sonhar com assalto

Sonhar com assalto: 7 significados

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Para muitas pessoas, a hora de dormir é um momento muito aguardado durante o dia todo. Além disso, o desejo de ter uma boa noite de sono é universal: ultrapassa os limites de etnia, gênero, idade e estrato social. Contudo, sabe o que também acontece com muita gente e, no geral, ninguém gosta? Sonhar com assalto ou com qualquer outro tipo de situação violenta. Se você vem sofrendo com esse problema, trazemos alguns significados para te informar.

Por que o significado dos sonhos é importante para a Psicanálise?

Bom, para falarmos sobre isso, vamos ter que mencionar um importante pensamento do pai da Psicanálise: Sigmund Freud. Mesmo sem saber o que significam na terapia, você já deve ter ouvido falar de dois termos: consciente e inconsciente. Na Psicanálise, essas duas nomenclaturas são muito importantes porque são partes constitutivas da mente humana.

Enquanto algumas memórias e experiências ficam registradas em nosso consciente de modo que podemos recuperá-las, outras são enviadas para um sistema psíquico independente da nossa consciência. Para Freud, uma das maneiras que permitem o nosso acesso a essa área cheia de elementos esquecidos ou recalcados é o momento do sonho.

Assim, quando conseguimos nos lembrar de pelo menos algum elemento dos nossos sonhos, é importante interpretá-los por vários motivos. Para Freud, muitos desejos que reprimimos no inconsciente são a causa de várias questões que temos hoje, mas não conseguimos entender. Tendo isso em vista, ao fazer a interpretação de um sonho, a pessoa pode:

  • identificar os desejos,
  • compreendê-los,
  • resolver questões pessoais a partir da compreensão.

Sonhar com assalto e significados gerais para o sonho com situações violentas

Nesse contexto, fica difícil entender como sonhar com assalto pode ter alguma coisa a ver com desejos reprimidos. Será que Freud estava louco ao desconsiderar os pesadelos em sua análise dos sonhos? Na verdade não. Ao sonhar com situações negativas ou perigosas, a suposição é um conflito muito grande na vida daquele que está sonhando. 

Contudo, quando estamos sonhando, sempre há a possibilidade de acordar. Quando o conflito ocorre na realidade do momento presente, é muito mais difícil lidar com a ansiedade. Considerando esses dois fatores, sonhos ruins e conflitos na vida real, a terapia com Psicanálise pode ajudar você a encontrar questões recalcadas que proporcionarão a você conhecimento sobre o que pode ser feito para mudar a situação.

Mais abaixo, nós listamos 7 significados comuns para quem costuma sonhar com assalto. Contudo, essas interpretações podem ser muito distintas do sonho que você ou seu paciente vem relatando. Assim, a leitura deste texto não substitui em hipótese alguma o papel da terapia. Como dissemos, são as suas questões pessoais que orientam a interpretação do seu sonho que, por sua vez, possui nuances e contornos muito individuais.

7 significados para sonhar com assalto

1 Sonhar com assalto, mas sem especificações

É possível que você esteja se sentindo privado do reconhecimento que julga merecer por algo. Isso pode ter a ver com questões profissionais ou familiares. Assim, o sonhar com assalto, nesse contexto, pode estar apenas manifestando uma injustiça que você sente que sofreu ou realmente pode ter sofrido.

2 Sonhar que você foi assaltado no trabalho

Quando o sonho traz uma especificação, você consegue traçar alguns contornos mais específicos sobre o que seu inconsciente pode estar comunicando. Uma vez que o sonho veio com a especificação profissional, é importante analisar se você está em conflito com essa área da sua vida. 

Leia Também:  20 frases de reflexão (comentadas)

3 Sonhar que você presencia o assalto de outra pessoa

Esse sonho, em geral, tem dois significados muito comuns. Ou você está sentindo que há injustiça em algum dos seus relacionamentos no que diz respeito a você, ou no que diz respeito a alguém próximo. No entanto, lembre-se que o sonhar com assalto pode ganhar outros contornos mais específicos mesmo nesse caso. É necessário fazer uma análise particular para ter mais certeza sobre o significado do sonho.

4 Sonhar com assalto e o assaltante é você

Vimos até aqui que o sonho com assalto tem muito a ver com uma injustiça que você sente que está sofrendo. No entanto, o tema do sonho não costuma mudar ainda que o assaltante seja você. No entanto, nesse tipo de sonho, é possível que você sinta de maneira mais presente a falta de recursos.

5 Sonhar com a figura de um assaltante

Nesse caso, a questão do desejo reprimido pode vir à tona em um sonho mais sexual ou erótico. Muitas pessoas sonham que são assaltadas e violentadas ou que fazem sexo voluntariamente com os assaltantes. Contudo, como já dissemos, cada sonho é um sonho particular e distinto dos sonhos dos demais.

Enquanto uns sonham com assaltante e não conseguem enxergar o rosto da pessoa, outros conseguem determinar uma fisionomia, por exemplo.

6 Sonhar que você foi roubado

O roubo é uma maneira diferente de sofrer uma injustiça. Nela, você não necessariamente consegue enxergar quem te roubou, por exemplo. Nesse caso, a diferença entre o roubo e o assalto pode ser significativa para compreender o que há em seu inconsciente. É importante verificar se o sonho é recorrente e se essa distinção aparece com frequência ou nem chega a aparecer.

7 Sonhar com um assaltante e assassino

Mais uma vez, precisamos falar do sonho com conotação sexual. Nem sempre você terá um sonho realmente erótico com um assassino. Contudo, a simples presença e a identificação do indivíduo como tal já é suficiente para especular sobre um possível desejo sexual recalcado. Contudo, também existe a possibilidade de este sonho fazer referência a alguma injustiça, como os demais mencionados.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Considerações finais sobre sonhar com assalto

No post de hoje, você conheceu 7 significados simples para quem costuma sonhar com assalto. Trata-se de um sonho comum e com um significado que, geralmente, tem a ver com algum tipo de injustiça sofrida. Nesse contexto, o que queremos que fique evidente aqui é a importância de usar o sonho como janela para o inconsciente. Dessa forma, é possível recuperar parte do material que fica alojada ali para resolver problemas que uma pessoa tem hoje.

Caso você tenha se interessado pelo assunto de sonhar com assalto ou interpretação de sonhos, recomendamos que você faça o nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online. Por um preço muito bacana, você adquire acesso a vários materiais e aulas com conteúdo muito interessante. Além disso, ao finalizar a formação, você conquista um certificado de conclusão que permite sua atuação como Psicanalista em todo o Brasil. Venha conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =