masoquista masoquismo

Pequeno Príncipe: 20 melhores frases comentadas

Posted on Posted in Uncategorized

O Pequeno Príncipe é um livro infanto-juvenil escrito por Antoine de Saint-Exupéry no ano de 1943, ou seja, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Apesar de ser categorizado como livro infantil, as frases do pequeno príncipe são profundas e carregadas de reflexões psicológicas.

O livro conta a história da amizade entre um homem adulto e frustrado, o próprio narrador. Que, um dia acaba caindo do seu avião no meio do deserto do Saara e lá encontra o pequeno príncipe. Nasce então uma amizade entre os dois, onde o pequeno príncipe acaba passando vários ensinamentos para o narrador.

Os ensinamentos por trás das frases do Pequeno Príncipe

O livro, como dito, contém muitas frases marcantes e trechos que são verdadeiros ensinamentos de vida para os leitores. Nesse artigo traremos as frases do Pequeno Príncipe que foram mais marcantes segundo o nosso ponto de vista. E também um pouco do aprendizado que cada uma pode proporcionar.

1. “É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.”

Esta é uma citação do Pequeno Príncipe que reforça que a vida é feita de momentos. Momentos bons e ruins, e precisamos aprender a passar por cada um deles. Pois, são os momentos difíceis que nos fortaleceram para que possamos aproveitar os bons momentos quando eles chegarem. Precisamos então estar dispostos a enfrentar as dificuldades para alcançar nossos objetivos.

2. “A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar.”

O medo de sofrer ao formar laços e relacionamentos sejam eles de amizade ou amorosos está sempre presente. Porém é preciso estar dispostos a correr o risco para que seja possível viver a vida por completo. Nunca poderemos saber se o outro vai ou não nos fazer sofrer, mas sabemos que para sermos cativados devemos aprender a lidar com esse risco. Esta é uma das frases do Pequeno Príncipe que vale a pena a beleza das relações humanas.

3. “Todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso.”

A seriedade da vida adulta acaba matando um pouco a criança existente dentro de cada um. Essa é uma das frases do pequeno príncipe que nos incentiva a manter esse lado criança sempre vivo dentro de nós. Ou seja, apesar da vida e responsabilidade de adultos não devemos deixar os sonhos e a alegria da criança morrer.

4. “É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou.”

O medo de se magoar muitas vezes é paralisante. Acaba-se então escolhendo não se envolver com ninguém para não correr esse risco, principalmente em relacionamentos amorosos. Isso pode gerar uma pessoa frustrada e infeliz. Cure seu coração e se permita sentir novamente!

5. “As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes.”

Como dito anteriormente, o medo pode nos fechar para o convívio com o outro. Tal fator pode gerar alimentar problemas, como a depressão, o isolamento nunca é a melhor saída. Os laços que criamos com outras pessoas podem ajudar e fortalecer nos momentos de dificuldade.

6. “É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar.”

Cobranças. A cobrança pode ser exagerada e não corresponder às possibilidades do outro. Isso pode gerar frustração tanto naquele que cobra e não é atendido como naquele que é cobrado e não consegue atender o que é esperado dele. Esta frase do Pequeno Príncipe nos chama a atenção para evitar as relações interpessoais tóxicas.

7. “Quando a gente anda sempre para frente, não pode mesmo ir longe.”

A vida é cheia de altos e baixos e caminhos para serem seguidos. Quando tomamos decisões várias novas possibilidades se abrem. Portanto, é necessário arriscar novos caminhos e novas possibilidades, só assim é possível absorver conhecimento e bagagem de vida.

8. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

As relações que estabelecemos com o outro são de nossa responsabilidade. Sendo assim, é importante manter essas relações bem e saudáveis. Cultivando-as como uma flor para que as mesmas possam crescer a cada dia mais. Sem dúvida, é um dos trechos do Pequeno Príncipe que mais marcam nossas lembranças.

9. “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”

Essa é uma das frases do pequeno príncipe que se tornaram mais marcantes. É preciso enxergar além das aparências para ver aquilo que realmente importa. Seja para conhecer verdadeiramente alguém ou até a si mesmo.

10. “Se tu choras por ter perdido o sol, as lágrimas te impedirão de ver as estrelas.”

Os momentos difíceis existem, mas eles não podem fazer com que a vida pare. É preciso entender que esses momentos fazer parte da vida e que vão passar. Porém, para que eles passem é necessário que saibamos lidar com eles e seguir em frente.

11. “O Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte”.

O amor segundo o pequeno príncipe é um ato de doação. A partir dessa doação o amor pode então crescer, ou seja, quanto mais se distribui amor, mais amor existirá para ser distribuído. A temática do amor está presente nas mais tocantes frases do Pequeno Príncipe.

12. “O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.”

Como dito, o amor é doação. Portanto, para se amar de verdade é necessário se doar sem expectativas. Por exemplo: Uma mãe ama incondicionalmente seu filho recém-nascido sem esperar que ele a ame de volta. Ela o ama e esse sentimento já a faz feliz.

13. “Não lhe direi as razões que tens para me amar, pois elas não existem. A razão do amor é o amor.”

Esta frase do Pequeno Príncipe reforça a ideia de que o amor existe apenas pelo amor. Não se pode, então, convencer alguém de que você é digno do seu amor. O amor existirá apenas por si próprio.

14. “Para enxergar claro, bastar mudar a direção do olhar.”

Quantas vezes você já tentou mudar as coisas, mas focando apenas em um caminho?  Refletimos anteriormente que a vida é cheia de caminhos para trilhar. Sendo assim, às vezes é necessário apenas olhar para uma nova direção, tomar uma nova estratégia. Insistir naquilo que não está funcionando pode não ser a melhor solução.

15. Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante”

Essa citação pode ser ligada, num primeiro momento, às relações interpessoais, mas pensemos nela de modo diferente. Se entendermos a rosa como um problema, por exemplo, poderemos perceber que é a preocupação que damos às coisas que dão a elas poder para nos atingir. É importante saber resolver os problemas da maneira correta e mais proveitosa para você.

16. “Para os vaidosos, os outros homens são sempre admiradores.”

Essa frase nos lembra do conceito de Narcisismo. O Narcisismo foi abordado pela Psicologia e se tornou um dos campos de estudos da Psicanálise. Freud escreveu o artigo “Sobre o narcisismo: Uma Introdução.” totalmente dedicado a esse estudo. As frases do Pequeno Príncipe muitas vezes nos alertam que o amor e a amizade só se nutrem a partir da empatia e da pureza de sentimentos.

17. “É bem mais difícil julgar a si mesmo do que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio”

Entendemos que é muito mais simples e conveniente tapar os olhos para o nosso próprio eu. E enxergar apenas aquilo que o outro faz, quando nos disponibilizamos a prestar atenção e julgar nossas próprias atitudes. Então, será possível enxergar a verdade de maneira mais ampla.

18. “O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção.”

Para o pequeno príncipe, o amor é sinônimo de companheirismo e união. Não sendo apenas o egoísmo de olhar para si mesmo ou a negligência de olhar apenas para o outro e esquecer-se de si.

19. “Só os caminhos invisíveis do amor libertam os homens.”

Pode-se fazer uma ligação dessa frase com o inconsciente. Sendo assim, é necessário que o homem conheça a si mesmo, as partes inconscientes do eu. Pois, apenas a partir desse conhecimento ele poderá alcançar o verdadeiro conhecimento sobre si, ou seja, a liberdade.

20. “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

Por fim, temos uma das frases do pequeno príncipe que ressalta o que somos como fruto das experiências que vivemos e das relações que temos. Somos fruto daquilo que vivemos. Portanto, a cada dia podemos crescer e aprender mais, sendo assim, iremos evoluir e amadurecer durante a vida.

E você? Qual das frases do Pequeno Príncipe mais te marcou?

Deixe um comentário abaixo, dizendo sua história com o livre O Pequeno Príncipe, do autor francês Antoine de Saint-Exupéry. Quando foi que você leu o livro, onde você estava quando leu, como ficou sabendo do livro? Qual frase do Pequeno Príncipe mais lhe tocou?

 

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *