paz de espirito

Paz de espírito: definição e como alcançar?

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos, Psicanálise

Muitos de nós objetiva ter a paz de espírito, mas sem saber realmente o que esta significa. Ainda assim, trata-se de algo essencial, cujo ideal continua desejado pelo povo. A paz de espírito pode ser alcançada de diversas formas, diferentes para cada indivíduo.

A paz de espírito é um estado de tranquilidade e serenidade que nos permite lidar com as adversidades da vida sem nos deixarmos abater. É um estado de plenitude e equilíbrio que nos permite viver a vida com mais intensidade e alegria.

Ficou curioso? Então continue a leitura e entenda o que a paz de espírito significa de verdade e como fazer para alcançá-la de uma vez por todas.

O que é paz de espírito?

Podemos sintetizar dessa forma: paz interior é um estado em que nosso equilíbrio mental está em acordo com o entendimento universal.

Em suma, significa que temos dentro de nós mesmos as ferramentas para lidar com as adversidades. Assim, essa habilidade se dá por meio do controle da mente. Isso também possibilita um bloqueio aos efeitos de qualquer estresse por fator externo. Dessa forma, nada nos atinge.

A paz interior significa uma oposição natural a um estado de tensão e ansiedade. Quando a atingimos, somos equiparados a uma montanha. Enfrentamos desafios e outros tremores menores sem desabar. É um estado em que poucas chegam, visto que é necessário bastante desprendimento e equilíbrio.

Em muitas culturas, essa paz pode ser aproximada com técnicas como meditação, orações e até yoga. Eles também creditam esse estado a um contato maior com o que é divino.

Isso porque as divindades possuem um equilíbrio natural que as difere dos demais seres. É bem mais que um estado de júbilo: trata-se de plenitude.

Assim, não se trata de ter paz de espírito, mas de estar em paz. Pois, como vivemos em uma constante inconstância, estar em paz é algo relativo, que devemos buscar todos os dias.

Por que precisamos dela?

O século XXI tem como a sua marca registrada a hiperconectividade. Com um dispositivo celular em mãos, recebemos massivamente milhares de notícias por segundo. Ainda que não aceitemos, isso é bem mais do que podemos suportar.

Não temos a capacidade necessária para absorver tanta informação. Por causa disso, não conseguimos mais manter tanta atenção e foco, o que nos prejudica.

Ainda assim, também somos bombardeados por notícias ruins. A carga negativa que essas cápsulas liberam envenenam a nossa percepção da vida, bem como sugam nossas forças. Dessa forma, encontrar um caminho para abstrair esse mal deve ser um trabalho constante.

A serenidade interna não significa ignorar os problemas, pelo contrário. Precisamos saber da existência deles, mas não devemos nos deixar afetar por conta disso.

Construir os tijolos que impedem a entrada desse mal-estar é tarefa essencial a uma qualidade de vida mais elevada. A plenitude interna transborda e se espalha por fora.

Além disso, a paz de espírito pode beneficiar a nossa saúde, relacionamentos e bem-estar geral de diversas maneiras. Por exemplo, pode:

  • Reduzir o estresse e a ansiedade
  • Melhorar a qualidade do sono
  • Fortalecer o sistema imunológico
  • Aumentar a capacidade de concentração e foco
  • Melhorar o humor e a sensação de bem-estar
  • Fortalecer os relacionamentos
  • Aumentar a satisfação com a vida

Benefícios de ter paz de espírito

A paz de espírito é um remédio natural para a composição humana. Graças a ela, conseguimos transcender um estado de aprisionamento que nos cega completamente.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Deixamos de pensar no que o mundo nos tira e começamos a pensar no que podemos ter agora. Vejas alguns benefícios que a paz interna pode trazer:

    Saúde

    Acredite, a paz interior tem o poder de nos reconectar com o nosso próprio corpo e mente. Quando paramos para nos ouvir por dentro e entrar em contato com nossos sentimentos e necessidades mais genuínas, abrimos espaço para uma autocura.

    Ao meditar, fazer yoga ou simplesmente respirar fundo e perceber nossas tensões, podemos identificar desequilíbrios energéticos e emocionais que muitas vezes estão na raiz de doenças físicas ou psicológicas. Ao dar voz e validação a essas questões, já iniciamos um processo de harmonização e fortalecimento do nosso organismo.

    Além disso, ao estarmos em paz e conectados internamente, atraímos naturalmente situações e relacionamentos também pacíficos e saudáveis, o que reforça nosso bem-estar.

    Portanto, cultivar a serenidade é um dos melhores remédios naturais que existem, fortalecendo nossa saúde integral: do corpo, mente e espírito.

    Autoconhecimento

    por que somos. Travamos uma peregrinação interna, conhecendo nossos próprios caminhos e saídas para nossos problemas. Sendo assim, podemos construir a nossa verdadeira identidade.

    Quando nos conectamos profundamente conosco mesmos através da autocontemplação e introspecção, passamos a enxergar nossa essência mais genuína, aquilo que realmente nos define como indivíduos.

    Deixamos de lado as máscaras e personagens que interpretamos no dia a dia e temos acesso à nossa verdade interior.

    Compreendemos nossos talentos e habilidades inatos, nossas inclinações mais sinceras. Entendemos verdadeiramente o que nos traz alegria e propósito. Conseguimos discernir nossos valores centrais, que servem como bússola para nossas escolhas.

    Leia Também:  Complexo de Superioridade: significado, sintomas e teste

    Essa jornada de autoconhecimento é libertadora e transformadora. Ele nos permite assumir as rédeas da nossa própria existência, trilhando caminhos que estejam alinhados com quem realmente somos.

    Nossa identidade deixa de ser construída aos sabores de pressões externas e passa a florescer a partir de nosso íntimo.

    Mudanças

    É basicamente impossível atingir a paz de espírito sem mudar nossas raízes. Obtemos uma nova visão sobre a vida e nosso papel nela. Ressignificamos nossas ações e pensamentos mudando nosso padrão ao interagir no mundo externo e dentro de nós mesmos.

    Influência

    Quando mudamos de forma grandiosa, acabamos por influenciar outras pessoas. Ainda que a gente não fale, elas conseguem perceber as mudanças e captar as energias que emanamos. Elas percebem que o caminho que traçamos também pode ser alcançado por elas, bem como as recompensas que este traz.

    Com isso, nós passamos a ser mais queridos pelos outros, já que ninguém gosta de conviver com pessoas negativas. É importante para nossas relações pessoais que nós estejamos em paz.

    Bem material x bem espiritual

    Durante muito tempo, as pessoas projetaram suas realizações baseadas em riquezas materiais. Ao possuí-las, muitos acreditavam que sentiriam a plenitude que buscavam. De fato, o prazer terreno pode ser bom às vezes, mas nunca deve ser o foco de nossa vida.

    Se assim for, é um busca vazia a lugar nenhum. Portanto, é importante que busquemos a evolução e os bens espirituais. Como a paciência, o conhecimento, a calma e o entendimento sobre si mesmo.

    Dicas para cultivar sua paz de espírito

    Mesmo que seja um estado de alta elevação mental, é perfeitamente possível alcançar a paz de espírito. No processo, será necessário bastante desprendimento da vida que levamos agora.

    Porém, conseguiremos encontrar o ponto final de nossa busca no melhor momento possível. Literalmente, você se reconstrói. Veja algumas dicas para ajudar nesse caminho:

    Dê lugar aos pensamentos negativos, mas não importância

    Todos nós temos pensamentos negativos de vez em quando. No entanto, é importante não dar importância a esses pensamentos. Quando você notar que está tendo um pensamento negativo, observe-o sem julgamento e, em seguida, deixe-o ir.

    Uma maneira de fazer isso é praticar a atenção plena. A atenção plena é a capacidade de estar presente no momento presente, sem julgamento. Você pode praticar a atenção plena de várias maneiras, como meditação, yoga ou simplesmente prestando atenção à sua respiração.

    Focalize sua energia onde ela é necessária

    Não desperdice sua energia com coisas que não valem a pena. Concentre-se nas coisas que são importantes para você e que lhe trazem alegria.

    Uma maneira de fazer isso é definir prioridades. Quais são as coisas mais importantes para você na vida? Uma vez que você tenha identificado suas prioridades, concentre sua energia nelas.

    Dê voz a sua consciência

    Por muitas vezes, abdicamos de algo que queríamos em prol de outro objeto. Ainda que fosse necessário no momento, essa troca não deve se tornar um costume.

    Nossa consciência nos relembra o que é importante para nós a cada momento quando esquecemos disso. Ela funciona como uma bússola interna, orientando nossas escolhas rumo àquilo que realmente importa.

    Muitas vezes, na correria e distração do cotidiano, perdemos o foco e nos desviamos da nossa essência. Agimos de forma automatizada, seguindo deveres externos ou imposições alheias.

    Nossa consciência então suavemente nos alerta, enviando sinais como um mal-estar difuso, uma sensação de vazio ou inquietação.

    Aprender a ouvir essa voz interior sábia e compassiva é fundamental para vivermos uma existência plena e alinhada conosco mesmos. Por meio da introspecção, da quietude e do cultivo da presença, podemos captar seus sussurros que apontam o caminho de volta para casa, para o nosso verdadeiro eu.

    Desapegue do mundo material por um momento

    O mundo material pode ser uma fonte de estresse e ansiedade. Quando você está apegado a coisas materiais, você está sempre preocupado em perdê-las.

    Uma maneira de se desapegar do mundo material é praticar a gratidão. Quando você está grato pelas coisas que tem, você se concentra no positivo e não no negativo.

    Monte uma zona de segurança na sua mente

    A cada dia somos lacerados pelas adversidades do mundo. Aos poucos e sem resiliência alguma, declinamos o nosso corpo e mente. Portanto, tente montar uma zona de segurança aos seus pensamentos.

    A ideia aqui não é fugir da realidade que o cerca, mas acolher, proteger e focar seus pensamentos em algo construtivo.

    A paz de espírito é fruto de busca para muitas pessoas. Objeto até de ficção, mostra que podemos alcançar um estado superior ao que estamos presos. Transcender a consciência que carregamos no hoje, a fim de projetar uma mensagem ao coletivo: você também pode e deve.

    Ainda que pareça um exercício impossível com a vida que temos, é cabível alcançar a paz de espírito. Para isso, você precisará se desprender de muita coisa para ver o que realmente importa, mas isso o ajudará a entender a mensagem.

    Leia Também:  Será (Legião Urbana): letra e significado

    A paz interior também é um prazer interior. Uma zona de equilíbrio ordenando nossas prioridades de acordo com a sua importância.

    Conheça nosso curso de Psicanálise Clínica

    A paz de espírito é um estado de ser que todos nós podemos alcançar. Com um pouco de esforço e prática, você pode aprender a viver uma vida mais plena e equilibrada.

    Se está em busca da paz de espírito, conte para a gente quais ferramentas utilizou até agora. Como se sente em relação a ontem e o que espera ao amanhã? Caso tenha interesse em abordar esse tema em sua própria vida ou auxiliando outras pessoas, que tal aprender com a Psicanálise?

    Em nosso curso de Psicanálise Clínica, 100% online, você é habilitado a tratar sobre esse e muitos outros interessantes. Confira agora e não perca essa oportunidade!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *