peso-na-consciencia

Peso na Consciência: o que é na Psicanálise?

Posted on Posted in Comportamento

Qual balança calcula o peso na consciência? Será que existe uma balança mecânica, eletrônica, digital… Que informa qual o peso na nossa consciência?

O peso na consciência

Se somos gerentes de um banco, não vamos andar criando amizades com assaltantes de banco… Se somos casados, não vamos sair com amigos solteiros para beber. Se trabalharmos em uma empresa, não vamos fazer parte dos funcionários que fazem coisas erradas na empresa, por entenderem que diretores são ricos.

Se controlamos a conta corrente da família não vamos ficar pagando nossas contas particulares sem autorização de todos envolvidos. Se somos casados, não vamos ficar criticando nossa(o) esposa(o) a outras pessoas. E assim vários e vários exemplos podemos citar.

Esses comportamentos assertivos mostram que não queremos trair a confiança. E trair a confiança deve ser um peso pesado na consciência. A melhor forma é não cair em tentação

Razões conscientes e inconscientes do peso na consciência

Um outro ótimo exemplo clássico, é se uma pessoa precisa fazer uma dieta rigorosa, não vai encher a casa com chocolates, doces, sorvetes… Melhor ainda se familiares e amigos ajudarem… Esta é uma linha de pensamento de fundamental importância em nossas vidas: Diferença entre evitar a tentação e resistir à tentação.

É fundamental gerenciarmos as situações que nos colocamos, precisamos evitar as tentações. As vezes essa decisão de não querer trair a confiança, nos leva a se afastar de certas pessoas. Mas se for preciso, melhor é cair fora o mais rápido possível.

Há tantas razões conscientes e inconscientes para levar peso na consciência. Mas podemos com certeza ter alguns cuidados básicos, como não trair a confiança. Normalmente quando fizemos algo errado, naquele momento não estamos preocupados que efeitos e que peso terá em nossa consciência.

O peso do comportamento

E muitas vezes passado um bom tempo que cometemos determinado ato ou comportamento ele passará a se tornar um peso, um problema. E terá vezes que alguma atitude que tomamos nos deixa sentindo o peso na hora, e curioso é que mais adiante o resultado dessa tal atitude pode trazer benefícios a nós e a outras pessoas.

Me vem a lembrança a dificuldade que é educar filhos, quantas vezes deixamos de ter uma atitude mas dura, dizer não… E já sentimos peso na consciência só em pensar em ser firme. E o fato de ser firme com um filho pode criar um pré peso na consciência, mas também se filho se tornar uma pessoa problemática, qual será o tamanho do peso?

Esse tal peso na consciência é até divertido de escrever, mas muito cruel quanto ele começa pesar em nós.

As consequências

Outras lembranças também vão chegando, e até acho graça de como eu ficava com peso nas costas muito maior que podia suportar quando tinha que ir a igreja me confessar, era um peso tão grande para coisas tão bobas, mas pesavam, doía falar para o padre…

Mas como um milagre, eu tinha que rezar dez Ave Maria e dez Pai Nosso e o peso todo ia embora, podia começar a fazer tudo de novo. Me imagino agora em um estádio de futebol lotado, jogo decisivo, no fim da partida sem querer faço o gol da vitória com a mão, e agora, o WAR não detectou, o juiz não viu…

Leia Também:  Medo de Amar: 5 explicações da Psicologia

Conto a verdade ou digo a verdade… Melhor segurar o peso da taça de campeão e ficar com peso na consciência? A esse tal peso na consciência tem horas que nos deixa cada vez mais confusos. Se houvesse um tribunal para julgar o tal peso na consciência, e meu objetivo é que eu nunca sentisse o peso, haveriam os jurados que definiriam se eu posso ou não sentir o peso.

Os jurados

Eu posso escolher os jurados. Fico imaginando que tipo de jurados eu escolheria, tenho diversas opções:

  • Um júri composto só por psicanalistas.
  • Um júri compostos só por psicopatas.
  • Um júri só compostos por neuróticos.
  • Um júri composto por pessoas comuns com poucos e rasos valores morais?
  • Um júri composto por empresários sem escrúpulos.
  • Um júri composto por políticos corruptos.

Qual será a melhor escolha? Quem pode me salvar? Chapolin Colorado? Quantas coisas surgem em nossos pensamentos quando esse tema vem a tona. As mudanças dos valores morais cada parecem ajudar a diminuir o tamanho do peso.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Considerações finais

    Parece que quanto menos rígidas são as leis da sociedade mais fácil fica, menos peso carregamos. Mas ao mesmo tempo a depressão e ansiedade aumentam, e que tem condições financeiras cada vez mais procurar tratamento e remédios.

    E como fica a grande maioria, que não tem acesso a tratamentos e remédios? Criam capacidades de agüentar o peso de onde? Ou nem sentem o peso? Já dizia o compositor gaúcho Lupcínio Rodrigues em uma de suas letras: O pensamento parece uma coisa á toa, mas como a gente voa quando começa a pensar”.

    De tanto pensar no assunto começo a me decidir, e aconselhar a todos, se a partir de algum momento esse tal peso na consciência começar a pesar realmente eu vou procurar meu psicanalista. Falando nisso, será que o Analista de Bagé ainda está atendendo? Ele resolvia assuntos insolúveis por telefone.

    O presente artigo foi escrito pelo autor Jorge Luis ([email protected]). Bem disse Cora Carolina: “Que exista mais alegrias em seus passos que peso em seus ombros”.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *