Todos os dias nos deparamos com pessoas arrogantes. Mas alguma vez você já parou para pensar o que define uma pessoa arrogante? A arrogância pode ser confundida com outros comportamentos, mas, em geral, ela é caracterizada por ser tóxica.
Os arrogantes são pessoas cheias de si, e é difícil lidar com pessoas assim. Geralmente elas não estão abertas para opiniões dos outros. Dar um feedback ou ter uma opinião contrária, pode levar a uma discussão sem fim, pois o arrogante não gosta de ser contrariado.
Uma pessoa com esse comportamento não percebe que age assim. Mas na maior parte deles, a arrogância representa um grito por ajuda. São pessoas com problemas internos que nem sempre conseguimos compreender ou desvendar. Veja todos os detalhes que trouxemos sobre o assunto.
O que significa ser arrogante?
Um pessoa arrogante é aquele tipo de pessoa que anda por aí achando que é o dono da verdade, com a cabeça erguida e o nariz empinado. É a pessoa que acredita ser um verdadeiro gênio em tudo e não dá espaço para os outros falarem.
Esse tipo de atitude não apenas irradia uma aura de orgulho, como também é um comportamente repleto de vaidade e presunção. Uma pessoa arrogante não quer ouvir, só ser ouvida. É como se ela estivesse em um pedestal, olhando o mundo de cima para baixo.
A palavra “arrogante” vem do latim e quer dizer algo como exigir. Então, imagine alguém que acha que merece mais aplausos e atenção do que realmente tem direito. Nem precisa dizer que isso não cai bem em quase nenhum contexto social, né?
Adrogare, do latim
A origem da palavra arrogante, está no latim. Ou seja, ela é derivada da palavra adrogare, que denominava o direito de mandar nos outros e exigir que tivessem determinadas posturas e comportamentos.
Dessa forma, a pessoa arrogante é alguém que se sente e age de maneira superior aos outros. Assim, ela exige uma atenção e um reconhecimento que não são sinceros.
Lembre-se: tenha uma certa flexibilidade antes de julgar alguém. Da mesma forma, outra pessoa pode te julgar como arrogante, concorda? Pense que alguém ter uma atitude arrogante de forma pontual não significa que ela será sempre arrogante.
O que é uma pessoa arrogante?
Gente arrogante costuma se mostrar mais do que realmente é. No geral, é uma pessoa que se considera melhor que os outros. A arrogância faz transparecer a falta de humildade na maior parte das situações em que aparece.
Uma pessoa com arrogância apresenta características de vaidade e soberba muito fortes. Outra forte característica é o autoritarismo. A pessoa arrogante costuma impor sua imagem na maior parte das situações causando desconforto com as outras pessoas ao redor.
Ou seja, é uma pessoa que falta com o respeito, o bom senso e com a consideração ao próximo. E também não gosta de ser contrariada. Dessa forma, dar um feedback ou opinião sobre algo pode ser uma abertura para uma discussão ou demonstração de autoritarismo.
Sob uma perspectiva psicanalítica, podemos considerar os mecanismos de defesa do ego. As atitudes arrogantes podem ser entendidas como uma defesa contra a insegurança e a baixa autoestima que tem o arrogante.
A arrogância pode ser vista como um sinal narcisista. O indivíduo usa a autossuficiência e a pretensa superioridade para negar seus sentimentos de inferioridade ou fraqueza. Isso pode ser um sinal de um ego frágil, tentando proteger-se de ameaças percebidas à autoimagem.
Uma terapia psicanalítica poderia explorar as origens desses sentimentos e trabalhar para ajudar o sujeito. Assim, esta pessoa poderia desenvolver formas mais saudáveis e realistas de autopercepção e interação com os outros.
Sinais: como reconhecer uma pessoa arrogante
A arrogância pode ser confundida com excesso de autoconfiança. Nem todas as pessoas acabam percebendo que são arrogantes. Separamos algumas formas de identificar que você está lidando com uma pessoa arrogante:
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
- Interromper aos outros constantemente. Isso acontece pela necessidade de ter sua opinião vista como mais importante e necessária à discussão. Pode nem ser uma opinião relevante, mas ela precisa ser dita.
- Acreditar que é melhor que as outras pessoas. No ponto de vista da pessoa com arrogância, ela é melhor que os outros em tudo. Seja por se considerar mais inteligente, mais bonita ou mais organizada.
- É sempre o centro das atenções. O comportamento arrogante faz com que a pessoa acredite ser o centro de tudo. Por esse motivo, está sempre buscando chamar a atenção para si e para as coisas que faz.
- Não sabe agir com o que é diferente. A arrogância impede que a pessoa consiga lidar de maneira positiva com pessoas ou opiniões diferentes do que lhe é aceito. Feedbacks, por exemplo, nunca são bem-vindos!
- Ofende as outras pessoas. Pessoas com comportamento arrogante tendem a ofender os outros por causa do seu autoritarismo e pela necessidade de se sentir superior. Como se enxergam melhores, diminuem os outros.
- Extrovertidos em excesso. Por gostar de ser o centro das atenções, pessoas arrogantes podem ser muito extrovertidas e, de alguma forma, tendem a chamar a atenção para si. Sua opinião ou ponto de vista sempre será o certo.
Tabela: Alguns outros sinais da arrogância.
Sinal de Arrogância | Descrição | Possíveis formas de enfrentar o problema |
---|---|---|
Falta de empatia | A pessoa não consegue entender as emoções dos outros. | Explorar a capacidade de empatia na terapia, ajudar o indivíduo a entender as emoções dos outros. |
Autocentramento | O indivíduo está sempre focado em suas próprias necessidades. | Trabalhar a percepção de si mesmo e dos outros, incentivando a consideração das necessidades dos outros. |
Desrespeito | A pessoa não respeita os sentimentos ou opiniões dos outros. | Aconselhamento sobre a importância do respeito mútuo e consideração pelas opiniões dos outros. |
Necessidade de superioridade | A pessoa sempre precisa se sentir superior. | Explorar sentimentos de insegurança que podem estar por trás dessa necessidade. |
Falta de autoconsciência | A pessoa não está ciente de suas próprias falhas. | Fomentar a introspecção e a autoconsciência na terapia. |
Como lidar com atitudes arrogantes
Existem formas de lidar com pessoas arrogantes para se ajudar a melhorar a convivência. A seguir, listamos algumas delas:
- O arrogante usa comparações e provocações para se manter na posição de superioridade. Não influencie-se pelas provocações, elas têm apenas o objetivo de afirmar o ego do arrogante.
- Quem age com arrogância busca causar uma discussões desnecessárias. Evite o conflito e não responda.
- O autoritarismo é uma característica do arrogante e, por isso, ele tem a tendência a intimidar. Não encare as intimidações como ameaças reais, não demonstre medo. Aja da mesma maneira com todos.
- Ao lidar com um comportamento arrogante, é bom não discordar. Isso aumentará o seu desconforto ao lidar com essa pessoa. E quando transparece, ela pode agir com mais arrogância, levando a intimidações e discussões. Você pode colocar sua visão e fundamentá-la. Mas avalie se vale à pena manter uma situação de conflito se a outra pessoa não estiver disposta a ouvir.
- Quando confiamos em nós mesmos, não nos deixamos abalar pelas irrealidades dos outros. Sendo autoconfiantes, estamos nos blindando contra as armadilhas de pessoas com atitudes arrogantes.
Tabela: Como lidar com uma pessoa arrogante.
Estratégia para lidar | Descrição | Sugestões para Implementação |
---|---|---|
Estabelecer limites | Deixar claro o que é aceitável e o que não é. | Expressar seus sentimentos de maneira assertiva, não agressiva. |
Não leve para o lado pessoal | Lembre-se de que a arrogância é uma questão deles, não sua. | Praticar a autoconsciência e a autocompaixão. |
Evite reagir com raiva | Manter a calma evitará que a situação se agrave. | Técnicas de gerenciamento de estresse e meditação podem ser úteis. |
Pratique a empatia | Tente entender o que pode estar por trás da arrogância. | Tente ver a situação do ponto de vista da outra pessoa. |
Porque se deve evitar a arrogância
Por si só, ser uma pessoa arrogante já é uma característica ruim. O comportamento arrogante deve ser evitado porque ele não faz parte do que é aceito em um contexto social. Isso acontece porque a arrogância causa desconforto e cria situações inadequadas.
Quando se age de maneira arrogante, as pessoas tendem a se afastar. Ninguém gosta de se relacionar com pessoas que se sentem superior. Isso pode ser visto como algo ofensivo.
Evitar um comportamento arrogante é necessário para se manter bons relacionamentos pessoais e profissionais.
Qual a diferença entre arrogância e prepotência?
Muita gente confunde arrogância com prepotência, mas esses dois termos, apesar de primos próximos, não são gêmeos idênticos.
Arrogância é aquela postura de quem se acha o último biscoito do pacote, sabe? A pessoa arrogante quer que todo mundo reconheça sua suposta superioridade em qualquer situação, mesmo quando ela não tem mérito algum para isso. Ela fala mais alto, não só em volume, mas em presunção. Parece sempre que está no palco da vida recebendo um prêmio que só ela vê.
Já a prepotência é um pouco mais complexa. A pessoa prepotente também se acha incrível, mas vai além: ela usa essa suposta superioridade para exercer poder sobre os outros. Ela pensa que é melhor que você e que tem o direito de te comandar ou te diminuir. A prepotência carrega consigo uma espécie de autoritarismo disfarçado, uma vontade de dominar o espaço e as pessoas ao redor.
Então, de forma simplificada, a arrogância é mais uma atitude mental, uma crença interna de ser o tal. A prepotência é a arrogância em ação, frequentemente tentando impor essa crença aos outros.
Ser arrogante pode ser um pedido de ajuda
A maior parte das pessoas que apresentam um comportamento arrogante sofrem com muita insegurança. Elas possuem medos e desafios que não conseguem processar de outra forma. A saída, para lidar com sua confusão interna, é vestir a máscara da arrogância.
É por isso que lidar com alguém que apresente um comportamento assim requer paciência e uma boa dose de inteligência emocional. Essas pessoas podem estar enfrentando um conflito interno que não imaginamos.
A arrogância representa uma falta de contato com a realidade. E esconde insegurança e medo. É uma pessoa que nunca vai entender o porquê não tem amigos e está sempre sozinha. Ela não enxerga o comportamento que tem. É algo que requer paciência e compaixão.
Ser arrogante é um comportamento que deve ser evitado. Ele pode destruir relacionamentos e levar uma pessoa a perder um emprego pela falta de postura e empatia.
O comportamento arrogante pode esconder muita insegurança. E nem sempre a pessoa entende que ela é arrogante. Lidar com uma pessoa assim requer muita paciência e uma dose de compaixão e muita compreensão!
Se você gostou de ler um pouco mais sobre o que é uma pessoa arrogante, acesse nosso site e conheça nosso curso de Psicanálise Clínica! Nossas aulas são online e com certificado, e permitirão que você saiba mais como sobre como usar a psicanálise para ajudar uma pessoa que tem um comportamento arrogante.
43 thoughts on “Pessoa arrogante: quais os sinais e como lidar”
Artigo muito pertinente. A pessoa com comportamento arrogante é muito difícil de lidar, tenho um filho assim. Realmente são pessoas inseguras e com muitos medos e se acham o contrário. Precisamos ter muita paciência e autocontrole.
Meu marido disse que eu sou arrogante. Mas, eu parei e referi, será que sou mesmo? Logo eu que me doou tanto pro meu casamento por estar sempre ali com ele escutando seus sonhos, assuntos que são de menos para mim, mas estou lá estucando, aturo cada situação… e no final sou chamada de arrogante. Deixei de sonhar por mim para sonhar pra ele, deixei de fazer coisas que eu gosto para satisfazer os desejos dele. Será mesmo?? Que eu sou arrogante?? Para ajudar a minha reflexão fui pesquisar o que seria uma pessoa arrogante… ainda estou em dúvidas se sou ou não… bom, realmente as vezes eu não tenho paciência… mas… muitas vezes engulo cada sapo. Teve um episódio recente que se eu realmente fosse arrogante não toleraria… mas passou… bom, vou ficar nessa reflexão…
talvez você tenha autorresponsabilidade para lidar com situações adversas, e por possuir essa habilidade acaba assumindo problemas que não são seus, pois tem capacidade para resolvê-los mas se desgata ao ponto de precisar se posicionar de maneira mais incisiva. E quando você age assim o outro caracteriza a atitude arrogante. Porém, ele se beneficia do seu modo de agir quando você pode favorecê-lo em situações conflitantes para ele.
Podemos sim ter comportamentos arrogantes quando demonstramos pontualidade em determinados assuntos. Mas a maneira como o outro se enxerga influencia muito nesse julgamento, pq ele pode não se sentir tão bom quanto ele acha que você é (boa), e por isso, ele acha que você quer ser superior a ele . E já você pode não se sentir tão boa assim, e pode estar sempre exigindo de você mesma para ser melhor, e acaba sendo mais rígida com vc e com os outros.
Use essa reflexão para ressignificar a maneira como o outro te enxerga. Ele pode estar sinalizando qualidades que você possui e que podem ser aprimoradas. O fato de ser “boa” por exemplo: você pode avaliar a percepção que você tem sobre si mesma e usar seus potenciais para alçar seus próprios objetivos. E se o seu comportamento tiver repelindo a atenção das pessoas, saiba identificar quem elas realmente são, e se querem o seu bem… essas irão te ajudar a deixar esses extremos alinhados com o que você deseja ser!
Você reparou em sua descrição do problema?
Você somente falou de como você é boa, e que não merece ser chamada de arrogante, repense sua posição.
Olá ser, espero que tenha encontrado respostas internas mas, a autoconsideração que vem do orgulho assim como a arrogância e se representa no papel de vítima… você menciona várias vezes em seu texto que “aguento isso” “engulo sapos”… realmente não é fácil aceitar que somos escravos de nosso ego mas, seu questionamento já é porta para avançar e melhorar como pessoa. Deus te abençoe e que lhe dê muita força para seguir vasculhando seu interior e se libertando.
As vezes o errogante pode ser ele, e tenta camuflar a sua própria imagem transferindo pra vc o que ele próprio não vê nele.
O fato de “se doar demais” já é uma forma de arrogância porque geralmente quem se doa demais também cobra ou espera demais pelo retorno dessa doação ( que na verdade é um jeito de ficar sempre com créditos sobre o outro)… se doar demais é significado que você se acha superior ao outro e ele depende fundamentalmente de você.
Está num bom caminho para sair da arrogância, se for esse seu caso. Muito boa a sua abertura e vulnerabilidade. Gostaria de pontuar que o fato de se doar, escutar, etc. não implica que por detrás não haja arrogância. Esse é um ponto cego. Há que ir profundo dentro de você, para observar qual o verdadeiro motivo das suas ações. Muitas vezes, há por detrás uma necessidade de reconhecimento, por exemplo e, neste caso há arrogância. Se for o caso, habitualmente vem de sentimentos reprimidos da infância que precisa observar, aceitar e incluir. A energia de forma sutil, é diferente. A boa notícia é o lado oposto da arrogância é a humildade. Pelo caminho que está a seguir, acabará por mudara polaridade para a humildade! Este é apenas o meu ponto de vista, baseado na minha própria experiência com o tema.
Também estou nessa dúvida se sou ou não arrogante, então busquei por “sinais de arrogância” pra ver se descobria. Vi que não SOU arrogante, pois comportamentos relacionados à arrogância não me dominam na maior parte do tempo, mas em alguns momentos tenho atitudes arrogantes sim e foi bom entender isso para poder corrigir.
No meu ver, você não está sendo arrogante para com o seu marido, mas sim egoísta para consigo; você não consegue mudar ninguém por si mesma, mas isso provém da atitude de cada ser humano. Isso é só uma insegurança ou medo.
Tá de sacanagem? pessoa arrogante pode estar pedindo ajuda? esse tipo de gente causa muito prejuízo ao próximo, nada de de ter paciência com gente folgada e sem empatia, tem que dar no meio , pagar com a mesma moeda. Capaz mesmo que fazem de forma inconsciente e tem conflitos internos, tem mais é que colocar gente assim no seu devido lugar na boa ou de qualquer outra maneira, chega de engolir e ainda o arrogante sair de vitima dos sentimentos, comigo o sistema é bruto.
Que coisa!!!
Eu tenho traços de arrogância, pois não necessariamente você quer diminuir o outro, mas temos muitos dons e qualidades e expressamos naturalmente.
Falo por mim, alguns me acham arrogante eu pesquisei e tô lutando contra isso, não é fácil admitir mas sou arrogante sim.
