languidez

Languidez: significado, estado mental e grafia correta

Posted on Posted in Comportamento, Conceitos e Significados

Nem todo mundo sabe o que é languidez, ainda que muitas pessoas se encontrem na condição mental de saúde de uma pessoa lânguida. Entender o que esse termo quer dizer é muito importante para identificar alguns dos sentimentos possíveis para o ser humano. Dessa forma, será possível descobrir as formas adequadas de lidar com eles.

Além disso, é bastante comum que a grafia da palavra apareça de forma incorreta em textos. Isso é um outro problema, pois um simples erro pode atrapalhar muito o uso e a interpretação correta da expressão em seu contexto entre outras questões práticas da vida cotidiana.

Para evitar esses equívocos, continue a leitura e aprenda tudo que você precisa saber sobre a languidez e seu significado.

O que é languidez?

Para quem não sabe o que significa languidez, a palavra se refere a um estado mental ou de espírito. Nesse estado, o indivíduo se sente vazio, cansado e desanimado, sem vontade de seguir as tarefas do dia a dia.

É normal que esse sentimento surja quando uma pessoa enfrenta mudanças indesejadas na sua vida. Se os planos não saem como esperado, se imprevistos acontecem e projetos dão errado, a sensação de abatimento é natural.

Contudo, a languidez tende a ser bem mais profunda e duradoura. Isso não significa que ela seja um sentimento recorrente, mas sim que exige atenção quando aparece. Ou seja, ela é um sinal de alerta para a saúde mental.

Quando alguém se sente lânguido, ele não deixa de cumprir suas obrigações, o que dificulta a identificação do problema. Por esse motivo, a situação tende a ser levada até que se torne mais severa e mais complexa de solucionar.

Languidez e saúde mental

Embora a languidez não seja uma doença, como a depressão, seus sintomas podem indicar que situações desconfortáveis podem estar afetando o bem-estar da pessoa. Logo, o seu tempo de permanência na rotina de um indivíduo e a recorrência com que o estado aparece precisam ser observados.

O sentimento de vazio, em geral, aparece em meio a outros sintomas depressivos, como tristeza e ansiedade. Dessa forma, o indivíduo pode passar por uma variação de sentimentos que incluem, infelicidade, desânimo e inquietação.

Aos poucos, a pessoa que se sente lânguida perde o prazer em realizar até as atividades mais satisfatórias. Tudo se torna um peso e gera um extremo cansaço, exigindo muito mais energia do que de costume.

Sendo assim, realizando todas as tarefas sem motivação e sem entusiasmo, não demora para que elas deixem de ser cumpridas. É nesse ponto que o indivíduo começa a apresentar mais claros e próximos de um quadro depressivo.

O tratamento adequado para o quadro

A languidez não precisa de tratamentos longos com medicações e acompanhamento psiquiátrico. Afinal, esse é apenas um estado mental, nem sempre indicando um transtorno ou distúrbio mental.

No entanto, buscar ajuda profissional o quanto antes é fundamental para evitar maiores complicações. Desse modo, é possível se livrar do sentimento de vazio muito mais rápido e sem precisar de intervenções médicas.

Consultar um psicanalista é uma recomendação interessante para quem deseja solucionar situações conflitantes para a saúde mental e bem-estar emocional. E vale ressaltar que a pessoa não precisa estar se sentido lânguido para marcar uma sessão de psicanálise.

Leia Também:  O que é Psicologia Inversa?

Saiba mais

A languidez raramente é identificada por terceiros. Ou seja, nesse caso, o autoconhecimento e domínio das próprias emoções é crucial para investigar a raiz desse mal. Somente assim a pessoa será capaz de perceber que algo não vai bem com sua saúde mental.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Portanto, procurar suporte de um psicanalista não é uma exclusividade de quem está passando por algum conflito. As sessões são a melhor forma de praticar o autoconhecimento e se preparar para as adversidades comuns da vida.

    Languidez ou languidês?

    Como mencionamos no início deste artigo, conhecer a grafia correta da palavra é importante para também usá-la de forma correta. Isso impede até que o termo seja usado em contextos inadequados e mal interpretados.

    Muitas pessoas ficam na dúvida entre escrever languidez ou languidês e acreditam que as duas formas são aceitáveis. Porém, a grafia correta utiliza a letra “Z” ao final, sendo esta a única maneira de se escrever a palavra do jeito certo.

    A título de informação, o substantivo feminino vem de um outro, “langor”, que possui o mesmo significado. Logo, uma pessoa que tem langor também está em um estado de vazio, apatia e desânimo constantes.

    Existem também outras palavras sinônimas que podem ser usadas para representar esse sentimento de cansaço. Conhecer algumas delas é interessante para ficar a par dos assuntos quando elas forem mencionadas — e não usá-las com incoerência.

    Sinônimos de languidez

    Se você ouvir falar sobre lassidão ou lassitude, saiba que ambas são sinônimo de languidez. Ou seja, estão ligadas a essa condição mental específica na qual o indivíduo não enxerga um propósito na sua vida.

    Outras palavras que também podem ser empregadas com o mesmo sentido são melancolia, torpor, prostração e estafa. Todas essas expressões representam um estado de exaustão e esgotamento. Entretanto, o significado de cada uma é muito mais amplo e podem ser atribuídos sentidos mais sérios do que usado comumente.

    Elas podem se referir a uma situação física ou mental e, por isso, é preciso ter cautela ao usá-las. Deixar essas palavras mal entendidas ou fora do contexto pode prejudicar uma comunicação ou mesmo atrasar os cuidados com a saúde mental.

    Consequentemente, o mau uso pode manter o indivíduo com o problema por muito mais tempo insatisfeito e deprimido.

    Considerações finais sobre languidez

    Saber empregar as palavras no contexto certo, especialmente a languidez, uma vez que se trata de expressões sobre saúde e bem-estar, ajuda a evitar erros de diagnóstico, por exemplo. Já que nem todo cansaço físico está restrito ao desgaste do corpo, podendo ser também um resultado do esforço psicológico e emocional.

    Até aqui deu para entender bem o que é languidez e a importância de conhecer o significado correto da palavra. Com essas informações, você já sabe o que fazer caso se sinta nesse estado ou note que alguém está assim.

    Para aprender mais a fundo sobre languidez, técnicas de tratamento do problema na psicanálise e muito mais, matricule-se hoje no curso online de psicanálise clínica. Com aulas 100% remotas, você conclui o curso com um certificado que te permite atender seus próprios pacientes.

    Para ler sobre outros temas que guardam relação com a languidez, como a estafa, o esgotamento e o burnout, continue navegando em nosso blog!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.