construir uma família

Construir uma família: passos para funcionar

Posted on Posted in Comportamento

Hoje falarei sobre construir uma família. Me chamo Carlos Eduardo, sou casado com Ana Renata há 27 anos, tenho três lindos filhos Miguel, Marcos e Marcelly, amo minha família. Moramos atualmente em Xerém, Duque de Caxias RJ. Por isso sendo esse o meu inicio na Psicanálise Clinica, vejo uma extrema importância de falar da “Construção de uma Família”.

Eu e a minha esposa temos aproximadamente uns vinte anos de experiências auxiliando outras famílias, pois fazemos parte de uma liderança onde nos envolve nesse meio. Não só temos experiências de outras famílias como também temos as nossas próprias histórias.

Pilares para construir uma família

Quero aqui em algumas palavras destacar com uma certa clareza e objetividade sobre alguns pilares que vim aprendendo dentro da minha família e assistindo e às vezes acompanhando algumas famílias em seus traumas , e como conseguiram atravessar e superar as suas dificuldades.

Tenho aprendido ao longo do tempo, que existem duas maneiras de aprender para que eu não venha passar por alguma dificuldade ou passe por ela sabendo como resolver a situação. A primeira maneira é a melhor de todas, é aprendendo com os erros dos outros, e a outra forma é aprendendo com os meus próprios erros.

Essas duas maneiras, não servem somente para a família mas sim em todas as áreas, pois quando vejo alguém errando, fica mas fácil não cometer o mesmo erro. Vou trazer alguns exemplos no âmbito familiar até o final deste artigo.

Construir uma família: Onde começa o primeiro Pilar?

A resposta é, namoro, pra isso eu tenho que conhecer o significado da palavra namoro. Namoro significado: relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. É uma relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil e religiosa.

Novas Experiências na construção de uma família

Achei bem interessante destacar esse pequeno trecho pra abordar esse assunto tão especial que vai tratar do Primeiro Pilar de uma Vida Familiar. Talvez você esteja lendo esse artigo e ache estranho do começo de uma família ser no namoro, até porque no final do trecho sobre o significado da palavra namoro vai nos dizer que é uma relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil e religiosa.

Mas é nesse período que as duas pessoas vão se conhecer e trocar Novas Experiências. Será nessa fase que eu vou conhecer as qualidades e as falhas da pessoa que eu vou escolher para fazer parte da minha família. Então eu tenho aqui nesse período uma oportunidade de avaliar, tal pessoa, e decidir se as suas falhas superam as suas qualidades, ou se as qualidades consegue dar um salto maior e em alguns pontos ofuscando as falhas de ambas as partes.

Período importante do primeiro Pilar: sobre o namoro

O namoro é de muita importância para se construir um lar com alta qualidade de vida para todos dentro de um âmbito familiar. Tem uma frase que se encaixa muito bem aqui: “Os resultados do meu futuro, tem haver com as atitudes do meu presente”.

Vou dar um exemplo bem claro aqui e até traumático: Um casal que ainda no namoro seja ele ou ela, sofrem agressões físicas ou psicológicas. Se essas pessoas vierem a se casar, terão uma grande chance de construir uma família muito infeliz.

Então se eu sofri algum tipo de agressão ainda no namoro eu tenho uma grande oportunidade de não continuar e ser feliz.

Exemplos a serem observados na fase do Namoro e como construir uma família

Esse momento vejo como a fase em que temos que estar bem atentos para tudo. Todas as atitudes terão que contribuir para o bem estar de todos, no presente e no futuro, quando estarão ambos com a responsabilidade de governar uma família. Vamos para os exemplos a serem observados:

Leia Também:  Sonhar com muro: 4 significados principais

• Observe o relacionamento de ambas as partes com as famílias;

• Como eles tratam seus pais;

• Observar o ambiente familiar pois à uma grande chance dessa harmonia se reproduzir no futuro lar ;

• Objetivo de vida. Aconselhamento no primeiro Pilar da construção de uma família É normal nessa fase ter muitas dúvidas e surgir os sentimentos de insegurança.

O que fazer quando esses sentimentos surgirem? Nesse caso devemos procurar alguém de muita confiança e maturidade que possa dar uma direção consistente e segura. Na trajetória da vida vamos sempre precisar de alguém que possa nos dar um norte pois são pessoas já que passaram pelo mesmo caminho e sabem melhor do que nós como passar e como superar os obstáculos da vida.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Conclusão do Artigo sobre construir uma família

    Estamos aqui concluindo nosso primeiro pilar para uma reconstrução familiar, com certeza vamos dar continuidade do assunto nos próximos artigos, mas fechando aqui, esse artigo tem como finalidade de nos alertar que nesse período, chamado de namoro, é de extrema importância para avaliação e saber se estou preparado (a) para construir uma família ao lado dessa pessoa.

    Este artigo foi criado por Carlos Eduardo, Xerém – Duque de Caxias – RJ, contato: E-mail: [email protected], Instagram: @prceduardo2021

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.