como manter a calma

Como manter a calma: 15 dicas

Posted on Posted in Comportamento

Às vezes é difícil para uma pessoa manter a calma diante de muito estresse na rotina. Em vista disso que nós selecionamos para você 15 dicas sobre como manter a calma no cotidiano. Nós vamos aprender a controlar o estresse e o que afeta a nossa calma agora!

1 – Saiba se desconectar

A primeira dica sobre como manter a calma é você se desconectar do seu trabalho. Para muitas pessoas virou rotina pensar nas obrigações do trabalho mesmo quando não estão nele. Saber se desconectar do seu trabalho na hora certa vai te manter longe de muito estresse.

2 – Descanse

A segunda dica para que você mantenha a calma é dormir de forma saudável e na hora certa. Muitas pessoas acabam negligenciando o próprio sono, não descansando da maneira como deveriam. Segundo cientistas, além de te acalmar, o sono também pode:

Repor as suas energias, te deixando mais disposto para o dia seguinte,

Melhorar a sua capacidade de raciocínio. Quando nós dormimos bem não sentimos a mente cansada e, como resultado, ficamos mais focados,

Ajudar na memorização de ideias importantes e descarte de informações inúteis.

3 – Respiração

Por causa do estresse a nossa respiração sai do ritmo e nos deixa mais nervosos e ansiosos que de costume. Entretanto, respirar fundo, de forma ritmada e por repetidas vezes pode te manter mais calmo. Caso queira, você pode respirar com a ajuda de guias ou músicas tranquilas que estão disponíveis no Youtube para meditar.

4 – Cantarole

Segundo um estudo feito em 2013 com vários cantores, cantarolar ajudou o coração dessas pessoas a bater melhor. Em outras palavras, quando uma pessoa cantarola uma música ou nota musical o ritmo cardíaco dela melhora. Tudo acontece porque o nervo vago, uma rede neural, interliga a caixa de voz humana ao coração e cérebro.

5 – Sol

Outra dica sobre como manter a calma é você abrir as janelas da sua casa e deixar o sol entrar. Ficar de 5 a 15 minutos exposto à luz solar estimula a produção da vitamina D no seu corpo. Segundo pesquisadores, tomar banho de sol ajuda a aliviar o cortisol, o hormônio que causa estresse.

6 – Regule o uso de dispositivos eletrônicos

A sexta dica para você aprender a como ficar calmo é limitar o uso do celular. De acordo com psicólogos, usar o celular com muita frequência aumenta os níveis de ansiedade e atrapalha o sono. Para resolver esse problema você pode:

Leia Também:  Sonhar com caranguejo: 11 significados

Limitar o tempo que você passa conectado, criando alertas e lembretes do tempo de uso do aparelho,

Não usar aparelhos eletrônicos antes de dormir. A luz que os dispositivos eletrônicos emitem interfere nas funções do cérebro e diminui o sono,

Tente não ficar com o celular durante muito tempo se o uso não for algo tão importante no momento.

7 – Ouça músicas

Para que você mantenha a calma e não se desespere, ouça músicas que te ajudem a relaxar. As nossas músicas favoritas resgatam boas lembranças que nos ajudam a relaxar mais. Por isso que é bastante vantajoso manter uma playlist que te acalme e faça sentir bem.

8 – Minimize as redes sociais

Se possível, evite ficar tanto tempo nas redes sociais. Assim como o celular, a rede social pode nos viciar, nos deixar ansiosos e também muito estressados. Além disso, analise os perfis que não te fazem bem e pare de segui-los.

9 – Não exagere os seus problemas

Um dos segredos sobre como ficar calmo é interpretar uma situação da maneira como ela é de verdade. Às vezes, por causa do medo ou ansiedade, vemos os problemas maiores do que eles são de verdade. Por exemplo, um desentendimento que já se torna um aviso de que a relação acabará.

Tente construir e analisar cada situação a fim de enxergar como ela é de verdade.

10 – Coma bem

Se possível, tente manter uma alimentação balanceada e mais nutritiva. Conforme estudos realizados por nutricionistas, uma boa refeição com os nutrientes certos é capaz de nos manter calmos e sadios. Logo, evite comer muitas refeições prontas ou industrializadas que possam te fazer mal.

11 – Medite

Com a ajuda da meditação nós podemos treinar as nossas mentes e aumentar a nossa resiliência. Logo, a meditação nos ajuda a manter a calma e aliviar o estresse acumulado.

12 – Diga “não” quando necessário

Talvez você já tenha dito “sim” para alguém apenas para agradar essa pessoa, mesmo quando não concordava com ela. Evite dizer “sim” para todo mundo e não tenha medo de negar pedidos às vezes. Por exemplo, se você quer ficar só em casa, não tem problema em recusar o convite dos amigos para sair.

13 – Trabalhe a sua concentração

Para entender como manter a calma no trabalho é necessário não fazer muitas tarefas de uma vez. Embora seja a saída mais óbvia para acabar rápido, fazer muitas tarefas ao mesmo tempo te distrairá. Além disso, nenhuma das tarefas feitas ao mesmo tempo sairá da maneira que você esperava.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Sendo assim, sempre faça uma tarefa por vez e se concentre no que você está fazendo. Se for algo complicado, divida a tarefa em etapas e só comece o próximo passo quando a atividade atual estiver pronta. Concentre-se em uma atividade por vez, foque a sua atenção no presente e você perceberá os seus resultados melhorando.

    14 – Saiba quando pedir ajuda

    É difícil para algumas pessoas admitirem as suas fraquezas e pedirem ajuda para amigos próximos. Contudo, esse orgulho pode impedir essas pessoas de prosseguirem, mesmo quando elas têm rede de apoio para tal. Se for o seu caso, nunca tenha medo de sanar as suas dúvidas com pessoas que confia.

    Leia Também:  Síndrome de Poliana: o que significa

    15 – Diminua a cafeína

    Por fim, a última dica para que você mantenha a calma é diminuir o consumo de café. Mesmo que pareça algo bobo, beber menos café significa diminuir a adrenalina no seu corpo. Quando essa substância está em abundância em nossos corpos nós sentimos mais dificuldades para nos manter calmos.

    Ainda que café seja uma ótima bebida, nunca beba em excesso. Essa dica também vale para produtos com cafeína na sua composição, como energéticos e algumas marcas de refrigerante.

    Considerações finais sobre como manter a calma

    Descobrir como manter a calma pode te ajudar bastante em situações de estresse. Às vezes nós passamos por situações que desafiam a nossa tranquilidade. Se não soubermos como responder a esses momentos de estresse podemos virar reféns das circunstâncias.

    Sendo assim, avalie como aplicar essas 15 dicas no seu cotidiano. Nós temos certeza que você se sairá bem e manterá a sua calma sempre que for necessário. Ademais, sempre pense a melhor maneira de reagir e evite se desgastar com problemas que não são seus.

    Nós podemos te ajudar a como manter a calma em nosso curso online de Psicanálise. O curso é uma excelente ferramenta de desenvolvimento pessoal, despertando o seu autoconhecimento e potencial interno. Garanta já a sua vaga por uma oferta especial e comece hoje mesmo a ter uma vida mais calma e transformada.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *