conta disso que uma cultura se alimentou com o tempo e estabeleceu a figura do homem valorizando a aparência.

    A fim de lidar com essa demanda, foi dado um mercado de produtos de beleza para o homem. Com isso, os homens ganharam ainda mais opções de produtos e serviços que contribuem para esse comportamento.

    Mais do que nunca tiveram amparo comercial e acolhimento social de quem compreende seus desejos e partilhassem dos mesmos.

    O espaço que criam tornaram os metrossexuais antenados com as tendências da moda para se manterem sempre atualizados. Seu lado financeiro possui uma direção específica para sustentar os seus gostos relativos à beleza.

    Esse comportamento surgido há algumas décadas e que estava restrito as mulheres, hoje alimenta um mercado gigante da beleza masculina.

    Vaidades e preconceitos

    Como aberto parágrafos a cima, o metrossexual sofre um preconceito por conta do seu modo de viver. O ato de se vestir de forma elegante e estar sempre com a aparência bem feita os liga aos homossexuais.

    Todavia, a metrossexualidade está conectada com à vaidade e com uma questão do o ego querer manter uma boa aparência e não com a orientação sexual.

    Aqui fica exposto um estereótipo de que o homem hétero precisa ser descuidado e aparentar ser selvagem. Enquanto isso, se retira a dignidade e o respeito que os homossexuais merecem ao associá-los de forma negativa com um comportamento estético.

    Apesar da questão não ser brincadeira, alguns não se importam em serem sinônimos de cuidado e autoestima.

    De um modo geral, é preciso abrir as portas e entender que essa realidade existe: os homens estão preocupados com a própria imagem. Reduzir ou tentar banalizar isso denota um preconceito enraizado e bem tóxico a esse público.

    Por outro lado, a orientação sexual de uma pessoa não deve ser utilizada como recurso para chacotas ou retirar o significado de alguém.

    Ratos de academia

    O termo metrossexual indica também para os famosos “ratos de academia”, pessoas que frequentam de forma assídua o local.

    Eles possuem uma obsessão com o próprio corpo, de maneira que modelem a sua rotina para isso. Sem contar que nutrem atração física por pessoas que compartilham aparência semelhante.

    Acontece também de haver uma agenda rígida em que controla o que come, quando come e como come. Essa padronização visa manter a massa muscular adquirida e se encaminhar o mais próximo da perfeição possível.

    Indo além, também frequenta academias para que assim admirem pessoas com biotipo parecido.

    Contudo, a busca para se manter nesse nível mexe de forma direta com o seu tipo de comportamento e com o seu humor.

    É fácil que as pessoas nesse perfil sejam irritadas e explosivas quanto à sua postura. Ainda que consigam o que querem, a busca pela perfeição estética é bem exaustiva.

    Existe um lado bom de ser metrossexual?

    Olhando por uma perspectiva sadia, ser metrossexual possui, sim, aspectos positivos. A complicação nesse comportamento se concentra no exagero que muitos cometem e exercem o limite do normal.

    Por outro lado, quando feito de modo consciente e benéfico, contribui para:

    • Autoestima

    É preciso a clareza de nos apreciar e manter cuidados para nos sentir bem com nós mesmos. Ter a autoestima alta é importante para que nossa percepção sobre nossa existência seja positiva e construtiva.

    Não precisa exagerar, é claro, mas ter o mínimo de apreço e cuidado para a sua imagem é algo importante.

    • Saúde

    A metrossexualidade vai além da aparência e se preocupa também com o estado de sua saúde. Isso porque é comum que homens não visitem um médico ou procurem apenas quando já é tarde demais.

    Um metrossexual também se mostra preocupado com a saúde e visita médicos para cuidar dela com mais frequência.

    • Relacionamentos

    Eles sabem que uma boa aparência chama atenção, seja no romance ou na carreira. Quanto ao trabalho, um ótimo visual revela a maneira como se importa consigo no dia a dia.

    Pensando por esse lado, principalmente se busca trabalho, invista mais em sua aparência e a transforme em cartão de visita.

    Considerações finais sobre metrossexual

    O metrossexual caminha em direção à beleza e é um arauto da vaidade no cotidiano de todo mundo. Embora pareça sem ofensa, é preciso se atentar a esse comportamento para que não sufoque a si mesmo.

    Por isso, evite a permissão de uma postura narcisista, superficial e danosa a si mesmo.

    Ademais, é preciso trabalhar para que isso contribua de uma boa forma ao desenvolvimento de sua vida. Sua aparência não é tudo, mas o modo de que você administra ela impacta de forma direta no seu modo de viver.

    A fim de explorar outros aspectos pessoais além da imagem, se inscreva em nosso Curso 100% Online de Psicanálise. Por meio dele, você vai conseguir entender melhor as suas necessidades, de modo a alimentar o seu autoconhecimento, além do seu potencial.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *