crm-psicanalise

Conselho de Medicina responde: Psicanalista deve ser médico?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise

Para cursar Psicanálise, o Psicanalista deve ser médico? Essa é uma questão que alguns se perguntam ao iniciar o curso, até porque é muito comum ligar uma profissão à outra no quesito tratamento mental.

Pensando nisso, preparamos este texto  com apoio do Conselho de Medicina para que você possa entender mais sobre essa profissão e responder também a seguinte pergunta: Psicanalista deve ser médico? Continue lendo para saber tudo!

O que é Psicanálise?

Apesar de parecer complexo, responder o que é Psicanalise pode ser feito a partir de três abordagens simples sendo elas: Em primeiro lugar, é um método investigativo. Em segundo lugar, é um método terapêutico ou clínico. E, em terceiro lugar, é uma forma nova de abordar o ser humano, a cultura e a sociedade.

Enquanto conceito, pode-se dizer que a Psicanálise articula-se como um campo de saber, um constructo teórico e prático.

A Psicanálise investiga as diversas áreas de fazer/saber humano. Historicamente o termo foi cunhado por Sigmund Freud, médico vienense inserido no contexto sócio-histórico do século XIX.

Como se Posiciona a Psicanálise?

  • A Psicanálise é escola de pensamento autônoma, não sendo ditada pela Medicina ou pela Psicologia, ainda que médicos e psicólogos adotem a Psicanálise como prática;
  • Profissionais formados em cursos de formação em Psicanálise (como o nosso curso) que estejam vinculados a grupo de psicanalistas (como o nosso) e que, depois de formados, sejam analisados por outros profissionais (isto é, psicanalistas precisam seguir fazendo Análise, como também recomendamos) podem atuar como psicanalistas.
  • Psicanalistas não podem invadir atividades restritas a outros profissionais, como receitar medicamentos (apenas médicos) ou aplicar testes psicológicos e usar ferramentais de outras áreas da psicologia (apenas psicólogos).

O percurso e as técnicas para uma atuação segura, usando apenas os métodos reconhecidamente psicanalíticos, são ensinados aos nossos alunos no nosso Curso de Formação em Psicanálise.

Psicanalista deve ser Médico?

Mas e no fim das contas, o Psicanalista deve ser médico? O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, por meio do Parecer CRM RJ 84/2000, defendeu que a Psicanálise não é restrita a médicos. Depreende-se, também, pelo texto, que não se restringe a psicólogos.

O texto do Parecer (abaixo reproduzido), coincide com a posição de nosso Instituto e dos inúmeros sindicatos e sociedades psicanalíticas existentes no Brasil.

Grupos de psicanalistas podem formar novos psicanalistas, a partir de cursos de formação (como é o nosso caso), cabendo a cada instituto ou sociedade determinar a metodologia de ensino e os critérios para admissão de novos alunos.

Nosso Instituto também oferece o acompanhamento de supervisão aos alunos concluintes, no mesmo sentido de recomendação do Parecer, que defende que os psicanalistas estejam vinculados a instituto ou sociedade de Psicanálise.

Desta forma a pergunta”Psicanalista deve ser médico?”, pode ser esclarecida da forma acima!

Endentendo o Parecer CRM-RJ nº 84/2.000:

A psicanálise é uma atividade assistencial e que pode ser praticada por psicanalistas formados por sociedades psicanalíticas, esclarecendo que a atividade de psicanalista clínico não está ainda regulamentada.

Ao final, determina que qualquer pessoa pode intitular-se psicanalista, respondendo pela falta de limites de sua prática e que pode exercer livremente a atividade o psicanalista formado por instituições autônomas, desde que a pessoa faça o curso de psicanálise clínica, faça análise didata e seja associada a uma entidade/sociedade/instituição psicanalítica.

A psicanálise é, portanto, uma escola de pensamento sistematizada e organizada, com seus métodos de ensino e de formação.

Tem sido tradicionalmente praticada há mais de um século em diversos países, inclusive o Brasil. Desde o seu início faz parte do campo da saúde mental e vem sendo exercida, preferencialmente, por médicos e psicólogos.

No entanto, em suas múltiplas correntes, algumas aceitam que outros profissionais a exerçam. No que compete aos médicos, a Associação Brasileira de Psiquiatria não reconhece a Psicanálise como especialidade médica, embora muitos psiquiatras ou médicos de outras especialidades exerçam a função de psicanalistas.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    One thought on “Conselho de Medicina responde: Psicanalista deve ser médico?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *