pessoa com arrogância

Pessoa arrogante: quais os sinais e como lidar

Posted on Posted in Comportamento, Conceitos e Significados

Todos os dias nos deparamos com pessoas arrogantes. Mas alguma vez você já parou para pensar o que define uma pessoa arrogante? A arrogância pode ser confundida com outros comportamentos, mas, em geral, ela é caracterizada por ser tóxica.

Os arrogantes são pessoas cheias de si, e é difícil lidar com pessoas assim. Geralmente elas não estão abertas para opiniões dos outros. Dar um feedback ou ter uma opinião contrária, pode levar a uma discussão sem fim, pois o arrogante não gosta de ser contrariado.

Em alguns casos, uma pessoa com esse comportamento não percebe que age assim. Mas na maior parte deles, a arrogância representa um grito por ajuda. São pessoas com problemas internos que nem sempre conseguimos compreender ou desvendar. Por isso, veja todos os detalhes que trouxemos sobre o assunto.

Adrogare, do latim

A origem da palavra arrogante, está no latim. Ou seja, ela é derivada da palavra adrogare, que denominava o direito de mandar nos outros e exigir que tivessem determinadas posturas e comportamentos.

Dessa forma, a pessoa arrogante é alguém que se sente e age de maneira superior aos outros. Assim, ela exige uma atenção e um reconhecimento que não são sinceros.

O que é uma pessoa arrogante?

Gente arrogante costuma se mostrar mais do que realmente é. No geral, é uma pessoa que se considera melhor que os outros. A arrogância faz transparecer a falta de humildade na maior parte das situações em que aparece.

Uma pessoa com arrogância apresenta características de vaidade e soberba muito fortes. Além disso, outra forte característica é o autoritarismo. Afinal, a pessoa arrogante costuma impor sua imagem na maior parte das situações causando desconforto com as outras pessoas ao redor.

Ou seja, é uma pessoa que falta com o respeito, o bom senso e com a consideração ao próximo. E, além disso, não gosta de ser contrariada. Dessa forma, dar um feedback ou opinião sobre algo pode ser uma abertura para uma discussão ou demonstração de autoritarismo.

Sinais de que a pessoa é arrogante

A arrogância pode ser confundida com excesso de autoconfiança. Por isso, nem todas as pessoas acabam percebendo que são arrogantes. Portanto, separamos algumas formas de identificar que você está lidando com uma pessoa arrogante:

  • Interromper aos outros constantemente. Isso acontece pela necessidade de ter sua opinião vista como mais importante e necessária à discussão. Pode nem ser uma opinião relevante, mas ela precisa ser dita.
  • Acreditar que é melhor que as outras pessoas. No ponto de vista da pessoa com arrogância, ela é melhor que os outros em tudo. Seja por se considerar mais inteligente, mais bonita ou mais organizada.
  • É sempre o centro das atenções. O comportamento arrogante faz com que a pessoa acredite ser o centro de tudo. Por esse motivo, está sempre buscando chamar a atenção para si e para as coisas que faz.
  • Não sabe agir com o que é diferente. A arrogância impede que a pessoa consiga lidar de maneira positiva com pessoas ou opiniões diferentes do que lhe é aceito. Feedbacks, por exemplo, nunca são bem-vindos!
  • Ofende as outras pessoas. Pessoas com comportamento arrogante tendem a ofender os outros por causa do seu autoritarismo e pela necessidade de se sentir superior. Como se enxergam melhores, diminuem os outros.
  • Extrovertidos em excesso. Por gostar de ser o centro das atenções, pessoas arrogantes podem ser muito extrovertidas e, de alguma forma, tendem a chamar a atenção para si. Sua opinião ou ponto de vista sempre será o certo.
Leia Também:  O que fazer da vida? 8 áreas do crescimento

Como lidar com atitudes arrogantes

Existem formas de lidar com pessoas arrogantes para se ajudar a melhorar a convivência. A seguir, listamos algumas delas:

Ignore as provocações

O arrogante, por se achar superior, pode usar de comparações e provocações para se manter na posição de superioridade. Não se deixa influenciar pelas provocações, elas têm apenas o objetivo de afirmar o ego do arrogante.

Evite as discussões

Quem age com arrogância, buscará de todas as formas causar uma discussão desnecessária. E é, mais uma vez, pela necessidade de se afirmar como superior. Por isso, evite o conflito e não responda.

Não dê importância às intimidações

O autoritarismo é uma característica do arrogante e, por isso, ele tem a tendência a intimidar. Assim, não encare as intimidações como ameaças reais, não demonstre medo. Aja da mesma maneira com todos.

Evite discordar

Ao lidar com um comportamento arrogante, é bom não discordar. Isso aumentará o seu desconforto ao lidar com essa pessoa. E quando transparece, ela pode agir com mais arrogância, levando a intimidações e discussões.

Seja autoconfiante

Quando confiamos em nós mesmos, não nos deixamos abalar pelas irrealidades dos outros. Nesse sentido, sendo autoconfiantes, estamos nos blindando contra as armadilhas de pessoas com atitudes arrogantes.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Lembre que evitar o conflito pode ser a melhor saída para manter uma relação saudável e sem stress.

    Porque se deve evitar a arrogância

    Por si só, ser uma pessoa arrogante já é uma característica ruim. O comportamento arrogante deve ser evitado porque ele não faz parte do que é aceito em um contexto social. Isso acontece porque a arrogância causa desconforto e cria situações inadequadas.

    Quando se age de maneira arrogante, as pessoas tendem a se afastar. Ninguém gosta de se relacionar com pessoas que se sentem superior. Isso pode ser visto como algo ofensivo.

    Evitar um comportamento arrogante é necessário para se manter bons relacionamentos pessoais e profissionais.

    Ser arrogante, pode ser um pedido de ajuda

    A maior parte das pessoas que apresentam um comportamento arrogante sofrem com muita insegurança. Elas possuem medos e desafios que não conseguem processar de outra forma. A saída, para lidar com sua confusão interna, é vestir a máscara da arrogância.

    É por isso que lidar com alguém que apresente um comportamento assim requer paciência e uma boa dose de inteligência emocional. Essas pessoas podem estar enfrentando um conflito interno que não imaginamos.

    A arrogância representa uma falta de contato com a realidade. E esconde insegurança e medo. É uma pessoa que nunca vai entender o porquê não tem amigos e está sempre sozinha. Ela não enxerga o comportamento que tem e, por isso, requer paciência e compaixão.

    Considerações finais

    Ser arrogante é um comportamento que deve ser evitado. Ele pode destruir relacionamentos e levar uma pessoa a perder um emprego pela falta de postura e empatia.

    O comportamento arrogante pode esconder muita insegurança. E nem sempre a pessoa entende que ela é arrogante. Por isso, lidar com uma pessoa assim requer muita paciência e uma dose de compaixão e muita compreensão!

    Conheça nosso curso de Psicanálise Clínics

    Se você gostou de ler um pouco mais sobre o que é uma pessoa arrogante, acesse nosso site e conheça nosso curso de Psicanálise Clínica! Nossas aulas são online e com certificado, e permitirão que você saiba mais como sobre como usar a psicanálise para ajudar uma pessoa que tem um comportamento arrogante.

    9 thoughts on “Pessoa arrogante: quais os sinais e como lidar

    1. Artigo muito pertinente. A pessoa com comportamento arrogante é muito difícil de lidar, tenho um filho assim. Realmente são pessoas inseguras e com muitos medos e se acham o contrário. Precisamos ter muita paciência e autocontrole.

    2. Meu marido disse que eu sou arrogante. Mas, eu parei e referi, será que sou mesmo? Logo eu que me doou tanto pro meu casamento por estar sempre ali com ele escutando seus sonhos, assuntos que são de menos para mim, mas estou lá estucando, aturo cada situação… e no final sou chamada de arrogante. Deixei de sonhar por mim para sonhar pra ele, deixei de fazer coisas que eu gosto para satisfazer os desejos dele. Será mesmo?? Que eu sou arrogante?? Para ajudar a minha reflexão fui pesquisar o que seria uma pessoa arrogante… ainda estou em dúvidas se sou ou não… bom, realmente as vezes eu não tenho paciência… mas… muitas vezes engulo cada sapo. Teve um episódio recente que se eu realmente fosse arrogante não toleraria… mas passou… bom, vou ficar nessa reflexão…

      1. talvez você tenha autorresponsabilidade para lidar com situações adversas, e por possuir essa habilidade acaba assumindo problemas que não são seus, pois tem capacidade para resolvê-los mas se desgata ao ponto de precisar se posicionar de maneira mais incisiva. E quando você age assim o outro caracteriza a atitude arrogante. Porém, ele se beneficia do seu modo de agir quando você pode favorecê-lo em situações conflitantes para ele.

        Podemos sim ter comportamentos arrogantes quando demonstramos pontualidade em determinados assuntos. Mas a maneira como o outro se enxerga influencia muito nesse julgamento, pq ele pode não se sentir tão bom quanto ele acha que você é (boa), e por isso, ele acha que você quer ser superior a ele . E já você pode não se sentir tão boa assim, e pode estar sempre exigindo de você mesma para ser melhor, e acaba sendo mais rígida com vc e com os outros.

        Use essa reflexão para ressignificar a maneira como o outro te enxerga. Ele pode estar sinalizando qualidades que você possui e que podem ser aprimoradas. O fato de ser “boa” por exemplo: você pode avaliar a percepção que você tem sobre si mesma e usar seus potenciais para alçar seus próprios objetivos. E se o seu comportamento tiver repelindo a atenção das pessoas, saiba identificar quem elas realmente são, e se querem o seu bem… essas irão te ajudar a deixar esses extremos alinhados com o que você deseja ser!

      2. Você reparou em sua descrição do problema?
        Você somente falou de como você é boa, e que não merece ser chamada de arrogante, repense sua posição.

    3. Tá de sacanagem? pessoa arrogante pode estar pedindo ajuda? esse tipo de gente causa muito prejuízo ao próximo, nada de de ter paciência com gente folgada e sem empatia, tem que dar no meio , pagar com a mesma moeda. Capaz mesmo que fazem de forma inconsciente e tem conflitos internos, tem mais é que colocar gente assim no seu devido lugar na boa ou de qualquer outra maneira, chega de engolir e ainda o arrogante sair de vitima dos sentimentos, comigo o sistema é bruto.

    4. Eu tenho traços de arrogância, pois não necessariamente você quer diminuir o outro, mas temos muitos dons e qualidades e expressamos naturalmente.
      Falo por mim, alguns me acham arrogante eu pesquisei e tô lutando contra isso, não é fácil admitir mas sou arrogante sim.

    5. Tenho sentido demais a arrogância do meu esposo. Posso garantir com todas as letras que viver com um ser assim tão sem evolução e’ penoso e me sinto desprezível por estar com ele. Sou uma pessoa tranquila, justa e sincera. Odeio pessoas falsas e interesseiras e vejo muito isso na arrogância dele. Chega a ser nojento, quando precisa de algo tem um tom de voz quando não mau olha no meu rosto. De fato e’ nojento isso. A maneira de se defender e’ sempre o ataque, impossível abrir a mente, se reconhecer e saber dialogar, fica gritando como um piscopata, e’ total fadigante, na verdade e’ mesmo digna de do,’ uma criatura tão infeliz. Pronto, precisava desabafar.

    6. A arrogância é um comportamento terrível, destrói bons relacionamentos, causa tantos problemas sem necessidade, tenho um esposo que só Deus pra mudar ele, as vezes suga as minhas forças, por não ter opção em determinadas situações, agora estou aprendendo a ignorar ele e quase nunca respondo ele , tomo decisões da casa ele fica por último, porque ,gente não sei mais como lidar , a não ser silenciar e ignorar!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *