significado de Solidão

Significado de Solidão no dicionário e na psicologia

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Literalmente segundo o dicionário a palavra solidão significa: “estado de quem se acha ou se sente desacompanhado ou só; isolamento.”. Esse estado ou sentimento é o temor de muitas pessoas, o fato de se imaginar só, mesmo que num curto período de tempo, sem amigos ou até ficar só na própria casa é algo aterrorizante, inconcebível. Existem pessoas que não conseguem sequer imaginar situações de solidão. Continue a leitura e entenda significado de Solidão.

Novos olhares sobre o significado de Solidão

Em relacionamentos, pessoas se submetem a situações desagradáveis, pelo medo de perder o companheiro(a) e ficar só.

Nas relações de amizade, por vezes costumam sair com pessoas que não fazem tão bem, pelo simples fato de ter uma companhia para ir a algum lugar.

Essas e tantas outras situações são comuns, aos que sofrem desse medo, simplesmente sofrem sem buscar uma causa, sem procurar entender o que está por trás de tamanho sentimento, sofrendo e simplesmente aceitando, apenas correndo contra a solidão.

O significado de Solidão e os relacionamentos

Vamos agora olhar o oposto. Muitas pessoas relatam o quanto são felizes sozinhas, vivendo sem um relacionamento, morando só, saindo e viajando só. A própria companhia já basta, já é o suficiente para tudo que precisa, não sentem a menor necessidade de amigos ou até da convivência social.

Estamos aqui tratando de opostos extremos e através deles vamos discorrer à luz da psicanálise. Vamos começar traçando incialmente o perfil dessas personalidades tão divergentes.

A solidão e a baixa autoestima

As pessoas que sofrem do medo da solidão normalmente são pessoas com baixa autoestima, inseguras, precisam da opinião dos outros para se afirmar ou tomar alguma decisão, gostam de conversar e em muitos casos conversam até demais, se impressionam facilmente com situações adversas, notícias ruins, geralmente possuem algum vício, como o alcoolismo, tabagismo, entre outros ligados diretamente à boca.

Uma outra característica desse comportamento também está associada ao fato de não querer ouvir os próprios pensamentos, fugindo constantemente da realidade que vive.

Uma educação muito rígida, pode ser também um dos motivos pelo qual exista uma cobrança exagerada sobre si, onde a projeção do seu eu ideal diverge e muito do seu eu real, gerando uma fuga constate dela mesma. Tudo isso gera um vazio existencial e por mais que esteja na companhia de pessoas sente-se sozinha.

Significado de Solidão e liberdade emocional

Encarar que o medo da solidão é como o alcoolismo, por exemplo, se intitular doente e que precisa de ajuda é extremamente difícil. Apenas, numa análise mais ampla levando em consideração todo um histórico de vida atrelado ao acompanhamento de um psicanalista é que esse processo poderá tomar um novo rumo, as barreiras que impedem o indivíduo da liberdade emocional só serão rompidas quando abertos todos os baús que guardam o que muitas vezes está no inconsciente, fazendo com que nem mesmo a pessoa tenha sequer noção do que a aflige.

Por outro lado, observamos pessoas que são exatamente o contrário. Elas curtem a própria companhia e estar sozinha é um grande prazer. São pessoas que se bastam, não dependem da opinião dos outros para tomar suas decisões, tem a autoestima elevada, normalmente conseguem lidar com seus problemas de forma objetiva e prática.

Leia Também:  Sociointeracionista: significado e fundamentos

São no geral mais reservadas, costumam pesar o que é melhor para elas, buscam sempre uma qualidade de vida através de exercícios físicos, alimentação, moradia. Procuram necessariamente ter uma vida equilibrada em todos os sentidos, principalmente no emocional.

A solidão e a força interior

Não é que não tenham seus desprazeres cotidianamente, mas a grande diferença está em saber lidar, ser forte. Muitos com esse perfil também estão diretamente amparados à alguma religião ou crença religiosa, aumentando significativamente sua força interior.

A tão falada palavra solicitude que no seu significado quer dizer que é um estado de privacidade não sendo, contudo, propriamente um estado de solidão.

Cairia bem, mas tal palavra ao meu ver não abrange tamanha complexidade ao ato de estar sozinho como um todo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    O significado de Solidão e o isolamento

    Dentro do perfil de quem costuma lidar bem com a solidão, existe um outro perfil que busca o isolamento, mas profundo, vivendo à margem dos padrões dos relacionamentos e convívio social.

    Já este perfil pode ter outros motivos, tais como: alguma decepção num dado relacionamento, o levou a não querer mais passar pelo mesmo trauma, levando com isso a imaginar que todos não necessariamente possuem caráter.

    Um outro motivo pode ser o religioso, o ato da solidão levaria a acreditar que vai conseguir permanecer puro, não estaria diretamente envolvido com as coisas mundanas e assim conseguiria uma espécie de elevação da sua alma.

    Considerações finais

    Vale ressaltar que os perfis aqui descritos, estão sendo mostrados como algo associativo, como forma de mostrar um entendimento em uma relação de afetou ou não com o eu, aceitação ou não com seu ego, por assim dizer.

    Foi necessariamente um método para exemplificar melhor características e padrões associados. O homem por natureza é um ser social, desde os primórdios da humanidade tem vivido de forma coletiva, ou seja, numa sociedade por assim dizer.

    Sair dessa concepção inerente à raça humana demanda um estudo mais aprofundado, um entendimento mais elaborado através da antropologia, sociologia, psicologia, psicanálise, entre tantos outros campos de estudo para quiçá, alcançar uma noção de tal ruptura ou não desse instinto, suas consequências em viver à margem ou dentro da coletividade num conformismo fruto da sua própria aceitação social. Para você que significado tem a solidão?

    O presente artigo foi escrito pelo autor Francisco Junior [[email protected]]. Francisco é matemático e estudante de psicanálise. Foi professor, atualmente atua na área de gestão de pessoas, tem cursos de grafologia, micro expressões faciais e linguagem corporal.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *