gente invejosa

Pessoas invejosas: 20 dicas para identificar e lidar

Posted on Posted in Comportamento

Possivelmente você já teve de lidar com pessoas invejosas que passaram por sua vida e sabe o quão difícil pode ser esta tarefa. O sentimento inveja, basicamente, é o desejo de possuir algo que pertence ao outro, o invejoso sente desgosto em razão da felicidade do outro.

Diante disse, claro que a denotação soa como extremamente negativo, mas sabia que pessoas invejosas podem não gerar nada de ruim à sua vida. Mas isso vai depender da forma como você interpretou a pessoa invejosa, se está ou não prejudicando sua vida e como lidou com a situação.

Em suma, a inveja é um desejo de possuir algo que pertence ao outro. De antemão, sabia que, ainda que pareça algo extremamente negativo, a depender da maneira como você lida com pessoas invejosas, isso pode ser bom para o seu progresso pessoal.

Portanto, para explicar melhor isso, traremos neste artigo dicas para identificar pessoas invejosas e como lidar com elas de uma forma que seja construtiva para sua vida.

O que é a significa inveja?

A palavra inveja significa sentimento de desgosto provocado pelo bem-estar, prosperidade ou felicidade do outro. Ainda, é o grande desejo de possuir ou desfrutar o que pertence ao outro. Sem dúvidas é um sentimento ruim, de total infelicidade, motivado pela felicidade do outro.

Se passarmos a enxergar a inveja não somente em seu sentido literal, é possível verificar que as pessoas invejosas podem utilizar-se desse sentimento como um fator motivacional. Ou seja, você sente inveja do outro, mas não quer que este seja infeliz, mas somente utilizá-lo como uma inspiração de como atingir determinado resultado de vida.

Características dos invejosos

Como falamos, nem toda inveja deve ser vista como negativa. Pois muitas vezes sentimos inveja, mas não desejamos o mal do outro, apenas que pretendemos chegar àquele mesmo patamar.

Entretanto, a inveja nociva acontece quando o invejoso passa a ter atitudes para destruir a conquista do outro, que fez despertar sua inveja. Por isso, para conseguir facilmente identificar essas pessoas invejosas, separamos exemplos das suas principais características:

10 dicas de como identificar uma pessoa invejosa

  1. cria situações para boicotar o progresso do outro;
  2. faz calúnias e perseguições;
  3. o invejoso tem pensamentos autodestrutivos e, até mesmo, de morte;
  4. no trabalho, por exemplo, faz fofocas para sabotar o seu trabalho;
  5. não se importa como você está se sentindo, mas sim nas coisas que você tem e ela não;
  6. são pessoas egocêntricas;
  7. com baixa autoestima;
  8. coloca a culpa no outro sobre seus próprios ressentimentos;
  9. sempre deseja o mal do outro;
  10. tentam fazer com que você se sinta mal em público.

Diante destas situações, para tentar lidar com pessoas invejosas, tendemos a ter como reação imediata o conflito, como uma maneira de proteger as nossas conquistas. Pode acontecer, inclusive, da pessoa começar a ter as mesmas atitudes do invejoso, como, por exemplo, passa também a inventar fofocas para o prejudicar.

Isso é o pior a se fazer, pois acaba gerando um ciclo vicioso de infelicidade, onde ambos saem perdendo. Então, você deve ter sabedoria para lidar com pessoas invejosas que surgirem em sua vida.

Pessoas invejosas resumido

Como lidar com inveja? 10 dias de como lidar com pessoas invejosas

Ao invés de entrar em conflitos desnecessários, que somente irão lhe prejudicar, principalmente no aspecto emocional, aprenda a lidar com pessoas invejosas utilizando abordagens sábias e positivas.

1. Ajude o invejoso

Se a pessoa tem inveja de você, de algum modo, ela lhe admira, mesmo que seja de uma forma estranha e aparentemente maldosa. O invejoso pode até estar causando intrigas para lhe prejudicar, no fundo, ele tem tais atitudes porque quer ser um pouco de você, da sua felicidade.

Desse modo, tente alterar sua ótica diante da situação. Se alguém está sentindo inveja de você pode ser um sinal de que está progredindo e, você mesmo, não está enxergando isso. Mas, ainda assim, não estamos falando que, por isso, você precisa conviver com uma pessoa ansiosa, isso, seja como for, nunca, será algo positivo.

Leia Também:  Psicologia das cores: 7 cores e seus significados

Portanto, uma boa estratégia para lidar com pessoas invejosas é se aproximar dela e passar a ter um aliado. Ou seja, se aproxime, de forma aberta, e tente entender o que a pessoa quer e, então, lhe proporcione isso. Mantenha o foco o que a pessoa quer alcançar em sua vida e tente ajudá-la mostrando o caminho das pedras.

Mas atenção a um detalhe importante, ainda que esteja tentando ajudar, somente dê conselhos quando estes lhes forem pedidos. Tente se aproximar da pessoa e se, somente se, esta lhe fizer perguntas, compartilhe sua experiência e o passo a passo de atingiu suas conquistas, aquelas que estão sendo invejadas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    2. Veja o invejoso como uma ferramenta para seu progresso

    Infelizmente existem pessoas más, que utilizam inveja para nutrir pensamentos negativos e, de forma alguma, não querem ajuda. Estas pessoas se interessam mais por intrigas do que com a própria felicidade. Neste caso, quando fica impossível ajudar pessoas invejosas que estão neste ponto, você precisa reformular a situação.

    Quando você está atingindo bons resultados em sua vida, será inevitável surgirem pessoas invejosas. Então, se você não está preparado para lidar com estas pessoas, talvez você não esteja preparado para lidar com o seu próprio sucesso. Por isso, não se incomode com o invejoso e foque em seus propósitos.

    3. Busque o diálogo e ofereça alternativas

    A depender da circunstância, um acordo pode ser a melhor saída. Então, chame a pessoa para conversar e, se for possível, lhe ofereça alternativas. Mostre que nem sempre temos tudo que desejamos, mas que existem outras opções na vida, que também podem nos levar a felicidade.

    Desse modo, seja criativo e monte boas alternativas para apresentar a pessoa, de tal modo, que cesse, ou diminua, a sua inveja. Busque mostrar inúmeras possibilidades, para que ela consiga escolher uma.

    4. Se imponha e estabeleça limites

    Quando a inveja do outro está indo além de meros comentários, passando a prejudicar sua rotina, chegou o momento de ter uma comunicação direta e estabelecer limites àquela situação. Muitas pessoas invejosas querem, por pura maldada, unicamente que você fracasse e passam a ter comportamentos para este fim.

    Diante disse, você não pode unicamente ficar parado, sem se proteger, enquanto a pessoa age para prejudicar a sua vida. Nesse sentido, uma alternativa é chamar a pessoa para uma conversa franca, expondo, de forma assertiva, o que está acontecendo e que aquilo precisa acabar.

    Se você sentir que isso não surtirá efeitos práticos, chame um terceiro para conversa, que servirá como um mediador. Por exemplo, se a pessoa está espalhando mentiras sobre seu trabalho, chame o seu superior hirárquico para participar da conversa.

    5. Questione o que tanto incomoda a pessoa

    Essa é uma das estratégias para lidar pacificamente com pessoas invejosas. De uma forma educada e gentil, questione o que tanto a incomoda, os motivos de ficar tão chateado quando está com você. Por exemplo: “Fiz algo que lhe chateou?”. Isso abrirá as portas para um diálogo saudável e sem ressentimentos.

    6. Diminua as interações negativas

    Como falamos anteriormente, existem pessoas invejosas que não querem ajuda nem tampouco resolver a situação por meio do diálogo. Nesses casos o melhor a ser feito é se afastar, reduzindo ao máximo as interações que você sabe que serão negativas.

    Muitas vezes o invejoso acaba até lhe ajudando, pois você se afasta e acaba partindo para direção de um lugar que lhe trará benefícios para sua vida, sem desperdiçar mais sua energia. Então, use o invejoso de forma reflexiva, acerca do que realmente é melhor para sua vida.

    7. Não leve para o pessoal

    Entenda que pessoas invejosas possuem um baixo nível de consciência, como se fosse alguém embrigado. Sendo assim, não faz sentido você sentir raiva, pois a pessoa não tem um autocontrole. Portanto, ao invés de desperdiçar sua energia com esta inveja, entenda sob outro ângulo. Se está causando inveja, sinal que está progredindo.

    8. Ignore os comentários negativos

    Para lhe ajudar a ignorar os comentários negativos, oportuno descrevermos um antigo conto:

    Um Samurai pergunta aos seus discípulos: “Se alguém chega até você com um presente, e você não aceita, a quem pertence o presente?”.
    Um dos discípulos responde: “Nesse caso, o presente pertence a quem tentou entregá-lo”.
    Então, o Samura conclui: “O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos. Quando você não os aceita, eles continuam pertencendo a quem os carregava”.

    Leia Também:  Sonhar com computador: 10 interpretações

    Portanto, se as pessoas invejosas falarem coisas negativas, ignore-as e as deixe carregar a inveja sozinhas. Se elas não querem sua ajuda, continue seguindo o seu caminho para sua felicidade, sem dar atenção a comentários negativos.

    pessoas invejosas frase

    9. Mantenha seu estado de vida elevado

    Nunca deixe que seu estado de vida abaixe ao nível das pessoas invejosas. Ou seja, mesmo que a pessoa seja negativa, continue com sua positividade, buscando, de alguma forma, as melhores maneiras de lidar com situações da vida.

    Mas importante lembrar que ter empatia não significa que é uma pessoa boazinha e omissa. Ter empatia pode lhe ajudar a solução de problemas, pois conseguirá identificar e agir quando se está diante de uma pessoa invejosa que simplesmente, por maldade, deseja o seu fracasso.

    10. Não entre em confrontos desnecessários

    Ainda que nenhuma dessas dicas funcionarem, não cometa o erro de entrar em confronto com pessoas invejosas. O resultado disso sempre será negativo, você estará se rebaixando e tendo as mesmas atitudes do invejoso.

    Se você lutar com as mesmas armas do invejoso, está retribuindo o comportamento ruim. O que, na prática, está trazendo mais conflito, infelicidade e sofrimento, para ambos.

    Portanto, as pessoas invejosas somente conseguirão lhe atingir se não conseguir ter sabedoria para lidar com a situação. Infelizmente as relações interpessoais podem não ser difíceis e não podemos tentar mudar as pessoas que não querem ajuda. Então, cabe somente a você escolher o caminho da tranquilidade ou do conflito.

    Por fim, se você chegou até aqui possivelmente gosta de entender como funciona a mente humana. Então, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica, 100% EAD. Dentre os principais benefícios está a Melhora nos relacionamentos interpessoais: entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.