Tenho sentido demais a arrogância do meu esposo. Posso garantir com todas as letras que viver com um ser assim tão sem evolução e’ penoso e me sinto desprezível por estar com ele. Sou uma pessoa tranquila, justa e sincera. Odeio pessoas falsas e interesseiras e vejo muito isso na arrogância dele. Chega a ser nojento, quando precisa de algo tem um tom de voz quando não mau olha no meu rosto. De fato e’ nojento isso. A maneira de se defender e’ sempre o ataque, impossível abrir a mente, se reconhecer e saber dialogar, fica gritando como um piscopata, e’ total fadigante, na verdade e’ mesmo digna de do,’ uma criatura tão infeliz. Pronto, precisava desabafar.
Vivó o mesmo
Pior com 2 filhos as vezes me sinto em um labirinto
Arrogância pura a sua.
Prova de que vc é uma pessoa extremamente arrogante
A arrogância é um comportamento terrível, destrói bons relacionamentos, causa tantos problemas sem necessidade, tenho um esposo que só Deus pra mudar ele, as vezes suga as minhas forças, por não ter opção em determinadas situações, agora estou aprendendo a ignorar ele e quase nunca respondo ele , tomo decisões da casa ele fica por último, porque ,gente não sei mais como lidar , a não ser silenciar e ignorar!
Infelizmente o mundo tá doente cheio de pessoas arrogantes ( problema internos precisando de ajuda de psicólogo e psiquiatria , porque quem está perto do arrogante acaba ficando depressivo ninguém merece então vá tratar sua arrogância
Sinceramente, tudo de ruim que tem no mundo vem da falta de amor, altruísmo e empatia. Pessoas com o ego inflado, egoístas, que só pensam em si mesmas e em suas vontades e necessidades, que não tem empatia e nem amor ao seu próximo, logo não tem respeito e ainda pensam que são superiores. Nos tratam como lixo. Vejo infelizmente uma enorme semelhança entre a arrogância e o narcisismo patológico. E, infelizmente percebo em pessoas que são problemáticas e encrenqueiras. Além de arrogantes, são rancorosas, egoístas e nunca perdoam e jamais se desculpam. Pra lidar com pessoas assim eu li que temos que usar o método da pedra cinza.
que método é esse? Pedra cinza???
Vivemos em um Mundo cidade Bairros lugares onde não queremos ser autoritário, mas precisamos impor opiniões e ser aceito no trabalho faculdade cursos casa ou qualquer lugar onde a geração não tem visão de resolver tal situação , duas opções ficamos parado ou fazemos , estudamos e infelizmente aprendemos e temos q opinar em situações críticas , como médicos ou chefes , e somos poucos então quem somos ou queremos ser? Ou apenas devemos ser pois precisamos estar naquele local naquela hora e precisamos fazer as coisas acontecer , devemos ser inteligente , rápido e maleáveis, e somos rotulados de arrogante por alguém que impos esse rótulo e grupos que definiram tal significado , vcs não são arrogante? Não definem e nem criam regras leis ? Todos na cadeira superior devem ser para os baixos se sentirem melhores e sem responsabilidade superior.
Eu vivo com meu irmão a mais de 7 anos, e não me lembro de não ser uma vítima da arrogância dele.
As vezes a arrogância dele me cria um certo dequilíbrio sobre a realidade.
É ruim lidar todos os dias com pessoas com este comportamento .
Pessoas que nunca dão espaço para uma conversa aberta, eles são os certos e os críticos com criticas por cima do que eles são.
Eu sou a pessoa mais arrogante que já conheci. É totalmente sem querer. Preciso corrigir isso, mas é realmente difícil.
E qual é o seu comportamento geralmente?
Nossa a mesma coisa q estou me perguntando
Me chamaram de ignorante aí vim pesquisar o q é depois vim ver o q é arrogante enfim também não sei se sou
Mas quando ouvi isso fiquei triste .
Me identifiquei com seu comentário
Eu tenho um filho com 45 anos de idade já casou 5 vezes pago penção para os seus filhos ele não para em emprego, quando consegue um emprego logo é despachado pois ele tem tudo de umarrogante mora comigo estou cuaze indo afalencia, sou aposentado e ganho pouco, o que devo fazer?
Após sofrer agressões verbais do meu esposo acabei pesquisando o significado de uma pessoa arrogante e me deparei com os comentários. Por incrível que pareça tem pessoas que estão passando o mesmo que eu. Sofro ameaças de finalizar o casamento e em cada discussão ouço meu esposo simplesmente abrir mão do nosso casamento dizendo pra eu sair se não estiver satisfeita porque ele não pára pra analisar o que precisamos mudar pra melhorar nosso relacionamento. Eu sou casada a sete anos e tenho quatro filhos de coração que são do meu esposo, vivo pra eles, cuido e amo mais do que tudo, mas não somos perfeitos e temos muitos desafios no dia a dia, e quando acontece algo que precisa ser solucionado ou corrigido chamo meu esposo pra resolvermos juntos acabo ouvindo as mesmas agressões, gritos e palavrões além de palavras grosseiras. Durante os sete anos de casados ele sempre me manda sair se não estiver gostando, mas eu não saio porque entendo o que é um casamento, juramos ficar juntos até que a morte nos separe, mas confesso que não está sendo fácil, choro muito e tenho sofrido com tudo isso. Me identifiquei com alguns comentários. Obrigada por poder me expressar aqui. Abraços a todos!
Passo pelo mesmo. É muito difícil, ja não sei mais o q fazer.
Vivi muitos anos com alguém arrogante, meu ex marido, realmente é muito difícil, tentei de tds as formas, mas não tenho o poder de ajudar da forma como os arrogastes se comportam está acima de nossas forças, se comportam abusivamente prejudicando outras pessoas que as amam, chega uma hr que não aguentamos, porque não somos super-heróis, tbm somos frágeis e precisamos de abraço, amor e consideração, eu fiz minha parte busquei à Deus pra me ajudar e por anos entre trancos e barrancos vivemos e criamos dois lindos filhos, mas que foram tbm prejudicados pela situação principalmente meu filho mais velho, infelizmente isso acontece em muitos lares e a situação só vai se repetindo e aumentando, não tem como brecar isso, porque a pessoa tem que querer, reconhecer que precisa de ajuda, buscar informações, médicos, psicólogos e formas de fazer diferente, parabéns por muitos aqui estarem buscando já é um grande começo, que Deus os abençoe e que possam superar tds estas coisas para viverem melhor e proporcionar momentos mais agradáveis e melhores para tds que estão ao nosso redor, só temos a ganhar, sendo bons, generosos, amáveis, ouvindo pra sermos ouvidos etc…
Mas creio que só conseguiremos pelo poder de Deus, só Ele tem esse poder de nos transformar em pessoas melhores, porque vivemos em uma guerra entre o bem e o mal, onde o mal sempre quer estar acima do bem, Deus é amor, bondade, misericórdia, só Ele pode nos dar esses dons, se nos submetermos à Ele, tenho aprendido muito e pedido ajuda a Ele tbm, busquei ver este assunto porque tenho uma subrinha que está com as características de arrogância com 20 anos já, tento ajudar mas só levo patadas dela, não sei se vou conseguir porque as vezes a pessoa prefere sofrer do que aceitar ajuda e fica bem difícil.
Então com certeza, eu aconselho que busquem à Deus, ele é a solução para o mundo em decadência em rumo a destruição porque muitos estão doentes psicologicamente, muitos matam por falta de Deus e amor ao próximo e muitos estão se matando por não saber como lidar com seus próprios problemas sem rumo ou direção.
Que Deus nos ajude e ajude a tds na direção mais correta porque somos imperfeitos, mas precisamos chegar o mais próximo de ser aperfeiçoados,
É só Deus pode nos ajudar
Visite uma igreja adventista
Busque a Deus e experimente a paz interior que Ele pode nos proporcionar, em meio a um mundo turbulento e barulhento e mal, Deus os abençoe.
Seu comentario se encaixa com meu a diferença q tenho 2 filhos só
Que Deus nos de sabedoria e possamos vencer
Sou muito arrogante, perdi minha mãe com 1 anos de idade e meu pai com 8 anos, solto na vida sem ninguém para ajudar e ensinar, medos, desilusões, perdas, frustrações, não é fácil ser forte com tanta insegurança. A maneira mais fácil de construir a casca da fortaleza é vestindo a casca da arrogância, já fui casado e separei, casei de novo e cá estou eu querendo separar de novo, tenho filhos mas minha arrogância não me deixa ter bons relacionamentos nem com eles, onde vou parar com certeza mais uma vez com muita depressão e remédios dopantes, até quando não sei.
Oi,meu namorado me deixou,e me disse que foi por causa da minha arrogância, me assustei com isso, e perguntei a amigos sinceros se realmente tenho esse comportamento, e para minha surpresa disseram que sim, creio que necessito de ajuda, pq não quero ser assim…
Boa noite
Esse artigo me abriu os olhos, eu sou praticamente todos esses tópicos, porém eu nunca percebi. Hoje eu sou uma mulher sem amizades, tenho medo de me relacionar e quando me relaciono a pessoa desisti de mim, eu preciso de ajuda, quero mudar, hoje tenho 38 anos creio que posso mudar ainda é muito triste ser como eu sou, uma personalidade muito forte não aceito opinião de ninguém, por me achar dona da razão, ao terminar de ler esse artigo vir o quanto sou arrogante e prepotente!
Sou casada há mais de 30 anos,tenho 3 filhos (as)adultos(as)
Tenho pesquisado sobre o comportamento das pessoas que simplesmente não ouvem conselhos de ninguém e sobre o comportamento humano de forma geral.
Me deparei com esse artigo sobre arrogância e me identifiquei com algumas características de pessoas com este transtorno, digo transtorno porque não sei como achar outro significado para tal comportamento.
Acho que é um comportamento que aflige a quem tem,tanto quanto a quem convive com aquele que tem.
Sempre gostei de ser o centro das atenções, principalmente nos assuntos que entendo um pouco mais que os outros,sou extrovertida e falo demais, fico tão ansiosa pra dar minha opinião (achando que é mais importante) que falo por cima dos outros, as vezes me sinto superior, por ter um nível de conhecimento a mais do que a maioria das pessoas, mas a minha insegurança se reflete no meu desejo de se reafirmar como pessoa importante a todo momento, vi que esse é um traço da arrogância.
Venho de um lar conturbado, família composta por onze pessoas,confuso e conflituoso mãe separada, criada por padrasto,que apesar de bom, não demostrava segurança e afeto, pobreza,
poucas oportunidades.Tive que sair das cinzas para sobreviver neste mundo.
As vezes achamos que sabemos de quase tudo, mas percebi que sei muito pouco, percebi que meu conceito sobre arrogância era bem limitado.Pensava que o termo era relacionado a violentos, brigões, mal educados, egoístas que não se importavam com os outros e nem ouviam ninguém. Vi que estava errada.
Não me achava arrogante porque sinceramente me importo com as pessoas ao meu redor, faço qualquer coisa para aliviar uma dor, enxugar uma lágrima, alimentar um faminto, consolar um desesperado…
Talvez por isso a minha arrogância estava camuflada.
Meu conselho para mim mesma e para àqueles que querem se tornar um ser humano melhor é: descubra quem você realmente é e mude aquilo que for ruim para seu próximo e consequentemente para você!
Quem não se conhece não muda e o fim é acabar morto, sozinho nas trevas,ainda nesta vida!
Não podemos mudar o que somos só porque não gostamos do que somos, sozinhos acho impossível,mas as Palavras de sabedoria, da bíblia pode nos mudar. Deus que é mais forte
do que podemos medir, é quem nós muda! Sei disso por experiência própria,apesar de todos os meus defeitos e conflitos, Deus me ajudou a manter um casamento de 32 anos, criar bons filhos,e ter uma vida em família que sempre sonhei, se não fosse por Deus que me ensinou a dialogar, perdoar e principalmente pedir perdão, jamais teria chegado até aqui.
Obrigada pela atenção!
Sou soberba e arrogante qdo erram comigo, minha psicóloga disse que tenho baixa tolerância a frustração. Explodi num comércio que me fez de idiota… Mas, no fim, consegui ter empatia… E não levar pra justiça e etc… Tenho amigos, sou social e extrovertida… Não tenho necessidade de ser o centro das atenções… MAS, eu tolero bastante coisas… MAS, qdo erram comigo… Consecutivamente… Eu me torno esse ser humano horrível… Eu vou tentar melhorar… Eu me enxergo, acho que as pessoas precisam se enxergar… Qdo estou prestando um serviço, me ponho do papel de prestadora… Qdo estou consumindo… Espero o mesmo… Qdo não vêem… Eu tolero… Tolero… Tolero… Chega uma hora… Que viro esse mostro. Dá soberba e arrogância. MAS, vou tentar ao máximo priorizar a empatia… Cada um dá, o que tem pra dar… E ok. Preciso focar nisso… E ser mais tolerável e humana com o erro MEU e dos outros… Que Deus nos ajude!
Eu sou uma pessoa arrogante, mesmo sendo maravilhosa por fora e tendo o meu conhecimento sobre muitas coisas. Acho que dês de sempre fui arrogante, ainda não cheguei na origem e preciso de ajuda pra isso. Só por ser uma pessoa intolerável, mesmo por uma injustiça, isso não deve permanecer. Acumular coisas negativas, mesmo achando que não está, está lá.Isso me faz ser uma pessoa arrogante.
Vem de pequenos hábitos meus como apenas escutar a melodia da música repetidas vezes que acabou inconscientemente passando para outros hábitos meus ( como um vício) intolerantes.
São pelas pequenas coisas que hoje eu percebi que eu já era.
Ser intolerante, prepotente e tirar sua conclusão antes da resposta é arrogância, mesmo você não achando e que talvez seja só a ansiedade, é uma ação arrogante e mesmo você não querendo ser arrogante… vc é.
Mas só de ler os comentários pausadamente e parar com essa ansiedade como eu acabei de fazer me tirou essa intolerância, ou seja, a minha arrogância de fato.
Eu sou insegura, mas não sabia que era. Quando eu tiro conclusões minhas, mesmo pra me defender, EU DEVO SABER QUE NÃO SEI DA RESPOSTA DE FATO. E isso não me dá direito de ser grossa, violenta e tirar o outro do seu lugar de fala. Eu não sei. E isso me faz ser arrogante. A intolerância, ao meu ver é algo muito ruim.
Eu uma sim, paciência e terapia.
Ninguém é melhor que ninguém e ao mesmo tempo todos são delicados. A vida não é a minha visão universal.
Ter paciência, aceitação e não desistir de se auto-conhecer me trará prosperidade. Eu me sinto muito mal por achar que viver é ser “expressivo demais” ao ponto de achar que mandar um “cala a boca” é normal e não irá machucar. Eu só sei que eu não sei de nada. E nem isso eu sei.
Sou uma pessoa arrogante sim e mesmo que seja uma atitude indireta de querer ajudar o próximo, axiste a arrogância sutil. Estou aprendendo a não expressar tudo o que eu quiser, porque até eu expressando muito eu estou sendo arrogante. Porque se eu já não sei e afirmo com tanta expressividade passa a ser normal e uma verdade pra mim.
como ajudar uma filha arrogante a mudar ?
EXISTEM MUITAS PESSOAS QUE GOSTA DE HUMILHAR O PRÓXIMO,TALVEZ PARA SE SENTI MELHOR ,NAO SEI MAS E MUITO DIFICIL LIDAR COM TUDO ISSO
Muito bom o texto! Deixou claro o que é ser arrogante. Eu sou. Preciso muito mudar isso em mim, pois eu sinto que não me conecto com as pessoas e fico sempre buscando saciar as minhas necessidades e isso é muito ruim. Eu também sei que no fundo tenho um sentimento irreal de superioridade que me conduz a julgar os outros e com isso eu não consigo me conectar, em fazer amigos.
Preciso mudar urgentemente!
Esposo não aceita um “não” nem uma opinião contrária que começa a gritaria. Até a pessoa dizer que não gosta de melancia, faz ele ter um ataque de fúria por ele gostar. Extremamente extrovertido fora de casa, querendo fazer piadinha com todos, do caixa do supermercado ao morador no elevador. Mas dentro de casa é uma verdadeira falta de paz. Ao ponto do meu filho pequeno dizer “não responda, que ele vai brigar mais”. E no final ainda fala que eu só sei reclamar.
Exatamente oq vivo
Estou procurando ajuda de Deus primeiramente e dos profissionais,nao é facil ainda mais quando se tem filhos
Eu padeço de um tipo diferente de arrogância. Eu sou uma pessoa boa em 99,99% do tempo; faço tudo pelos outros, tenho dificuldade em falar “não”, vou sempre além do que deveria e faço o melhor que posso. O problema surge quando não existe reciprocidade, quando sou tratado de uma forma que eu não acho adequada, seja pela minha posição social, seja por ter me dedicado à pessoa anteriormente, seja pelas regras comuns de convivência… eu fico com raiva e opto, muitas vezes, por cortar relações, por passar a ignorar uma pessoa a quem antes eu me dedicava muito.
Interessante!