definição de psicanálise

Definição de Psicanálise: saber psicanalítico e teoria de Freud

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

Ao contrário do que muitas pessoas pensam a Psicanálise ou a definição de Psicanálise não pode ser substituída por uma conversa entre amigos. Embora isso seja muito saudável quando temos pessoas com bons princípios e com experiência em situações que estivermos vivendo, o processo psicanalítico vai muito além de uma simples conversa, pois está baseado na interpretação e condução do paciente para verbalizar as suas sombras, ou seja, lembranças e atitudes inconscientes que precisam emergir para serem compreendidas.

Definição de psicanálise como um método terapêutico

A psicoterapia analisa o ser como um todo, melhorando a saúde física, psicológica e espiritual das pessoas em tratamento que tendem a diminuir o consumo de medicamentos e de internações hospitalares. O consumo desenfreado de medicamentos para tratar problemas como estresse, obesidade, diabetes e pressão que em muitos casos poderiam ser prevenidos com a psicoterapia se torna evidente ao observarmos o número crescente de farmácias nas grandes e pequenas cidades.

E a busca incessante por um padrão de beleza externo que quando muito exagerado demonstra um distúrbio de personalidade que pode ser tratado em psicanálise está refletido no aumento no número de salões de beleza e consumo mundial de produtos de beleza e cuidados pessoais.

Vivemos em uma sociedade em que as pessoas, principalmente as mulheres, estão sujeitas a padrões de beleza e de comportamento ditados pela moda e por uma cultura de vermos apenas o exterior. Nossos pais nunca nos falaram da importância de educar e entender a nossa mente, de falar de nossas sombras. Ao ficarmos menstruadas, ditas como adultas, nos encaminham para um ginecologista, mas não para um psicoterapeuta que poderia nos auxiliar a passar com mais segurança pela adolescência e todas as mudanças que ela carrega.

Sentimentos e emoções na definição de psicanálise

Mas então qual seria a metodologia desta técnica tão importante para o nosso desenvolvimento? Vou falar aqui da psicanálise, que trata de compreender e fazer com que venham à tona sentimentos que estão em nosso inconsciente e que estão relacionados a padrões de comportamento que estão prejudicando a nossa vida em sociedade.

Notem que é necessário que o paciente procure o psicanalista e não que seja obrigado por terceiros, visto que é necessário que ele entenda que algo está errado em sua vida. A definição de psicanálise está baseada nesta verbalização de situações e sonhos que revelam o que o inconsciente esconde, este processo é chamado de livre associação.

Neste processo torna-se necessário a verbalização de tudo o que vier a mente do analisando, mesmo que pareça irrelevante ou constrangedor. Por isso se faz importante a relação de comprometimento entre analisando e analisado. É necessário existir uma confiança, por isso existe a anamnese que é realizada na primeira sessão.

Definição de Psicanálise e o tratamento

Neste momento o psicanalista irá sentir se pode realizar o tratamento, pois se não ocorrer empatia ou o analista não se achar apto para trabalhar por algum outro motivo não poderá iniciar o tratamento, podendo este encaminhar para outro profissional.

Da mesma maneira a paciente precisa se sentir à vontade com o psicanalista, podendo o paciente chegar à conclusão de que esse Psicanalista não lhe é indicado e procurar outro para iniciar o tratamento.

Leia Também:  Diferenças entre primeira tópica e segunda tópica

É importante que o paciente compreenda que a relação com o psicólogo precisa ser de total confiança e que existe um acordo de sigilo entre os dois, inclusive de confidencialidade quanto à relação de paciente-psicanalista quando por acaso encontrarem-se fora do ambiente do consultório.

Tempo de tratamento psicanalítico

Quanto à duração do tratamento este pode durar desde meses até anos, sendo recomendados encontros de no mínimo um (1) atendimento semanal, sendo que Freud utilizava cinco (5) sessões por semana para um tratamento mais efetivo, que infelizmente por questões financeiras ou até mesmo de tempo disponível não é viável atualmente. A duração do processo depende muito do analisando conseguir verbalizar e lembrar-se de seus sonhos e fatos ocorridos no passado.

Esta confiança no psicanalista e desenvolvimento desta fala é o que irá fazer o tratamento durar mais ou menos sessões. A psicanálise trabalha com a livre associação de ideias fazendo com que o paciente perceba por si mesmo o que está reprimido em seu inconsciente conduzindo este para chegar às conclusões e se dar conta dos problemas e suas causas aprendendo a conviver com suas questões pessoais.

O próprio paciente irá perceber uma melhora em suas relações e questões pessoais, percebendo o momento do final de seu tratamento.

Uma transferência negativa

No entanto, antes deste processo pode ocorrer transferência negativa e o paciente poderá romper o tratamento antes do final, ou também pode ocorrer uma transferência positiva com um apego emocional muito grande do paciente pelo psicanalista, fazendo com que o rompimento deste vínculo no final do tratamento gere uma tristeza muito grande.

Mas cabe a cada psicanalista determinar este processo de final de tratamento para que possa ocorrer da maneira mais gradual e harmoniosa possível.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Definição de Psicanálise como um acordo entre psicanalista e analisado

    Firmado este acordo mútuo este deverá ser firmado através de um contrato no qual fica registrado questões importantes para o andamento do tratamento como: confidencialidade, pagamentos, frequência e duração das sessões, regras para as faltas e outras questões que acharem relevantes.

    O tratamento psicanalítico é um método eficaz e realizado com seriedade seguindo uma metodologia e com regras de conduta e acordos pré-determinados. O apoio psicológico é importante para o tratamento de alguns distúrbios, possibilitando o apoio de um profissional para a reintegração na sociedade de indivíduos com a capacidade de interagir e viver em harmonia com outras pessoas.

    Animados para iniciar o tratamento? Espero que estejam animados para iniciar um tratamento psicológico agora que estão cientes de todos os processos envolvidos antes de iniciar esta nova jornada em suas vidas. Minha dica é: entreguem-se e confiem no profissional que escolherem para conduzi-los neste caminho de conhecimento interior.

    O presente artigo foi escrito por Stela Raupp([email protected]). Nasceu em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul e atualmente mora em Torres, R.S. Trabalha com terapia e nos últimos anos está se dedicando à psicanálise clínica.

     

    3 thoughts on “Definição de Psicanálise: saber psicanalítico e teoria de Freud

    1. Confiar no profissional , seria como se o sujeito estivesse sozinho em casa, falando consigo mesmo diante do espelho, sem reservas, falar sobre si , do eu para o Eu. E dentro desta fala amplificar sua força diante de seus conflitos! Não temas, somos frágeis e fortes ao mesmo tempo, é o próprio sujeito que escolhe em que lado deve ficar, partindo daí para resolver suas demandas e tirar lições para seu amadurecimento espiritual . De qualquer forma o bem e o mal servem para nos lapidar e dignificar diante da vida.

      1. É isso aí Heliana, este processo pode demorar um pouco e infelizmente muitas pessoas desistem na primeira tentativa por não possuírem esta afinidade necessária com o seu psicanalista na primeira experiência de terapia!
        Todos temos estes dois lados que você citou muito bem, e precisar encontrar o profissional que nos ajude a compreender e seguir em frente.
        Adorei a sua colaboração!
        Abs
        Stela

    2. Muito bem, Stela. Cada dia as pessoas enfrentam novas dificuldades para se relacionarem e mesmo conviver com o outro. Se as pessoas buscarem se conhecer e entender seus medos e inseguranças poderão viver melhor, felizes e realizarão seus sonhos, terão prosperidade.
      Parabéns pela escolha de ajudar as pessoas a se reencontrarem.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *