Sonhar com Piolho: 6 possíveis significados em Psicanálise

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

É difícil encontrar algum adulto que não foi vítima de ataque de piolhos na infância. Encontrar o mesmo inseto em seus sonhos, além do nojo em si, também pode indicar que a sua vida está sendo afetada e, que por algum motivo, você esteja sensibilizado, sentindo-se triste ou incomodado. Porém, sob a ótica clínica da Psicanálise, vamos descobrir o que sonhar com piolho pode significar.

Limitações

Por mais que nos esqueçamos disto, o piolho é um inseto que não possui asas. Ou seja, sonhar com piolho pode indicar que nos sentimos inferiores em relação aos demais. Com isso, podemos ver que nos sentimos sem liberdade de viver a vida como queremos e com bastante limitação. Ver o inseto nos sonhos é tão ruim quanto na vida real.

Isso fica evidente quando pensamos na área de atuação do pequeno animal. O mesmo necessita de um ambiente quente, saudável e com pelos e restos corpóreos para que possa se alimentar e sobreviver. Caso alguém interrompa seu ciclo ou raspe a cabeça, o animal terá dificuldades em prosperar. Essa analogia simples mostra um reflexo atual de nossas vidas.

Importância

O piolho é um ser de tamanho minúsculo, ainda que consiga causar bastante problema em nossas vidas. Contudo, quando nós sonhamos com este inseto, também pode indicar que nos sentimos inferiorizados de alguma forma. Basicamente, sonhar com piolho indica um complexo de inferioridade bem acentuado, tão notável quanto o próprio animal.

Cabe ressaltar aqui que nem sempre trazemos essa reflexão à luz da consciência. Muitas vezes, desprezamos o nosso próprio potencial de forma tão subjetiva que não é nem notado. Além dos pensamentos em si, a fala e os gestos também contribuem com isso. Quando vemos alguém no auge, perguntamos por que não somos nós a ocupar tal posição.

Aproveitadores

O piolho é um parasita que se alimenta de nosso sangue e dos resíduos secretados pela pele. A visão do mesmo, tanto em sonho, como na vida real, causa repulsa pelo modo de agir e existência. Quando sonhar com piolho, tente fazer um paralelo de como anda os seus relacionamentos mais próximos. Uma análise detalhada pode:

  • Chamar a atenção para quem tem interesses ocultos: infelizmente, nem todas as pessoas que se aproximam de nós têm intenções genuinamente boas. É bastante comum que alguém possa surgir em nossas vidas com intuitos secundários. Por isso, precisamos fazer uma avaliação de quem está em nossa rotina e por qual motivo essa pessoa ocupa o lugar em que está.
  • Quem abusa de nossa boa vontade: mesmo alguns amigos não são companhias boas integralmente. Isso porque muitos abusam de nossa disposição de ajudar. Ainda que muitos se cansem dessas companhias, não conseguem se desvincular desses pelo valor da amizade. É preciso se atentar aos amigos que não estão agindo de acordo e abusam da boa vontade.
  • Quem machuca nossa parte interna: relacionamentos podem ser extremamente complicados quando não se quer enxergar a verdade. Alguns parceiros podem se mostrar como grandes parasitas emocionais. Garantir a permanência desse tipo de pessoa em nossas vidas só causa mais dor e sofrimento de forma contínua. Se é o seu caso, tome uma postura e priorize seu bem-estar, quebrando esse ciclo.
Leia Também:  Sinopse: a verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho

Acúmulo

Sonhar com piolho pode indicar que há algumas pendências a serem resolvidas. Por exemplo, quando sonhamos com muitos piolhos, é um aviso de que os problemas estão acumulados. Por não darmos a devida atenção às nossas pendências, acabamos por fazer com que elas se multipliquem.

Com isso, evite deixar qualquer situação sem uma solução adequada por muito tempo. Por mais que seja difícil, lidar com um problema em sua origem evita maiores dores de cabeça no futuro. Pense de forma sistêmica, de modo a fazer uma vista completa do momento e da situação. A melhor escolha sempre será prevenir do que remediar.

Reviravolta

Para alguns sortudos que já entendem do assunto, sonhar com piolho caindo da cabeça é um bom sinal. Isso porque indica que você está lidando adequadamente com os problemas e conseguindo vencê-los. Por isso, ver os insetos caindo de sua cabeça é motivo de felicidades, sem contar que mostra:

  • Amadurecimento: na medida em que passamos por provações, construímos uma casca protetora contra o desespero da inexperiência. Basicamente, cada situação ruim que vivenciamos nos ajudou a moldar o nosso caráter e nos dando vontade de vencer. Gradativamente, amadurecemos, entendendo que a vida é feita também de desafios, mas sabendo que podem ser contornados.
  • Independência: a queda dos piolhos em sonho mostra que temos força suficiente para lidar com os problemas. Ao invés de nos mantermos na zona de segurança, provamos o nosso valor em lidar com situações tão adversas. Sem contar que isso se dá também pelos detalhes, algo refletido no tamanho dos insetos.
  • Confiança: com os itens acima bem trabalhados, uma boa consequência é a confiança adquirida. Assim, passamos a acreditar mais em nosso potencial e enxergar que somos capazes de muitas coisas em nosso cotidiano. Ainda que necessitemos de uma eventual ajuda, temos força suficiente para trabalhar o problema total ou quase que integralmente.

Crescimento

Ainda que seja incômodo, sonhar com piolho, quando se realiza o cata-e-mata, significa algo extremamente positivo. Isso quer dizer que está dando conta de cada problema que surge em sua vida. Caso se veja os matando, indica que terá sucesso onde quer que esteja.

Basicamente, se ver matando piolhos em sonho mostra que está numa maré de sorte na vida. Com isso, procure aproveitar as oportunidades que surgem para que possa crescer. A sua atenção a esses pequenos insetos deve ser focada a qualquer chance positiva de crescer.

Considerações finais sobre sonhar com piolho

Sonhar com piolho revela que você precisa ter uma atenção especial em sua vida. Nesse contexto, você precisa observar quem ou o que está sugando a sua energia física e emocional. Caso deixe que a situação perdure, você pode encontrar sérios riscos ao seu futuro. Uma bola de neve com problemas e mal-estar atingirá você brevemente.

Entretanto, a sua forma de agir em relação aos insetos conta bastante no que diz respeito à interpretação de cada um. Se está lidando adequadamente com seus sonhos, significa que está trabalhando para vencer. Os problemas existem, de fato, mas você consegue contorná-los e absorver a experiência como algo positivo. Assim, enquanto cresce continuamente, os empecilhos recuam.

Para que possa chegar a um entendimento maior sobre a interpretação de episódios como sonhar com piolho, se inscreva em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% EAD. Por meio dele, você fica a par do que movimenta o comportamento humano e adquire uma formação extra a fim de ter uma segunda atividade profissional. Ademais, conquista um autoconhecimento bastante produtivo e sensível que pode alavancar sua vida pessoal.

Leia Também:  Sonhar com onda gigante: 8 significados

 

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    One thought on “Sonhar com Piolho: 6 possíveis significados em Psicanálise

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *