panthera negra

Filme Pantera Negra (2018): resumo e lições do filme

Posted on Posted in Filmes

O filme Pantera Negra é uma produção da Marvel Studios que traz uma história de um super-herói que comanda o reino de Wakanda. Um local superdesenvolvido, com tecnologia de ponta, tem como rei, T’Challa, com poderes advindos de um metal chamado Vibranium.

Este filme de super-herói, que estreou em 2018, traz muita ação, efeitos especiais e uma história que, subjetivamente, mostra parte da cultura do povo africano. Mas claro, sobre um aspecto fictício, mas que faz seus espectadores refletirem, sobremaneira, em questões sociais e raciais.

Personagens Pantera Negra

O elenco do filme Pantera Negra é grande, sendo o decorrer da história atrelada a personagens bem singulares. Desse modo, vale a pena saber um pouco sobre cada personagem para, então, seguir com a leitura do resumo do filme.

  • T’Challa, o rei de Wakanda: o protagonista do filme Pantera Negra é T’Challa, o rei da fictícia Wakanda, local com muita tecnologia e que, inicialmente, se isolou do mundo exterior;
  • N’Jadaka / Erik “Killmonger” Stevens: primo de T’Challa que luta, até o final, para tomar o seu trono no reino de Wakanda;
  • Nakia: namorada de T’Challa, que comanda as forças especiais femininas, chamada Dora Milaje. Mulheres guerreiras responsáveis pela segurança do rei;
  • Everett K. Ross: membro de um grupo americano de combate ao terrorismo, envolvido em vendas do poderoso metal Vibranium;
  • W’Kabi: é um confidente de T’Challa e atua na linha de frente de defesa de Wakanda, como chefe da Tribo da Fronteira;
  • Shuri: irmão de T’Challa e princesa de Wakanda, sendo a responsável pelo desenvolvimento tecnológico do reino;
  • M’Baku: líder de uma tribo na montanha de Wakanda, atua em protesto de T’Challa ser o rei;
  • Ulysses Klaue: criminoso no mercado negro, aliado de Killmonger, se utiliza equipamentos para invadir Wakanda e ter acesso ao Vibranium. Além disso, Klaue pretende vingança contra T’Challa, retratando ser Wakanda uma hipocrisia.
  • N’Jobi: irmão de T’Challa envolvido com o traficante Ulysses Klaue.

Agora que você conhece os principais personagens do filme Pantera Negra, conseguirá acompanhar o resumo de todo o enredo.

Resumo do filme Pantera Negra

Há séculos atrás, cinco tribos africanas entram em guerra para posse de um meteorito que caiu sob à Terra, que contém um metal chamado Vibranium. Durante esta guerra, um dos homens acaba ingerindo uma flor afetada por esse metal. Em resultado, a flor trouxe super-poderes, criando o chamado Pantera Negra.

Diante de seus poderes, como super agilidade e velocidade, conseguiu por fim à guerra, criando a nação de Wakanda.

Como surgiu Wakanda do filme Pantera Negra 2018?

Logo após, o Vibranium foi usado no desenvolvimento de tecnologias de ponta, optando o rei T’Challa em mantê-lo em isolamento. Fazendo com que o mundo acreditasse ser um país subdesenvolvido, não chamando a atenção de outros países.

Tráfico de Vibranium | Luta pelo Trono de Wakanda

T’Challa imaginava que o metal estava somente em Wakanda. Entretanto, ao visitar o seu irmão N’Jobi, na América, em 1992, descobre que este está envolvido no tráfico de Vibranium, com o criminoso Ulysses Klaue.

Logo, o filme Pantera Negra é remetido aos dias atuais, onde mostra T’Challa voltando à Wakanda, com as forças especiais femininas, chamada Dora Milaje. Ocorre, enfim, uma cerimônia para oficializar o trono. Porém, agora ocorre um embate entre M’Baku e T’Challa. Entretanto, T’Challa ganha e toma o trono de Wakanda.

