são tempos difíceis para os sonhadores

Esses são tempos difíceis para os sonhadores

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Quando não conseguimos realizar uma meta, vários motivos podem estar atrelados ao nosso “fracasso”. Dinheiro, saúde e suporte são as causas mais comuns. Por causa desses fatores, resmungamos constantemente que são tempos difíceis para os sonhadores. No entanto, esperamos encher o seu coração de esperança ao fazer uma reflexão que tem como objetivo te mostrar justamente o contrário. Aqui, sonhar é totalmente permitido!

Realmente, é necessário aceitar que são tempos difíceis para os sonhadores

Como mencionamos mais acima, é realmente difícil realizar um sonho. Os fatores que estão associados a essa conquista variam muito e, além disso, muitas vezes não podemos controlá-los. Tome por exemplo uma criança que quer estudar na melhor faculdade do país. As condições que poderiam ajudá-la são muito diferentes, não é mesmo? Se não estiver claro, abaixo te ajudamos a entender. Confira o que pode variar de pessoa para pessoa:

  • situação financeira: enquanto algumas crianças têm pais que podem custear sua educação ou uma escola pública boa, outras têm pais mais humildes ou estudam em uma escola ruim;
  • suporte: enquanto algumas famílias proporcionam para a criança um ambiente acolhedor e encorajador, outras não enxergam a grandeza do sonho ou a validade do esforço;
  • saúde: enquanto algumas crianças são perfeitamente saudáveis e se alimentam de acordo com uma dieta equilibrada, outras não têm acesso ao mínimo de dignidade na hora de comer.

Tendo em vista tudo o que circunda um sonho, é sim justo afirmar que são tempos difíceis para os sonhadores. No entanto, isso não significa que devemos assumir um papel de passividade com relação à vida. Podemos ser agentes do nosso próprio futuro! Mesmo que isso torne o ato de viver muito mais difícil. É como se entrássemos em um campo de batalha com o jogo em favor do adversário.

Para falar a verdade, a suposição de que são tempos difíceis para os sonhadores vale para praticamente qualquer período histórico

Uma outra coisa a levar em consideração nessa discussão é que qualquer tempo é um tempo difícil para um sonhador. Assim sendo, sempre são tempos difíceis para os sonhadores. Uma verdade pessimista essa, não é? No entanto, essa é a realidade porque, na vida, sempre teremos de superar obstáculos a fim de conquistarmos nossos objetivos. Para falar bem a verdade, se não fosse difícil, a palavra “conquista” perderia a sua razão.

Uma curiosidade

Você sabia que a fala “são tempos difíceis para os sonhadores” foi dita no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain? Bom, o filmes foi lançado em 2001 e já estamos em 2020. Parece que em quase 20 anos, as coisas não mudaram. Isso comprova ou não o que dissemos acima?

A diferença entre sonho e desejo

Trazendo agora a discussão para o âmbito da Psicanálise, é muito importante fazer aqui uma distinção entre sonho e desejo. O uso do termo “sonhar” para definir um objetivo impossível ou que exige muito esforço para alcançar, se deve ao fato de essa realidade da conquista ser tão ideal que só pode fazer parte do mundo em que vivemos quando estamos dormindo. No entanto, sonhar e desejar são duas coisas muito diferentes.

Assim sendo, dizer que são tempos difíceis para os sonhadores não significa que sejam tempos difíceis para os que desejam. Pelo menos não para a Psicanálise!

O sonho é um momento único onde podemos acessar um campo que geralmente é inacessível a nós. Trata-se de uma parte da nossa mente que chamamos de inconsciente. Assim, quando nos lembramos de nossos sonhos, eles têm um significado que, em teoria, deve fazer sentido. Nós podemos até não entender qual seja, mas há alguma relação conosco. Temos aqui no blog um artigo sobre a interpretação de sonhos que você pode ler para aprender mais!

Leia Também:  Mudar de carreira e tornar-se psicanalista

E o desejo?

No que tange o desejo, para Freud o termo está muito ligado a uma experiência de satisfação. Por sua vez, quando essa experiência está associada à fantasia, a pessoa que deseja buscará a todo custo reencontrar a satisfação mítica de alguma maneira. Nesse contexto, o que nós entendemos como o objetivo a ser conquistado, estamos falando do objeto do desejo e não do sonho.

Por esse motivo, para a Psicanálise, são tempos difíceis para os que desejam. Não para os que sonham.

Independentemente disso, é bacana trazer um alento para aqueles que estão com dificuldades para conquistar seus sonhos. Tendo isso em vista, apresentamos abaixo 3 complementos para deixar mais positiva a frase “são tempos difíceis para os sonhadores”. Confira!

Vamos adicionar a palavra “mas” à nossa reflexão?

São tempos difíceis para os sonhadores, MAS a organização pode ajudar

Se os seus problemas estão associados à falta de organização, é importante resolver este problema. Para se tornar uma pessoa mais organizada, é importante conhecer bem seus desejos e a si mesmo. Quando você imerge em uma busca por mais autoconhecimento, saberá quais são as suas prioridades. Às vezes o problema para se organizar existe porque você tenta se doar a tudo e a todos. Para realizar um sonho, ele precisa ser uma prioridade.

São tempos difíceis para os sonhadores, MAS fazer conexões intencionais pode ajudar

Nesse contexto, pode ser muito significativo encontrar pessoas que têm o mesmo sonho que você. O convívio constante será extremamente útil para que você não desista. A jornada de quem está em busca da realização de um sonho pode ser muito dura. Assim, incluir amigos na caminhada pode ser muito positivo, mesmo que isso seja feito intencionalmente.

São tempos difíceis para os sonhadores, MAS passar por uma terapia pode ajudar

Por fim, gostaríamos de destacar o papel da terapia na vida de um sonhador. Nos dois pontos acima, você viu que buscar o autoconhecimento é fundamental. Bom, nada melhor para isso do que fazer terapia. Durante o processo, seu terapeuta ajudará você a encontrar as respostas que procura. Além disso, você conhecerá partes suas que você não sabia que estavam prejudicando o seu objetivo.

Ademais, o terapeuta é uma ligação intencional que você pode estabelecer com o objetivo de realizar um sonho mais facilmente. Além de se conhecer melhor, você ficará por dentro de alternativas bem elaboradas sobre como você pode conquistar seu objetivo de maneira assertiva. 

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Considerações finais sobre a suposição de que “são tempos difíceis para os sonhadores”

Aproveitando que estamos falando sobre terapia, é possível que você tenha chegado aqui desanimado com o fato de que são tempos difíceis para os sonhadores. Contudo, esperando encontrar alento para o desânimo, acabou de ler esse texto muito mais interessado em Psicanálise. Se for o seu caso, o nosso curso 100% online de Psicanálise Clínica é uma ótima ferramenta para continuar aprendendo. Além de se divertir, conquistará uma formação extra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =