Quem nunca ouviu de alguém o conselho: “não se apega não”? Confira neste post os aspectos positivos e negativos desta expressão.

Não se apega não: prós e contras deste conselho

Posted on Posted in Comportamento

Quem nunca ouviu de alguém o conselho: “não se apega não”? Existem aspectos positivos e negativos desta expressão. Então, confira o nosso post para entender mais! Por isso, leia agora mesmo.

Não se apega não: os prós deste conselho

Não se apegue!” Você já deve ter ouvido essa expressão algumas vezes na sua vida. Contudo qual será o poder desta expressão? Em alguns momentos da nossa existência, precisamos deixar determinadas coisas de lado. Pode ser pensamentos, bens materiais ou pessoas.

Em vista disso, veja por que é importante desapegar de algumas coisas. Então, confira os próximos tópicos.

Transformação

Praticar o desapego dá uma sensação de transformação. Por isso, uma das primeiras coisas que a pessoa sente quando desapega de alguém ou de alguma coisa, como uma roupa, é que pode mudar tudo.

Aliás, a pessoa também sente que tem um papel importante de transformação na sua vida. Ou se for o caso, ela pode sentir que tem uma função na sociedade em que está inserida.

Doação

Quando estamos nos referindo ao desapego como bens materiais, geralmente está ligado com doações de objetos ou roupas. Muitos especialistas apontam que doar algo que você gosta e que já não tem mais serventia pode estimular o prazer no nosso cérebro.

Então, quanto mais a gente tiver essa prática, mais iremos trazer benefícios para o nosso bem-estar.

Felicidade

Além dessa sensação de prazer, a felicidade também faz parte desse pacote de benefícios quando doamos algo. Por isso, desapegar de alguma coisa com o intuito de ajudar alguém ou alguma obra traz esse sentimento de alegria.

Estilo de vida “não se apega não”

Iniciar o desapego em pequenas doses, como doando alguns de seus bens materiais, faz com que essa prática se torne um estilo de vida. Além disso, começar dessa forma pode auxiliar em outras áreas para praticar o desapego.

Adeus a acumulação

Outro benefício de doar suas roupas, ou seus acessórios e objetos é dar adeus a acumulação. Muitos especialistas afirmam que ser acumulador não faz bem à nossa saúde. Por isso, desapegar pode ser um aspecto positivo tanto para a gente quanto para quem irá sofrer diretamente com a nossa ação.

Liberdade

Na vida, é sempre bom apreciar as experiências positivas e diminuir a quantidade de bens materiais. Afinal, isso causa uma sensação de liberdade. Então, canalize as suas energias para desapegar de coisas.

Aliás, desapegue de pessoas também, em especial, aquelas que não trazem positividade para sua vida ou que sugam a sua energia. Dessa forma, você sentirá muito mais liberdade e há uma maior tendência de sofrer menos.

Espaço para coisas novas

Por fim, desapegar sempre dá espaço ao novo. Quando nos referimos a bens materiais, significa que você terá mais lugar para poder guardar suas novas coisas. Contudo, quando relacionamos o desapego com pessoas, isso pode significar que você poderá conhecer novas pessoas, além de ter experiências inéditas.

Leia Também:  Interpretação de sonhar com ponte

“Não se apega não”: os contras deste conselho

O outro lado da moeda do desapego, é que algumas situações ou coisas precisam de apego para que possamos ter uma vida mais saudável. Aliás, qual seria o sentido da vida, se não houvesse coisas que precisamos nos apegar?

Claro que cada pessoa vive um contexto diferente, por isso é necessário avaliar isso para tomar a melhor decisão. Então, veja o que nós precisamos nos apegar de verdade.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Sonhos

    A primeira coisa que todos nós devemos nos apegar são os nossos sonhos, pois eles são os que nos movem a cada dia. Então, essa é uma das coisas que não podemos deixar de lado, já que não fará nenhum bem, se não os termos em nossas vidas.

    Além disso, os sonhos servem como motor para que possamos dirigir a nossa vida. Por isso, não desapegue de seus objetivos!

    Valores

    Honestidade, responsabilidade, integridade, respeito, tolerância e humildade são alguns valores que muitas pessoas carregam. Assim como sonhos, os valores são extremamente fundamentais para podermos continuar em frente. Já que eles funcionam como bússola para nos guiar no caminho certo.

    Família

    Quem tem família tem tudo! Por isso, se apegar com seus familiares é muito necessário para ter uma vida e uma relação saudável com eles. Afinal, muitas das vezes, eles são as nossas bases.

    “Não se apega não”: como não se apegar a uma pessoa?

    Para praticar o desapego, é fundamental utilizar alguns exercícios mentais, para que tenhamos o controle de nossa mente. Afinal, não podemos deixar que ela seja dominada por pensamentos negativos.

    Além disso, mudanças acontecem quase sempre em nossas vidas. Por isso, precisamos estar preparados para isso para não sofrermos tanto. Então, confira algumas dicas para não se apegar a uma pessoa.

    Primeira dica

    A primeira dica para não se apegar é sobre aprender a ser feliz sozinho. Embora seja uma tarefa bem difícil, quando você coloca isso em prática, não irá precisar de outra pessoa. Aliás, ao se amar mais, você acaba se tornando perfeita para si e para todos aqueles que estão ao seu redor.

    Segunda dica

    Por mais que desistir nem sempre é o melhor caminho, em alguns momentos isso é necessário. Afinal, desistir é ter ciência de que, infelizmente, algumas pessoas não valem seu esforço. Além disso, se não há reciprocidade, é melhor deixar de lado essa relação.

    “Não se apega não”: terceira dica

    É preciso aprender a perdoar. Isso porque a vida é curta demais para ter sentimentos negativos, pois eles fazem mal para nós mesmos. Por isso, perdoe para seguir em frente com mais facilidade.

    Além disso, você estará melhor sem aquela pessoa que te faz mal. Então, é importante se desprender de tudo aquilo que te retém aquele sujeito, como um perdão.

    Quarta dica

    Ser forte o tempo todo é muito desgastante, então, se for necessário, chore! Pode ser de amor, saudade ou de raiva. Afinal, as lágrimas nos ajudam a esvaziar o que nós estamos sentindo e aquilo que não estamos suportando. Após fazer isso, você tem mais facilidade para entender a sua situação e tomar a melhor decisão.

    Leia Também:  Significado de sonhar com carteira de dinheiro

    Quinta dica

    Por fim, reconhecer que por mais que esteja em um momento delicado, isso não é eterno. Aliás, isso não irá impedir de você encontrar a felicidade. Já que nós precisamos aceitar essa situação e se desapegar, embora seja difícil, para poder seguir em frente com mais tranquilidade.

    Considerações finais sobre o conselho “não se apega não”

    Como podemos ver neste post, há prós e contras da expressão “não se apega não”. Então, é sempre preciso analisar o conselho antes de colocá-lo em prática. Como o conhecimento é sempre importante, temos um convite para você. Conheça o nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online.

    Assim, com as nossas aulas e os melhores professores, você irá mudar a sua vida por meio do conhecimento. São 18 meses de curso, que envolvem: teoria, supervisão, análise e monografia. Então, não deixe de conhecer o nosso curso. Inscreva-se já e comece ainda hoje a mudar a sua vida por meio do conhecimento.

    Por fim, nós esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre “não se apega não”.

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *