pensar positivo

Pense Positivo: verdades e exageros nesta ideia

Posted on Posted in Comportamento

Pense positivo, tudo vai dar certo!”. Frases desse tipo são comumente dias em nosso cotidiano, embora pareça uma atitude simples, não é tão fácil quanto parece. Controlar os pensamentos, bons e maus, muitas vezes é uma tarefa árdua, que exige dedicação e constância.

Ainda mais quando a pessoa sofre de transtornos psicológicos, que, dentre os sintomas, está ter pensamentos acelerados e involuntários. Diante disso, pensar positivo torna-se praticamente impossível, quando, em casos mais sérios, é preciso ajuda psicológica e psiquiátrica.

Antes de tudo, como são seus pensamentos nas situações mais simples de sua vida? Ao acordar, você pensa que seu dia será ótimo ou que terá um milhão de problemas e que será um dia difícil?

O pensar positivo e a ciência

É cientificamente comprovado que pensar positivo tem relação direta com a diminuição do estresse. Consequentemente, ajuda no combate aos transtornos psíquicos que lhes são advindos.

Pesquisas aponta a personalidade do indivíduo, entre otimistas e pessimistas, afeta a saúde e o bem-estar. Assim, ter controle sobre os pensamentos e ações, podem até mesmo lhe curar psicologicamente.

Então, se você é uma pessoa pessimista e tudo sempre dá errado, aprenda técnicas para desenvolver habilidades para ter uma vida positiva e edificante. Existem técnicas que melhorarão significativamente sua vida, fazendo com que pense positivo, até mesmo em meio às dificuldades.

Pensamento positivo + ação | Verdades e Exageros

Primeiro, não se pode relacionar que somente com o pensamento positivo tudo à sua volta se transformará, que somente coisas boas aconteceram. Em outras palavras, você tem que pensar positivo e agir. Nada sairá do lugar se somente mentalizar. Por oportuno, vale esta citação:

Pensamento positivo pode vir naturalmente, mas também pode ser aprendido e cultivado. Mude os seus pensamentos e mudará o seu mundo. (Norman Peale)

Então, pensar positivo, todos os dias, fará com que a pessoa desenvolva novas habilidades e competências. Assim, quando você está em meio a uma situação negativa, pense positivo, embora pareça impossível, se force a isso.

Em resultado, passará ter capacidade de dar soluções à problemas de forma rápida, além de conseguir aprender, servindo como lição para situações futuras. Estando em sincronismo positivo, se torna uma pessoa aberta a novos aprendizados, até mesmo sobre autoconhecimento.

Conversa interna e pensar positivo

À princípio, o desenvolvimento de habilidades para que, assim, pense positivo de forma contínua, deve começar com uma conversa interna consigo mesmo. Sobremaneira acerca daqueles pensamentos que não foram ditos, que estão guardados em seu interno, quando que lhe sufocando.

Pensamentos estes que podem tanto serem positivos quanto negativos. E esta conversa interna deve focar sobre a racionalidade deste pensar. Então, com a constância do pensar positivo, fará com que ocorram reações químicas no organismo

Ou seja, haverá estímulo na produção de hormônios benéficos para o corpo. Além disso, atuará no sistema nervoso, trazendo efeitos fisiológicos positivos, com sensação de bem-estar e melhora na saúde.

Exemplos de conversa interna para mudar o pensamento

pense positivo

Pensar negativo me fará mal?

Em situações que se está em risco, é natural pensar negativo, justamente pelo instinto humano de defesa. Exemplificando, sobre uma ameaça de morte com arma de fogo, involuntariamente virá o pensamento negativo de risco de morte; então, de imediato, se buscará meios de proteção.

Portanto, falar que, para tudo, se pense positivo, é um exagero, tendo em vista que pensar negativo não cega a pessoa em situações conflitantes. Assim, poderá agir rapidamente em meio a uma situações de risco eminente.

Então, quando a pessoa está em uma situação que deve agir rapidamente, utilizará de pensamentos negativos para sua proteção. Mas ainda, há uma linha tênue entre o instinto de proteção e a pessoa aquele “pessimista nato”.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Portanto, se o pessimismo prevalecer a pessoa o equilíbrio entre os pensamentos positivos e negativos, possivelmente nada dará certo. Sobremaneira quando se deve tomar decisões em meio aos problemas da vida.

    Como pensar sempre positivo?

    Sempre que você pensa, qualquer coisa, tanto positiva quanto negativamente, tem emoções, gera vibrações energéticas. Em resultado, atrairá para si os padrões, sendo assim, ao pensar você também está pedindo.

    Leia Também:  Pessoas Descontroladas: características e sinais

    Nesse ínterim, existem técnicas simples que, aplicadas corretamente, lhe ajudarão eficazmente para que pense positivo, que são:

    • pratique a gratidão;
    • interaja com pessoas positivas;
    • tenha conversas internas sobre os seus pensamentos positivos e negativos;
    • comece o dia com algo positivo;
    • se elogie;
    • seja otimista.

    Como pensar positivo ajuda em minha vida?

    Quando pensar positivo se torna um hábito, há reflexo na saúde mental e física. Desse modo, terá benefícios como, por exemplo:

    • ajuda na cura da depressão;
    • melhora na saúde cardiovascular;
    • redução de doenças fisiológicas, como gripes e infecções;
    • controle emocional em situações estressantes;
    • qualidade de vida.

    Em suma, profissionais da saúde, principalmente da saúde mental, explica, que o pensamento positivo exerce um forte poder sobre nossas vidas.

    Assim, se usado de maneira correta, melhorará a performance da mente, reduzindo emoções prejudiciais. Como, por exemplo, ansiedade, medo e angústia.

    Então, pense positivo, ainda que em meio a situações e emoções negativas que lhes são inevitáveis. Logo após, encare esses pontos baixo da vida como motivadores para seguir adiante e ter mudanças positivas em sua vida.

    É óbvio que não dá para mudar de pessimista para otimista em um toque de mágica, tudo se leva tempo e exige dedicação e disciplina no controle da mente. O primeiro passo é aceitar que precisa mudar, em seguida, aplicar no dia a dia as técnicas para desenvolvimento de habilidades otimistas.

    Logo, se você está disposto a mudar seus pensamentos e ter atitudes positivas, pratique a auto-aceitação e esteja aberto. Em resultado, conseguirá atingir benefícios para sua saúde, tanto física quanto mental, que jamais imaginava.

    Como saber se preciso de ajuda profissional?

    Entretanto, se mesmo utilizando-se das técnicas para se ter pensamentos positivos, você permanece pessimista, você pode estar precisando de ajuda psicológica. Não deixe de procurar um profissional especializado na mente, ele conseguirá entender as causas dos seus pensamentos e lhe dar o tratamento adequado.

    Então, ficou curioso para saber mais sobre como é a mente humana e como reflete nas situações da vida? Conheça nosso curso de formação em Psicanálise 100% EAD, onde aprenderá a aprimorar seu autoconhecimento, pois a psicanálise é capaz de proporcionar ao aluno visões sobre si mesmo que praticamente seria impossível conseguir sozinho. Com certeza lhe trará conhecimento para entender sua mente e melhorar seus pensamentos.

    One thought on “Pense Positivo: verdades e exageros nesta ideia

    1. A Gratidão é a base do pensar positivo, mas não será o suficiente se a pessoa deixar de amadurecer o decidir! Não é raro pessoas que cheguem aos 60/70 anos, mas para a máxima: “Tonico me bateu” do que decidir sobre situações com a maturidade emocional que se espera de alguém que presume-se ter vivido inúmeras experiências pelas décadas de idade que possui! É aquela questão comum de se ouvir: “o chefe não valoriza o meu trabalho” ou “não recebo um salário condizente pelo trabalho que realizo”! Não foi regra, mas exceção, um jornaleiro ter a vida mudada, por estar passando pela sua banca um Executivo da VW e ouvir ele dizer ao cliente o conteúdo de cada revista técnica como quem dominasse cada tema abordado nas revistas! Quando o Executivo quis saber qual Faculdade o jornaleiro havia cursado e ouviu “nenhuma”, foi contratado na hora!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.