qual o sentido da vida

Qual o sentido da vida? As 6 ideias da Psicanálise

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Psicanálise

Talvez você já tenha parado para refletir e pensar qual o sentido da vida. Afinal, nós podemos considerar que a humanidade não é um acaso e que temos algum propósito, mesmo que seja individual. Nós vamos conhecer seis ideias da Psicanálise a respeito do assunto e dar dicas de como você pode encontrar o seu propósito na vida.

1.A felicidade não está condicionada à juventude

Para Contardo Calligaris, a idade não determina que as pessoas saibam qual o sentido da vida e se são felizes. O psicanalista conversava bastante a respeito do comportamento das pessoas mais jovens e adolescentes. Segundo Calligaris, ser jovem não significa que você é alguém que sabe ser feliz e conhece a vida.

Em outras palavras, Calligaris afirmou que pessoas da terceira idade não são mais infelizes como alguns acreditam. Além disso, ele afirmou que a terceira idade vive melhor, pois consegue dar mais atenção para si mesma. Logo, os mais velhos sofrem menos com os problemas da insatisfação contemporânea, algo comum para quem vive desatento.

2.Estudar não deve ser a única importância do sentido da vida

Contardo Calligaris era terapeuta de adolescentes e criticava a forma como as famílias lidam com o vestibular. Segundo o psicanalista, os pais devem repensar a obsessão com o exame anual das universidades. Para Contardo, muitas famílias pressionam os seus filhos mostrando que o vestibular deve ser a meta de vida deles.

Embora Calligaris valorizasse a educação, a sua critica se direciona aos excessos cometidos pela família. De acordo com ele, os adolescentes devem sentir que a vida deles vale a pena. Sendo assim, o psicanalista defendeu que a importância do sentido da vida era, de fato, vivê-la.

3.A felicidade não é tudo o que importa

Ainda que soe absurdo, embora algumas pessoas pensem o contrário, a humanidade não deve ser apenas feliz. Ou seja, as pessoas precisam encontrar o equilíbrio entre ser feliz ou não para que vivam melhor. Enquanto nós buscamos entender qual o sentido da vida, é necessário saber lidar com as infelicidades do caminho.

Alguns psicanalistas afirmam que o sofrimento começa:

No corpo

Todos nós envelhecemos e sentimos o ciclo natural da vida afetando a nossa vitalidade. Contudo, muitas pessoas se sentem aterrorizadas porque imaginam de forma ansiosa o próprio sofrimento na velhice. Para algumas pessoas, envelhecer é um testamento de inutilidade gradual.

No mundo exterior

Nós somos ameaçados de forma constante pelas forças do mundo exterior. Muitos de nós não são ensinados a lidar com os problemas.

As nossas relações

É provável que, para muitas pessoas, o relacionamento com outras pessoas seja o sofrimento mais difícil de lidar.

4.Talvez a vida não tenha sentido algum

Com a ajuda da Psicanálise muitas pessoas têm se perguntado qual o sentido da vida. A resposta surpreende porque, para algumas delas, a vida pode não ter sentido algum.

Leia Também:  Narcóticos Anônimos: história, princípios e endereços

Todavia, essas mesmas pessoas podem responder essa mesma pergunta de outra forma sempre que forem perguntadas. Dessa forma, elas mesmas podem dar a si um propósito diferente e encontrar as suas razões de viver.

5.O sentido da vida é seguir o seu fluxo natural

A fim de entender melhor qual o sentido da vida, nós vamos considerar três afirmações que se complementam:

Morrer

A vida das pessoas se destina de forma natural a morte. Mesmo que nós consideremos como uma resposta espantosa, a morte é uma verdade desagradável. Para muitas pessoas é a morte que faz a vida valer a pena.

Reproduzir

Assim como outros animais, a vida faz sentido para os homens quando é necessário perpetuá-la através dos descendentes. Em outras palavras, as pessoas devem viver e se reproduzir, preservar a própria existência por meio dos descendentes. Além disso, nós devemos fugir da dor buscando os prazeres que a vida oferece enquanto a experimentamos.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Construir-se

    Enquanto nós vivemos podemos dar um propósito para as nossas vidas de forma individual. Ou seja, cada pessoa entenderá o sentido que cabe a ela e viverá de acordo com a sua construção individual. Logo, as pessoas devem construir o sentido das próprias vidas e vivê-la de modo particular.

    6.O sentido da vida é a vida

    Contardo Calligaris afirmou que cada pessoa deve prestar mais atenção ao próprio cotidiano. Porém, ao valorizar a sua vida não significa que você deve ser um herói em tempo integral. Segundo Calligaris, nós devemos fazer de cada experiência pessoal uma oportunidade para fazer descobertas a respeito de nós mesmos.

    Contardo afirmou que o sentido da vida é a vida em si, a oportunidade de experimentá-la. Mesmo que pareça algo bobo, muitas pessoas não sabem como aproveitar a própria existência. Nós precisamos dar atenção para os detalhes a fim de entender como essa oportunidade é única.

    Dicas

    A seguir nós te daremos cinco dicas de como você pode descobrir qual o sentido da vida para você:

    1.No que você é bom?

    Você, sem dúvida, possui qualidades que se forem bem utilizadas podem fazer diferença no mundo. Se possível, questione as pessoas próximas a você perguntando a elas sobre suas qualidades. Tente não soar narcisista e sempre desenvolva o seu autoconhecimento para encontrar essa resposta.

    2.Qual o seu propósito?

    Por quais motivos você quer transformar a vida que tem? Não se sinta intimidado ao se perguntar qual é o seu propósito de vida. Escreva numa folha de papel o porquê de você desejar transformar o seu e o mundo das pessoas.

    3.Desenvolva novas perspectivas

    Talvez você já tenha acreditado que um aspecto da sua vida jamais será mudado. Entretanto, você deve considerar que muitas coisas mudam com o tempo, inclusive a sua opinião. O conselho que nós te damos é para você explorar todas as possibilidades de transformar a sua vida.

    4.Desafie-se

    Você nunca deve se contentar com as conquistas que já alcançou na vida. Às vezes é necessário que você se arrisque a fim de conhecer novas realidades e encontrar oportunidades de crescimento. Sendo assim, jamais fique preso à sua zona de conforto e se permita arriscar.

    5.Reflita

    Se possível, você deve separar um momento com o objetivo de refletir a respeito da sua vida. Pense no que te deixa feliz, te entristece ou aquilo que você deseja mudar. Dessa forma, a reflexão te ajudará a definir as suas prioridades e você buscará ferramentas necessárias para atendê-las.

    Leia Também:  25 grandes filmes de mitologia grega

    Considerações finais sobre qual o sentido da vida

    Para uma pessoa entender qual o sentido da vida ela deve pensar nas próprias necessidades. Afinal, ninguém pode determinar o sentido geral da vida de todas as pessoas. O que uma pessoa pode fazer é traçar o próprio destino e viver de acordo com ele.

    Entretanto, todos nós devemos considerar o bem maior: ajudar na criação de uma sociedade mais harmoniosa. Nós devemos transformar o mundo que conhecemos para que as próximas gerações descubram o propósito de vida delas.

    Após entender as possibilidade de qual o sentido da vida, venha se inscrever em nosso curso online de Psicanálise. Com o nosso curso você terá o apoio que precisa para desenvolver o seu autoconhecimento e encontrar a sua resposta. O nosso curso de Psicanálise será essencial para você responder essas dúvidas e transformar a sua vida.

    One thought on “Qual o sentido da vida? As 6 ideias da Psicanálise

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *