o que é atelofobia

Atelofobia: medo de ser imperfeito

Posted on Posted in Fobias

A busca pela perfeição está cada vez mais impregnada no ser humano, muitas vezes influenciada por fatores sociais. Então, ao não atender a esta expectativa, criada, muitas vezes criada somente na cabeça da pessoa, acaba desenvolvendo atelofobia, o medo de ser imperfeito.

Então, esse medo de não ser bom o suficiente passa a ser patológico quando se age irracionalmente, com sentimentos que fogem da realidade em que se vive. Desse modo, pessoa torna-se obsessiva para atingir a entendida como perfeição, sobremaneira para ter a validação dos outros.

Assim, com a atelofobia, o indivíduo acaba paralisando sua vida, justamente pelo medo de falhar. Desencadeando problemas em lidar com falhas, autoestima baixa e falta de amor-próprio. Como, por exemplo, em relacionamentos amorosos, tem uma busca incessante para ser bom o suficiente para o outro.

O que é atelofobia? Significado de Atelofobia

Em suma, a atelofobia é o medo de ser imperfeito, de não fazer as coisas certas, de não ser bom o suficiente. A pessoa que sofre desta fobia projeta expectativas para sua vida que fogem da sua realidade. Assim, acaba vivendo um círculo vicioso entre o certo e o errado, que se torna incoerente.

Em resultado, até agir em situações cotidianas acabam por paralisantes. Muitas vezes acaba deixando de realizar determinadas tarefas, ainda que simples, pelo medo inconsciente de falhar, de não conseguir realizá-la corretamente.

Em síntese, o significado de atelofobia é aquele em que a pessoa acredita, inconscientemente, que não conseguirá ser perfeito, tem medo de errar ao fazer algo. Como, por exemplo, não se sente capaz de fazer bem seu trabalho ou não ser bom o suficiente para estar naquele relacionamento amoroso.

Medo de ser imperfeito em relacionamentos amorosos

Para exemplificar bem a atelofobia, é comum encontrar o medo de ser imperfeito em relacionamentos, que, em geral, resulta em ciúme excessivo. A pessoa fica em uma busca infinita de aceitação do outro, acreditando que a qualquer momento seu companheiro encontrará alguém melhor.

Então, para evitar isso, a todo custo tenta ser mais bonito, mais inteligente, mais interessante, mais divertido. Assim, está em constante ansiedade de se mostrar melhor que outro alguém, que nem se sabe quem é. Sendo que, no geral, quem está se relacionando o ama exatamente do jeito como é.

Fobia de imperfeição | Ansiedade

A fobia de imperfeição acaba por sabotar a pessoa, pois evita experiências positivas em sua vida, pois prefere não tentar ao medo de enfrentar o fracasso. Em resultado, esta fobia, no geral, afeta negativamente diversas situações da vida, causando altos níveis de ansiedade, como, por exemplo:

  • carreira profissional;
  • relacionamentos amorosos;
  • amizades;
  • convívio social.

Desse modo, a pessoa não consegue se aceitar como é, não consegue entender que cada um é perfeito à sua forma, que isso não se está padronizado. Ainda que, culturalmente, estabeleça-se um padrão de comportamento e aparência, este de fato não existe.

Causas do medo de ser imperfeito

As pessoas tendem a associar o ser bom o suficiente a fazer a coisa certa, de acordo com seu ambiente social e familiar. Materializando na prática, a pessoa entende que somente será bom se estiver no peso ideal, ou seja, se estiver acima do peso dito como correto, não é boa o suficiente.

Bem como, se eu não agradar pessoas do meu convívio, como familiares, amigos, colegas de trabalho ou companheiro, se julga imperfeito. Ou seja, somente serei feliz se for bom o suficiente, a essa maneira de encarar a realidade. Trazendo como definição para vida o que se é certo ou errado, esquecendo de quem se realmente é.

Como se curar da atelofobia?

Em um tratamento terapêutico, com um profissional da área, possivelmente o primeiro ponto a ser abordado será a conexão do medo com a realidade. Assim, buscar evidências concretas da insuficiência trazidas pelas crenças limitantes do paciente.

Além disso, também vê-se aplicar técnicas de interpretação da crença de insuficiência em função dos sentimentos de culpa impregnados na pessoa. Tendo em vista que não consegue admitir seus, então, entendidos como erros.

Leia Também:  Urofobia: medo de urina ou de urinar

Como resultado do tratamento terapêutico, será dissociar o erro da culpa, retirando a crença do certo e errado impregnada culturalmente. As pessoas crescem em um meio social em que se deve fazer o que é certo, senão não seremos aceitos. Então, acaba-se associando o erro a ser amado.

Atelofobia | Impossível o ser humano não errar

Você já se imaginou em uma vida sem erros? Seria uma vida sem aprendizado, sem novas experiências, sem momentos de satisfação pessoal. Afinal, o ser humano é um ser errante, ou seja, é praticamente impossível passarmos a vida sem errar. Erros são parte do nosso ser.

Nesse ínterim que o medo de errar, o medo de ser imperfeito, se torna irracional. Dessa forma, se faz necessário eliminar essa auto crítica e auto cobrança, que, muitas vezes, advém de traumas passados.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Contudo, em meio a um processo terapêutico eficaz, a pessoa irá, gradativamente, neutralizará seus sentimentos, trazendo as causas do seu medo para a mente consciente. E, enfim, conseguirá dissociar suas percepções de certo e errado, que estavam impregnadas em sua mente inconsciente.

    Esteriótipos da sociedade ideal podem ser a causa da Atelofobia

    Não se pode negar a influência que nosso ambiente interno exerce sobre nossos comportamentos e emoções. Historicamente, vê-se pessoas sendo criticadas por não cumprirem um padrão generalizado, sem ao menos se considerar características individualizadas.

    Enfim, os esteriótipos negativos da sociedade dita como a ideal, acabam sufocando as pessoas, que acabam em uma busca incansável para ser aceito nesse ambiente. Logo, desenvolvem o medo de ser imperfeito, desenvolvendo distúrbios mentais atrelados ao estresse que lhe é causado. Como, por exemplo:

    • síndrome do pânico;
    • transtorno de ansiedade;
    • depressão;
    • transtorno obsessivo-compulsivo.

    Portanto, tem se mostrado eficaz o tratamento para busca das causas deste medo de ser imperfeito, da atelofobia. Para que, assim, a pessoa consiga ter auto-aceitação e amor-próprio, eliminando sentimentos de insuficiência. Desse modo, sentir-se-á aceito, exatamente da forma que é.

    Afinal, você já se sentiu assim, imperfeito? Porém, se imediatamente voltou à consciência e entendeu que esse pensamento destoa da realidade, parabéns, pois está conseguindo atingir controle emocional.

    Ao contrário, se você não está conseguindo lidar e está sendo prejudicado em sua vida, algo está errado e você precisa de ajuda. Que tal aprender mais sobre a mente humana, consciente e inconsciente? Conheça nosso Curso de Formação em Psicanálise.

    Por fim, curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Isso nos incentiva continuar produzindo conteúdos de qualidade.

    One thought on “Atelofobia: medo de ser imperfeito

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.