Pessoas que fazem fofoca

Pessoas que fazem fofoca

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Entenda as pessoas que fazem fofoca. Já tem algum tempo que pessoas de sucesso mostram a importância de ter foco em projetos e não em fofocas.

Entenda com o texto a seguir o motivo que as pessoas que fazem fofoca

Simplificando o conceito de fofoca é o hábito de falar sobre outras pessoas. Não é simplesmente se inteirar sobre o que acontece ao seu redor, mas também é sobre falar sobre a vida particular das pessoas e muito comumente julgar e apontar opiniões. Essa prática tira o foco da busca por soluções na própria vida e faz com que as pessoas passem a falar muito sobre decisões de outras pessoas.

Malefícios das pessoas que fazem fofoca

O hábito de pessoas que fazem fofoca é prejudicial ao próprio desenvolvimento, até mesmo porque o que muito nos incomoda em alguém é reflexo de algo que sentimos falta em nós mesmos. Pessoas de sucesso defendem insistentemente a importância de valorizar o tempo. Isso tem muito a ver com a lógica de evitar fofocas, pois o tempo que se gasta ao falar de alguém é o tempo que se perde para planejar projetos importantes na própria vida.

Na área da psicologia também é conhecido o fato de que energia mental é sempre utilizada com máxima dedicação em assuntos que escolhemos priorizar. Assim, mais uma vez, as pessoas que fazem fofocas gastam a própria energia mental com o desnecessário e faz com seu ânimo e disposição fiquem mais fracos a cada dia. Ou seja, pessoas que fofocam perdem tempo.

Existe uma grande importância na arte de expressar-se diante de seus próprios problemas, pois, há na psicanálise o método de escuta que significa deixar o inconsciente se manifestar na fala e vir ao consciente para usar esse momento de entender a si mesmo. Claro que as pessoas que fofocam perdem esse tempo precioso ao ignorar a própria vida e falar da vida alheia.

Sequência de pensamentos negativos

Buscar novidades externas aos nossos pensamentos nem sempre é uma boa ideia. Mesmo que a arte de ouvir seja importante, é preciso filtrar o que se escuta. Participar de debates produtivos e não se distrair escutando informações que não agregam na vida.

A fofoca gasta tempo, cria uma sequência de pensamentos negativos e críticas desnecessárias. Cada pessoa que se desapega da fofoca passa a conseguir planejar o próprio futuro e realizar sonhos com concentração a si mesmo.

A explicação mais próxima do foco científico diz que o fato de fofocar cria uma distração para mudar o foco da vida e até mesmo se comparar com algo que está pior que o seu ritmo de vida e então ter um alívio por ver que a vida de outras pessoas não está melhor que a própria vida e nesse momento a fofoca se mostra uma fuga da realidade e um afastamento dos próprios problemas.

Conclusão

Porém toda essa fuga faz com que os problemas da vida permaneçam existindo e ainda se ampliam enquanto há a distração de observar fofocas sobre outras pessoas.

O presente artigo foi escrito por Ivia([email protected]). Estudante de psicanálise no Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica

4 thoughts on “Pessoas que fazem fofoca

  1. Viver deverá ser focar nos sonhos que se acalenta e se não os temos, temos que “sonhar”! Hoje me lembrava, que divulgam o total de óbitos por Covid-19, como se fosse única patologia que pode ser fatal; quando falam da então temida palavra (assim foi até o decorrer da década de 80): câncer, é sobre os efeitos da quimioterapia, nos cabelos, por exemplo. O JN mostrou a fila virtual por Perícia Médica, mas e das Pensões por Morte: como estão as famílias enlutadas, nessa busca pelo seu sustento e, que terão que conviver, muitas vezes, com reduções do poder aquisitivo, quando forem concedidas as Pensões, visto que valores de Pensões por Morte são menores que o salário ou aposentadoria do ente querido, falecido! Portanto, se a fofoca em si, representa ocupar a mente sem ser com problemas pessoais próprios, quem sabe se preocupando em ajudar o próximo! O mundo anda tão individualista, que para a maioria dos jornalistas, a palavra “impacto ou impactante”, parece que para eles, deva ser dita em alto e bom som, para os milhões de reais ou dólares que a Covid-19 e agora a Guerra Rússia e Ucrânia, provocou de perdas em arrecadação tributária ou lucros do tão comentado Agronegócio!!!!

  2. Muito bom artigo! Uma pessoa que o hábito de fazer fofoca, fica desmoralizada e ninguém quer por perto.

  3. Muito bom esse artigo, pessoas que têm o hábito de fofocar deixam de viver sua própria vida pra viver a do outro, o fofoqueiro tem a nescidade de fazer a fofoca. É como se fosse um vício, a melhor forma de acabar com a ela e perguntando pro fofoqueiro se o que vai dizer vai edificar sua vida. Se não então não quero saber, pois o que ouve alimenta o fofoqueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.