Nossos sonhos carregam diversas interpretações. Por isso, nesse post, mostramos os significados do sonhar com mãe já falecida. Confira!

Sonhar com mãe já falecida: o que significa

Posted on Posted in sonhos

O sonho é algo que todos têm, por conta disso muitos tentam achar interpretações para essas experiências. Afinal, esses sonhos podem revelar coisas que nem fazemos ideia. Por isso, fizemos um post sobre o que pode significar sonhar com mãe já falecida. Confira!

A figura materna

A figura materna é algo muito importante para todos nós, já que ela cuida dos seus filhos com muito amor e carinho. Mesmo depois de sua morte, é muito comum as pessoas sonharem com ela. O sonho em si pode indicar que coisas boas estão para chegar e o mais recomendado é deixar a sua vida fluir.

É importante dizermos que este artigo não vai abordar nenhum aspecto místico, metafísico ou religioso sobre sonhar com mãe falecida. Entendemos que os sonhos são formas que o inconsciente alertar algo que é importante em nossa psique. A convivência com a mãe é uma das mais importantes e marcantes para uma pessoa. Por isso, é de se esperar que este tipo de sonho aconteça de forma frequente, mesmo quando a mãe já é falecida.

Além disso, sonhar com mãe que já faleceu pode significar que você precisa valorizar a sua família, aqueles que ainda estão aqui. Contudo, é muito importante lembrar os detalhes do sonho para compreender outros possíveis significados. Então, vamos conferir os mais comuns.

O importante é tentar entender se há algo mal resolvido nestas lembranças. Não é possível voltar no tempo, mas é possível um novo olhar sobre eventos passados. É libertador não julgar o que a mãe tenha feito (ou deixado de fazer) em nossas vidas e aceitar que provavelmente ela fez o melhor dentro do que ela sabia fazer e estava ao seu alcance.

Sonhar com mãe falecida chorando

Se no sonho você vê sua mãe chorando, isso pode mostrar que há falhas e erros na sua vida. A pergunta que você deve se fazer é: você está levando a vida que gostaria ter? Por isso, visualizar a mãe falecida chorando indica a preocupação de sua mãe com seu destino.

Por outro lado, há a possibilidade de que você tenha sonhado isso devido ao sentimento de saudade. Além disso, a sua mãe pode estar inquieta em não poder lhe auxiliar.

É importante que o filho que sonha com mãe falecida entenda a ambivalência em seus sentimentos, sem se culpar pelos momentos em que foi ausente ou ofensivo com sua mãe. Obtenha aprendizado destes episódios para as relações que você mantém hoje, com outras pessoas.

Sonhar com mãe falecida triste

Ter esse tipo de sonho pode estar relacionado aos arrependimentos dela no que se refere à sua educação. Ou associada aos seus desvios na vida. Porém, fazer uma oração pode ser benéfico para ambos e perdoar todos os erros. Por fim, peça a ela para que confie em você e diga que não existe razão para ela se sentir triste.

Sonhar com mãe já falecida sorrindo

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que o sorriso de uma mãe falecida é um excelente indicador. Pode trazer uma imagem de conforto. Mas isso não significa (a nosso ver) nada metafísico. Você pode ter suas crenças de que isso signifique que ela esteja em uma condição melhor depois da morte, mas isso não tem relação com a psicanálise e com o que a ciência sabe sobre os sonhos.

Sonhar com mãe falecida conversando

Agora se você sonhar com sua mãe e vocês estão conversando, isso pode indicar que ela está tentando dar-lhe bom ânimo para viver com tranquilidade. Afinal, o diálogo com a figura materna tende a ser muito poderoso e confortável. Além disso, é por meio dessa conversa que ela estará tentando lhe ajudar para que você ajuste seus pensamentos. O que, com toda a certeza, você irá entender de modo muito intuitivo.

Leia Também:  Oneirofobia: medo de sonhos e de sonhar

Isso pode também indicar o que faltou: se você conservava pouco com sua mãe quando ela era viva, e sonha conversando muito com ela, é um indicativo de que você carregue alguma culpa por não interagir mais com a sua mãe. Tire isso como aprendizado na relação com seus familiares que estão vivos.

Sonhar com mãe falecida viva

Sonhar com a mãe falecida viva pode significar que você está se remoendo em alguma questão da sua infância não resolvida. Além disso, você tem algum objetivo concreto em mente e está se desligando e bloqueando essas feridas. Então, talvez seja importante que você mude alguns velhos hábitos e antigas maneiras de pensar.

Sonhar que a mãe falecida está morrendo novamente

Ter esse tipo de sonho pode ter relação com alguma coisa errada que você fez e sua consciência está te cobrando. Então, o ideal seria que você fizesse uma análise de suas últimas ações e, se possível, corrigir o que fez de errado. De modo geral, isso pode ter ligação com casos de brigas ou traições em que você esteve envolvido. Neste tipo de interpretação dos sonhos, há um certo aviso sobre o tema.

Sonhar que a mãe falecida está irritada com você

Se você sonhou que sua mãe está irritada com você, saiba que isso tem alguma ligação com seu estado emocional. Você pode estar cobrando demais sobre si mesmo ou na sua vida conjugal. Assim, a dica é que você reflita se tem algo de errado neste aspecto da sua vida. Além disso, outra interpretação deste sonho, pode estar relacionado com seus filhos, se você tiver.

Sonhar com a mãe falecida está cozinhando ou cuidando da casa

Esse sonho pode significar que alguma pessoa próxima a você está escondendo algo que você precisa saber. Além disso, sonhar com a mãe falecida está cozinhando é um sinal que você deve ajudar os amigos. Por fim, outra interpretação é que você, às vezes, brinca com as informações de seus amigos. Desse modo, você deve repensar sobre essas atitudes.

Sonhar com a mãe falecida está vindo te buscar

Embora pareça ser um sonho perturbador, ele pode ser interpretado como coisas boas, tanto saúde física, quanto mental. Não interprete no sentido quase literal, de que você pode morrer (na verdade, todos podemos morrer a qualquer momento). Este tipo de sonho só reforça o vínculo afetivo e as lembranças do papel marcante que teve sua mãe em sua vida.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Aproveite para pensar se há algum amigo ou familiar com quem você deixou de ter contato e que valha a pena retomar a convivência.

    Sonhar com a mãe já falecida doente

    Pode ser que você esteja negligenciando sua própria saúde, e isso esteja sendo projetado na figura de outra pessoa. Verifique se há algo que você possa fazer para cuidar mais de você mesmo: alimentação, atividade física, qualidade de vida e bom sono.

    Para a psicanálise: o que é sonho?

    Para a gente terminar o nosso post, você sabe o que é sonho para Psicanálise? Então, para essa área, desenvolvida por Freud na obra a Interpretação dos Sonhos, o sonho pode revelar traumas e desejos ou outros elementos que estão em nosso inconsciente. Não há um significado único para um sonho. As reflexões deste artigo mostram possibilidade de olhar para o problema. Mas um mesmo sonho pode sinalizar infinitas coisas, diferentes a cada pessoa.

    Além disso, a Psicanálise aponta que o sonho é uma das maneiras de acessar essa parte da nossa mente. Essa é uma parte da mente em que não temos acesso facilmente.

    Considerações finais

    Nós esperamos que o nosso post tenha te ajudado a interpretar, caso você venha a sonhar com mãe já falecida. Para aumentar ainda mais o seu conhecimento sobre esse assunto, conheça o nosso curso online Psicanálise Clínica. Com as nossas aulas e os melhores professores da área, você poderá desenvolver seu conhecimento. O curso dura de 12 a 36 meses, envolvendo: teoria, supervisão, análise e monografia.

    Aliás, ao final dos seus estudos, você poderá clinicar. Então, não perca essa oportunidade de entender mais sobre os significados de sonhos, como sonhar com mãe já falecida. Inscreva-se já e comece ainda hoje.

    25 thoughts on “Sonhar com mãe já falecida: o que significa

      1. Acorda inocente, o que mais você vai querer, o endereço de onde eles vendem velas e flores pra enfeitar o cemitério? Os mortos não estão nem aí pra você. Os mortos ficam para o esquecimento…

        1. Esquecimento só se tiver o azar de ser um dos seus pais, nem todo mundo tem esse pensamento lixo e essa carência de atenção que você tem.

          1. Vdd vc falou tudo pq coloca um paí e mãe nó esquecimento isso é pra um filho que não tem noção de nada na vida

        2. Como vc pensa dessa forma? O espírito jamais deixa de existir são consciências de luz dependendo da frequência vibratória na qual saiu da Terra , continuam nossos amigos e protetores e há condições de mantermos contato. É óbvio que tudo dependerá do seu relacionamento com quem desencarnou .. Em cemitério nada fica a não ser ossos , se bem que alguns espíritos ainda ficam presos e rondando onde foram enterrados . Bem.. busque informações mais seguras com as obras espirituais .. Alan Kardec e entre outros .. Ramatis e etc..

    1. Boa noite preciso de ajuda eu e minha mãe tínhamos uma boa relação, ela faleceu a 12 anos sonho com ela com frequência minha preocupação e q todos os sonhos eu tiro espírito mal do corpo dela espusso espírito maligno q tenta aposui ela chego a espusar depois acordo

    2. Sonhei com a minha mãe chorando, eu sempre amei é ela e sofri muito quando ela se foi. No sonho ela me pedia para não desistir e não deixar de ajudar os meus irmãos…

    3. Bom dia , sonhei com a minha mãe junto com meu pai os dois já falecidos, correndo atrás de mim para me pegar para bater .

    4. Sonhei com minha mãe já falecida pedindo pra conzinha batata e ao mesmo tempo tb tinha um gato morto no sofá dela ela chora, e muita asustada.

    5. Sonho com minha mãe já falecida quase todas noite a maioria das vezes eu reclamando de alguma coisa

    6. Minha mae faleceu,eu sonhei com ela que nos estavamos num onibus eu chamava por ela e ela dizia para mim sair deixar ela em paz que ela nao gostava de mim nao queria saber de mim, sera que a resposta e o meu sentimento reprimido,sei que gostava de mim, ou para mim deixar ela ir.

    7. Sonhei com a minha mãe de uma forma diferente.
      Eu cheguei de um rolê no sonho logo eu seguida eu fui dormir mas eu não conseguia minha mãe gritava do lado de fora do quarto dizendo que queria me ver precisava falar comigo.
      Entrou no quarto dizendo quem era aquela menina que vc fez aquilo vai pro médico agora se troca que eu vou ir com você .
      Eu dentro do quarto assustada porquê eu tinha toda certeza que ela tava falecida. Sai do quarto e me deparei com a minha tia caida no cão parecia que tava desmaiada.
      Eu abracei minha vo e ela disse que minha mãe estava viva eu chorei e logo em seguida minha mãe veio me abraça dizendo que estava cuidando de mim que ela está viva e conversava comigo e com os familiares como nada tivesse acontecido nossa relação não era muito boa mesmo assim amava ela demais… acordei assustada lembrando de todas as coisas boas que ela fez pela família

    8. Sonhei com minha mãe morta, e eu chamava Silvio Santos para fazer o enterro dela, muito triste .pra mim.

    9. Minha mãe faleceu a 3meses e desda primeira semana sonho com ela,e o incrível é que acordo do sonho pra ver se paro de sonhar,e quando volto a dormir retorno a sonhar com ela, sonhos dela sorrindo pra mim com algumas crianças ao redor dela,sonho com ela numa cama deitada dizendo que não quer morrer, outros deitada disendo que quer morrer que já tem 70 anos que não precisa viver mais

    10. Boa noite!
      Estou escrevendo de Moçambique, da cidade de Xai-Xai, Província de Gaza.
      Tive um sonho perturbador e, muito assustador. Minha mãe faleceu no ano de 2012 e, desde então, nunca tinha tido um sonho destes com ela, até diria que foi quase que real tudo que aconteceu, ou seja, ela aparece no meu sonho batendo nas minhas costas com muita força e, me empurrando com sua testa para que eu caísse ou acordasse e, dizendo que, “tu vais morrer…” repetidas vezes, entretanto, derrepente acordei gritando e, no meio do escuro, já que durmo com a luz do quarto apagada, vi dois vultos e, como minha esposa e a minha filha mais nova estão viajando e, fiquei em casa com os meus outros dois filhos, confundi os dois vultos com os meus filhos vindo para o meu quarto e, naquele momento gritei o nome do mais velho chamando-o, portanto, acordei e liguei a luz todo assustado.
      Porquanto, estou com ideias difusas e confuso, pois, estou tentando enterpretar tudo isto e, não estou percebendo nada. Peço ajuda, por favor.

    11. Interessante essas colocações e significado pois sonhei 3vzs como minha mãe…3 colocacoes citadas..

    12. Sonhei que minha mãe precisava de sangue , no hospital não tinha . E decidiram levar ela pra casa, e quando chegaram lá pegaram ela e esticaram ela toda , braços, pernas, a coluna e ela dizia chorando q não aguentava mais q as pernas tavam doendo muito e eu vendo aquilo comecei a chorar

    13. Sonhei que eu tava descendo a antiga rua da casa da minha falecida mãe (4 meses) e quando eu cheguei na porta me deparei com ela varrendo a calçada, ela tava agachada pegando o lixo e eu fiquei surpreso, toquei nas costas dela esperando acontecer algo (tipo ela virar outra pessoa) e aí ela se levantou e eu fiquei de frente pra ela e vi alguns negócios de hospital nela tipo aquela agulha que manda soro pra veia, tinha uns três na região do tórax e pescoço e ela não dizia nada, fiquei olhando assustado daí perguntei: denovo? (Sonhei com várias vezes, por isso a pergunta) ela só deu um sorriso meio triste pra mim aí minha irmã que tava do meu lado toda sorridente falou: ela voltou. Depois acordei.. fiquei sem entender direito.

      1. Obs: ela faleceu no hospital
        Achei que o “sonhar com mãe doente” fez mais sentido pra mim pois eu sou fumante e lá diz em relação à saúde própria.. :/

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.