Séries de Psicologia: As 10 mais assistidas no Netflix

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Para quem não sabe o que assistir no interminável catálogo da Netflix, que tal começar por algo mais profundo? Explorando mais um pouco, você encontrará produções que podem mexer profundamente com você. Abaixo listamos as 10 séries de Psicologia mais assistidas da plataforma de filmes e séries.

Maniac

Para começar as séries de Psicologia, trazemos uma ambientada em um futuro distópico. Os protagonistas Owen, um esquizofrênico, e Annie, usuária de drogas, se encontram em uma clínica que produz pílulas da felicidade. À medida em que avança, conseguimos entrar em suas mentes e entender seus pensamentos transformados em fantasias absurdas.

Apesar de parecer estranha ao primeiro momento, conseguimos compreender a essência deles a cada nova realidade. Eles encarnam diferentes papéis em diferentes realidades como forma de escape aos seus problemas. No mundo real, comparamos isso a uma fuga da mente, criando realidades fantasias a fim de se adequar a algo.

Mindhunter

Para quem gosta de investigação criminal, uma das séries de Psicologia da lista trabalha de forma inteligente esse gênero. Em Mindhunter, acompanhamos dois detetives na resolução de diversos crimes com padrões semelhantes. Com isso, decidiram levantar um estudo para entender como funciona a mente de um assassino.

As entrevistas seguem com assassinos já capturados, a fim de levantar um quadro linear dessa personalidade destrutiva. Baseado na obra “Mindhunter: o primeiro caçador de serial killers americano“, a série já conta com duas temporadas.

Bojack Horseman

Vista como um “desenho para adultos”, Bojack Horseman traz constantemente questionamentos a respeito da vida. Embora essas reflexões possam ser tristes, o desenho em si causa bastante humor no espectador. Na trama, Bojack é uma estrela decadente hollywoodiana que quer reconquistar a sua vida de antes. E, bom, ele é um cavalo.

Boa parte do elenco é composto por animais antropomórficos, com comportamento humano. Ainda que soe estranho, no contexto da série faz todo o sentido. Bojack deixa claro a sua dificuldade em agir como um homem e a falta de conexão com a vida humana. Assim como em nosso cotidiano, a depressão e solidão estão em pautas sempre.

Bates Motel

Antecedendo Psicose, Bates Motel cativou o público pela sua construção psicológica bem feita. A história aborda a relação materna nada saudável de Norma e Norman Bates. Pouco a pouco, mergulhamos na aura sombria que percorre a mente de ambos.

Norman possui transtorno dissociativo de identidade, bem como apagões por conta dos traumas da família. Com isso, o rapaz entrega uma postura mais violenta e até fatal. Entretanto, o lado mais obscuro dessa história fica a cargo da pessoa que o move.

Big mouth

Big mouth é outra animação para adultos, mas nem todos se sentirão confortáveis com ela. Isso porque o humor negro e desbocado dos personagens abordam diretamente questões a respeito da puberdade. Inclusive, os próprios hormônios são personagens centrais, condensando a forma de um tabu intocado ainda para muitos:

Maurice

Maurice é uma criatura grotesca que corresponde diretamente à puberdade nos meninos. Nesse caminho, o monstro dá conselhos absurdos aos garotos e nada corretos quando se fala em sexo. Ele representa uma avidez pela descoberta, bem como uma impulsividade.

Connie

Connie representa a forma como a puberdade acontece nas meninas. Assim como tal, ela se apresenta de forma enérgica e inconstante, sentindo o crescimento e as mudanças que carrega. Ora se apresenta como a melhor amiga, ora age de forma contrária.

Please like me

Uma das séries de Psicologia é bem biográfica, se apresentando em formato de sitcom. Uma das protagonistas, Rose, acaba por tentar o suicídio e dá início à trama. Além disso, trabalha diretamente a relação que esta conturbada mãe mantém com o filho Josh. É um retrato sobre as questões ligadas com a saúde mental.

Contudo, mesmo com tanta conturbação, Josh mantém uma postura leve e inspiradora. Basicamente, a série revela a importância de termos alguém em quem podemos nutrir confiança. Isso fica evidente na descoberta da homossexualidade de Josh, confirmando o quanto devemos ser presentes na vida de nossos entes.

Merlí

Merlí quebra qualquer esteriótipo de uma sala de aula. Merlí é um professor de Filosofia que se interessa pelos dramas de seus alunos, demonstrando uma personalidade cativante. Ao mesmo tempo em que se dedica a eles, também tem de lidar com as suas próprias dificuldades pessoais.

A série trabalha as relações interpessoais com cuidado, ainda que seja com leveza. Isso inclui a angústia da vida, gravidez na adolescência, sexualidade e bullying. Embora possamos rir em alguns momentos, refletiremos bastante a cerca do comportamento humano.

A maldição da Residência Hill

Abordamos as questões a respeito de saúde mental de forma perturbadora aqui. Ao se mudarem para uma mansão, as crianças da família Crain presenciam eventos perturbadores. Inicialmente os pais ignoram, mas a mãe percebe que não se trata apenas de um medo da infância.

Após adulta e traumatizada, Victoria Crain volta até a mansão por recomendação do seu terapeuta para trabalhar suas feridas. Contudo, outra tragédia acontece e os membros restantes da família começam a questionar sobre a sanidade da mesma.

Legião

Durante a primeira temporada, observamos como as coisas acontecem dentro na cabeça de David Haller. O mutante tem múltiplas personalidades e pode alterar a própria realidade. Entretanto, ficamos a mercê da narração pouco confiável do protagonista, criando buracos aos questionamentos. Ademais, ele é esquizofrênico.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Jessica Jones

Para encerrar as séries de Psicologia, trazemos Jessica Jones. A personagem que dá o título à série foi muito bem construída, tendo como antagonista um vilão que controla mentes. Dessa forma, a mulher, embora seja poderosa, tem suas fraquezas expostas e entendemos melhor os seus traumas.

Jessica Jones trabalha perfeitamente a ideia de relacionamento abusivo e o que ele traz quando observamos:

Seu relacionamento

A protagonista manteve um relacionamento bastante abusivo com o vilão da trama. De forma continuada, se via a mercê das vontades do parceiro que vão contra tudo o que esta defende. Ao fim, se libertou, mas não sem criar algumas feridas.

Controle

O Homem-púrpura é um homem que tem a habilidade de controlar mentalmente as pessoas. Por conta das habilidades de Jessica, o mesmo a induzia a fazer tudo o que ele queria. Embora tentasse, a mulher não tinha opção além de obedecê-lo.

Comentários finais sobre séries de Psicologia da Netflix

As séries de Psicologia acima condensam o variado catálogo que a Netflix tem do gênero. A lista foi criada para proporcionar reflexões a respeito de temas pouco conversados em nossa rotina, ainda que presentes. Assim, cabe uma maratona, a fim de implementar novas ideias.

Cabe ressaltar que a lista não foi criada do menor para o maior, isto é, em ordem de qualidade. Independente de qual posição ocupe, a série tem um conteúdo valoroso e bem agregador. Dessa forma, você pode observar diferentes perspectivas a respeito de um só tema.

Além das séries, se inscrever em nosso curso online de Psicanálise costuma abrir ainda mais sua mente. Isso porque te permite observar as razões que conduzem uma pessoa a determinado ato. Dessa forma, você fica habilitado a cultivar seu autoconhecimento.

Já que nosso curso é online, você pode estudar quando e onde quiser. Isso permite total flexibilidade na hora de estudar, fazendo com que monte seus próprios horários de estudo. Ainda assim, conta com o apoio de nossos professores, mestres na área e responsáveis por lapidar seu potencial.

Assim que concluir, enviaremos um certificado impresso para que comprove a sua excelente formação na área. Sendo assim, garanta a oportunidade de dar uma alavancada em sua vida pessoal e profissional e vá além do conteúdo agregado por meio de séries de psicologia. Inscreva-se em nosso curso de Psicanálise e obtenha a ferramenta de mudança em sua vida.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − cinco =