Enquanto isso, vemos Erik “Killmonger” Stevens, junto com Ulysses Klaue, em um museu em Londres, roubando Vibranium. Em paralelo, mostra que o amigo de T’Challa, o W’Kabi, avisa sobre o tráfico que estava ocorrendo com o Ulysses Klaue.

Com este aviso, T’Challa rastreia Ulysses Klaue até a Correia do Sul, quando se descobre que o metal estava sendo vendido para um agente da CIA, Everett K. Ross. Em resultado, conseguem capturar o Ulysses Klaue e entregam ele para o então agente da CIA.

Verdade revelada sobre Wakanda

Logo, Klaue passa a falar sobre a fachada que T’Challa colocou sobre Wakanda, revelando que, na verdade, é um país super tecnológico. Ou seja, não é um país subdesenvolvido, como sempre T’Challa fazia parecer. Mas, o agente Everett K. Ross, à princípio, não acredita.

Leia Também:  Filme Avatar (2009): resumo e análise do filme

Entretanto, Erik “Killmonger” Stevens chega lá e explode o prédio onde estão, para pegar o Ulysses Klaue. Com isso Everett K. Ross fica muito ferido, então T’Challa o leva para Wakanda, para utilizarem de sua tecnologia para curá-lo.

Luta pelo reino entre T’Challa e Erik “Killmonger” Stevens | Panthera Negra

Para descobrir mais a fundo sobre ao histórico de seus antecessores, T’Challa vai até um antigo amigo do seu pai. Dessa forma, lhe é revelado que o seu tio queria que ele pegasse as tecnologias de Wakanda e distribuísse para todos os afrodescendentes. Para que pudessem conseguir se livrar da opressão que sofriam com o racismo no mundo. Fato este que o rei T’Challa não permitiu.

Neste ponto que é possível entender os motivos de Erik “Killmonger” Stevens, pois ele é o filho do então tio, citado acima. Erik acabou se aliando a Ulysses Claw e o matou. Em seguida, foi para Wakanda e revelou toda sua origem e desafiou T’Challa para conquistar seu direito a coroa.

Porém, Killmonger ganha o combate, ingere a flor (aquela que você conheceu logo no início deste artigo) e queima todas as outras. Então o Killmonger, com o apoio do W’Kabi, ele vai pegar todas as armas de Wakanda e mandar para vários agentes infiltrados ao redor do mundo, para começar uma revolução dos afrodescendentes.

Enquanto isso, a Nakia, a família do T’Challa e Everett K. Ross, procurando o M’Baku. O que, então, acabou salvando T’Challa. Com isso, a Nakia dá a última erva do Pantera Negra para poder salvar T’Challa, para que ele impeça que o Killmonger seguisse com seu plano.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Enquanto a luta acontece, o agente Everett K. Ross está com uma nave, explodindo os carregamentos realizados pelo tráfico. Impedindo, assim, que o Vibranium saia de Wakanda. Ao final da luta entre T’Challa esfaqueia e mata Erik “Killmonger” Stevens.

    Panthera Negra | Interpretação e lições do filme Pantera Negra

    No final do filme Pantera Negra, T’Challa  acaba resolvendo fazer uma Embaixada de Wakanda nos Estados Unidos. Revelando, finalmente, que Wokanda é uma super potência, extremamente tecnológica, que poderá ajudar muitos outros países a se desenvolverem.

    Contudo, vê-se que a trama remete seu público à reflexão sobre questões culturais, raciais e de harmonia entre os povos, para o desenvolvimento de uma nação. Logo, o filme Pantera Negra traz a ideia da igualdade entre os povos, principalmente a opressão causada pelo racismo.

    Portanto, o que você achou deste filme? Nos conte sobre sua experiência e quais lições teve após assistir. Então, deixe seu comentário logo abaixo.

    Além disso, curta e compartilhe em suas redes sociais. Isso nos estimula a continuar sempre produzindo conteúdos de qualidade para você.

    One thought on “Filme Pantera Negra (2018): resumo e lições do filme

    1. Muito bom comentário sobre o filme, parabéns! No final, o super herói é sempre os Estados Unidos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.